Projeto propõe homenagem ao Prefeito

As atrações comemorativas ao aniversário da Cidade, dia 16 Santa Gertrudes completou 75 anos de emancipação político-administrativa, receberam elogios dos vereadores que utilizaram a tribuna durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 21 de agosto. O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), parabenizou o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), o Secretário de Cultura e demais envolvidos, pela organização. Projeto que torna Gino, Cidadão Santa-Gertrudense é apresentado.

A Festa da Cidade teve participação maciça da população e contou com shows musicais, eventos esportivos e culturais, além de inaugurações, como a da nova sede da Prefeitura, da Avenida João Zuttim Filho e da reforma da Praça Demerval da Fonseca Nevoeiro, entre outras. “Nosso Prefeito está preservando a história de Santa Gertrudes, o hasteamento da Bandeira foi emocionante e a inauguração da Praça nos fez reviver momentos da antiga Santa Gertrudes; como disse o deputado Aldo Demarchi, Gino se atentou em tornar a Praça como ela era quando foi construída, reconduziu à Cidade à sua memória”, enfatizou dr. Marcelo.

Emocionado, Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), também parabenizou os organizadores e agradeceu aos voluntários que “trabalharam incansavelmente para que tudo transcorresse da melhor forma” e lembrou que as obras inauguradas foram realizadas com dinheiro do contribuinte, sem qualquer empréstimo.

Na ordem do dia da 18ª sessão, foi aprovado o Projeto de Lei 71, do Exe4cutivo, concedendo abono aos servidores, nos termos de inquérito civil, movido pelo Ministério Público do Trabalho. Com autorização do plenário, o documento foi votado em primeira e segunda discussões.

O Projeto de Decreto Legislativo 7, apesentado pelo vereador dr. Marcelo e assinado por todos os demais legisladores, deu entrada durante os trabalhos; o PL propõe título de Cidadão Santa-Gertrudense ao prefeito Lázaro Noé da Silva, ex-vereador e ex-presidente da Câmara.

Na tribuna, Luiz Aparecido Basso (PL), deu dois avisos: a Guarda Mirim (Associação Beneficente Solidária das Acácias - ABSA), está com inscrições abertas para processo seletivo, podendo participar jovens cursando o primeiro ou o segundo ano do Ensino Médio, o prazo se encerra dia 31 de agosto e o local é a Avenida 11, 40; e o Conseg (Conselho de Segunrança), realizará reunião no dia 30 de agosto, às 19h30, na base da Polícia Militar, na Rua 5.

Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-União Brasil), relata necessidade de reforma, pintura e manutenção da quadra de esportes do Jardim Iporanga.

Willian Bento (PTB),  adjunta à Secretaria de Obras, realize reparos na guia, na sarjeta e no asfalto da Rua Betti Martins, lado ímpar, entre os números 349 ao 399, e nas ruas Itirapina e Jorge Seneme; às secretarias competentes, desenvolvam ações de apoio que visem ampliar a divulgação do Município como Capital Estadual do Piso Cerâmico, bem como incentivar clientes para “visita aos comércios locais”; e construção de cobertura, ou instalação de toldo, no portão de entrada da Emeief Antonio Filier.

Basso pede que seja colocado nos prédios, uma placa com um breve relato sobre a vida da pessoa homenageada; substituição das grelhas quebradas no estacionamento dos fundos do Hospital Santa Francisca; substituição da iluminação por lâmpadas tipo Led, na Avenida 15, e em todas vias do bairro São Joaquim, que figura no cadastro da Prefeitura como Centro; e destinar um veículo com capacidade para 16 lugares para transporte dos pacientes atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Dr. Marcelo solicita instalação de mesas de jogos nas praças da Cidade.

Alan Felipe Basteli (PSD), reivindica repintura das faixas de pedestres, sinalização de pare e melhorias asfáltica na interseção da Avenida da Paz com a Rua Gabriel.

Sivaldo da Água pleiteia ao Executivo, instituir no Município o IPTU premiado; acionar a Latina Ambiental para limpeza das guias laterais da Estrada José Horácio Pascon; implantar placas indicativas da base de atendimento da Guarda Municipal; contemplar os funcionários públicos com o décimo terceiro do vale alimentação; e implantar um ponto de ônibus no bairro Nossa Senhora Aparecida, zona rural, para atender os estudantes das escolas municipais.

Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), sugere a retomada do desfile cívico de 7 de setembro, data da Independência do Brasil.

A próxima reunião está agendada para o dia 4 de setembro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM ou 106,1 FM.

Publicado em: 24 de agosto de 2023

Publicado por: Silvia Araujo / Divulgação