Projeto proíbe barulho em excesso

Os oito documentos constantes na ordem do dia da 20ª sessão ordinária foram aprovados. Análise da água, solicitada pelo presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), à BRK Ambiental aponta boa qualidade. Mas, o Presidente afirma que não atende as três propriedades básicas da água potável.

Em reunião realizada na sede do Legislativo, em agosto, dr. Marcelo solicitou a análise devido ao “gosto metálico” da água que chega em algumas residências. Segundo explicou, técnicos da Concessionária de água e esgoto estiveram na sua residência, coletaram material e o resultado foi que não apresenta problemas, mas o gosto ruim foi constatado e a explicação é que o sabor de barro é devido ao manancial, fonte de onde a água é coletada.

“Não é correto a água ter gosto, não podemos não ter qualidade de vida devido a água; vamos pedir para a BRK solucionar o problema”, afirmou dr. Marcelo. Água potável é aquela que pode ser ingerida pelos humanos e animais e não causar risco à saúde, basicamente não possuir cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), e ser livre de poluentes ou contaminação.

Na ordem do dia da sessão do dia 11 de setembro, foram aprovados, em primeira discussão, o Projeto de Lei (PL), 74 que proíbe a utilização de equipamentos de som automotivo em qualquer tipo de veículo estacionado nas vias e locais públicos, e nos privados de livre acesso ao público, com emissão de sons e ruídos em excesso, que possam perturbar o sossego público, iniciativa dos vereadores dr. Marcelo e Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD); e, em votação única, os projetos que abrem créditos no orçamento municipal de mais de R$ 13 milhões, oriundos de remanejamentos de verbas.

O PL 72 destina R$ 2.980 milhões no Fundo Municipal de Saúde, a serem utilizados para pagamento de exames e ao Cismetro; o Projeto 73 direciona R$ 25 mil para encargos gerais; e o PL 75 injeta R$ 4.450 milhões, no Gabinete do Prefeito, secretarias de Finanças, de Administração, de Obras e Serviços, de Esportes, e de Promoção Social, e R$ 5.634 milhões em Segurança e Educação.

Também receberam aval requerimentos e moções. Em requerimento, Sivaldo pede ao Prefeito enviar à Câmara, informações a respeito do contrato com a empresa Via Sol, os critérios utilizados para alterações de horários nos finais de semana e se é possível inserir uma cláusula onde, nos finais de semana, a Empresa disponibilize veículos menores devido ao baixo fluxo de passageiro e garanta o transporte; relate os motivos dos atrasos; e solucione os problemas.

Dr. Marcelo solicita a volta do Soletra Santa, a ser realizado anualmente entre os alunos da Rede Pública de Ensino, enfatizando que a Lei 2649/2017 institui o Campeonato de Soletração no Calendário Anual de Atividades Oficiais de Santa Gertrudes.

Duas moções de Parabéns, Aplausos e Reconhecimento constam no expediente: Luiz Basso (PL), homenageia Isabella Matos Horsth, aluna do 8º ano da Emef João Rufino. pela conquista da medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e, Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos) e Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), o cantor gospel Samuell Sabino, pela apresentação no evento E Cura, realizado dia 25 de agosto.

Na tribuna, Luiz Basso comemorou a nomeação de mais uma rotatória da Rodovia Constante Peruchi-SP 316, no trecho de Santa Gertrudes: a Lei 17.732, de julho de 2023, do deputado Marcos Damásio, denomina o dispositivo rodoviário, trevo de acesso aos bairros Parque Industrial e Jardim Paulista, de Santo Dezotti, comerciante, atleta, ex-vereador e ex-vice-prefeito, falecido em 2020. Das três solicitações de Basso, duas já foram atendidas, a outra rotatória está denominada Antônio Zonta.

Indicações

Basso sugere a denominação de logradouros públicos em homenagem à memória dos senhores Benedito Bilatto, João Meneghelli e Orlando Bóbbo (Cuçu);

Dr. Marcelo aponta a necessidade de ampliação do prédio, construção de uma nova sede ou aquisição de um imóvel para abrigar o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Sivaldo da Água pede à Empresa Eixo, iluminação das laterais da passarela localizada no Km 167 + 500, da Rodovia Washington Luís; à Secretaria de Saúde, em conjunto com o Hemocentro de Rio Claro, a realizar campanha de incentivo a doação de sangue; e construção de muro de arrimo na Rodovia Constante Peruchi na parte superior da Rua 18.

Clayton solicita a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida 1 com a Rua 2.

A próxima reunião está agendada para o dia 18 de setembro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM ou 106,1 FM.

Publicado em: 15 de setembro de 2023