BRK atende vereadores e reduz conta

Atendendo convite do presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), diretores da agência local da BRK Ambiental estiveram na sede do Legislativo na sexta-feira, dia 25 de agosto, para reunião onde foram discutidos dois temas principais: cobrança da tarifa de água do Lar dos Velhinhos e desabastecimento.

O primeiro assunto foi uma solicitação do vereador Luiz Basso (PL), que relatou pedido da diretoria do Lar dos Velhinhos, reclamando da mudança no tipo de cobrança pelos serviços de água e esgoto, o que elevou a conta da entidade filantrópica, que atende 56 idosos, de R$ 200 (tarifa social) para mais de R$ 5 mil, um acréscimo de mais de 2.500%. A queixa foi apresentada durante a sessão ordinária do dia 7 de agosto.

Aos representantes da BRK, dr. Marcelo observou que “o Lar dos Velhinhos necessita de ajuda, se aumentar o custo operacional a entidade vai fechar, eles não têm como pagar uma conta de água neste valor”. Rogério Lima - gerente comercial da BRK, explicou aos vereadores que a mudança, de tarifa social para a cobrança normal, ocorreu em decorrência de o contrato de concessão não constar tarifa social para entidades e “não é previsto isenções a ninguém, se deixar de cobrar de um consumidor os demais pagam, já que as contas sofrerão acrescimento”, alertou.

O que foi definido na reunião é que a BRK fez um estudo e irá cobrar do Lar dos Velhinhos a mesma tarifa de condomínios populares; se o consumo por usuário (são cerca de 98 pessoas entre idosos atendidos e funcionários, com um consumo médio de 132 litros por pessoa), for igual a média dos últimos 12 meses, a tarifa ficará em torno de R$ 1.400, “mas ainda poderemos reduzir mais, se a média de consumo cair”, foi o combinado pela equipe da BRK.

Outras deliberações na reunião foi a inclusão no contrato de cobrança de tarifa social para a entidade na próxima revisão tarifária que ocorrerá ainda este ano, e a reivindicação ao Executivo para subsidiar o pagamento da fatura de água e esgoto.

Sobre as constantes reclamações de parte da população sobre a falta de água, como a ocorrida nos dias 11, 12 e 13 de agosto, após um vendaval que levou poeira a todas as residências, quando problema na rede elétrica causou desabastecimento em vários bairros, os representantes da empresa responsável pelos serviços de água e esgoto informaram que um gerador estará em operação aproximadamente em 20 dias e solucionará a falta de água por pane elétrica. A sugestão de a BRK comprar um gerador foi apresentada por Basso na 17ª sessão ordinária da Câmara.

Outra reivindicação dos consumidores, apresentada na reunião é a tonalidade da água, “normalmente, depois que acaba a água, quando ela volta o que sai das torneiras é um líquido da cor de café”, relatou Luiz Basso. Foi explicado que a água da Santa Gertrudes tem um alto teor de manganês e parte deste metal fica depositado na tubulação, quando ocorre paralização de escoamento e no retorno do abastecimento, a quantidade de manganês que se solta é grande, mudando a tonalidade da água.

Participaram da reunião dr. Marcelo, Basso, Alan Felipe Basteli (PSD), Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), e Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD). Pela BRK: Rogério Lima, Mariana Sanches Luiz - gerente Administração Contratual; Wilson Feliciano - coordenador comercial; Rodrigo Zangirolami - gerente operacional; e Nilto Faustino - coordenador operacional.

Publicado em: 30 de agosto de 2023