Conservação de rodovias é questionada

A conservação das rodovias que cruzam Santa Gertrudes foi questionada durante a 8ª sessão ordinária da Câmara, realizada no dia 10 de abril. Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), relatou a má qualidade do asfalto da Rodovia Washington Luís. O presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), pontuou que o problema é agravado pelas chuvas que prejudicam os serviços de reparos, e Luiz Basso (PL), completou: “há três anos que os serviços não atendem as necessidades, a Rodovia está mal conservada”.

Sobre a Rodovia Constante Peruche, os legisladores apontaram que “tem sempre que cobrar limpeza, corte de mato”, sobre o perigo de árvores caírem na pista, e afirmaram que o problema só é visível no trecho de Santa Gertrudes, em Rio Claro e Cordeirópolis o estado de conservação da via é satisfatório. Dr. Marcelo informou que a Eixo e o DER (Departamento de Estrada de Rodagem), serão oficiados.

Abrindo a ordem do dia, o Presidente colocou em votação, nominal e aberta, o Projeto de Decreto Legislativo 3, sobre as contas da Prefeitura no exercício 2020, mandato de Rogério Pascon. Seguindo o parecer o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o documento foi aprovado por unanimidade. “Parabéns ao ex-prefeito Rogério, foram oito anos na administração e oito contas aprovadas!”, elogiou Dr. Marcelo.

Também receberam pareceres favoráveis o Projeto de Lei 42, autoria do Executivo, que define recomposição salarial de 13,5%, e reajuste no vale alimentação dos servidores públicos municipais de 20%; o PL 43, do Legislativo, que aplica os mesmos índices nos vencimentos e vale alimentação dos funcionários da Câmara; o Projeto de Resolução 2, do vereador Marcelo Ferreira, dispõe sobre desincorporação de bens móveis; e os projetos de decretos legislativos, 2 e 4, apresentados por Luiz Basso propondo homenagens aos nascidos em 1948, ano da emancipação político-administrativa de Santa Gertrudes; e aos 75 colaboradores com mais tempo de serviços prestados à Prefeitura. Todos os projetos foram aprovados em votação única.

Encerrada a ordem do dia, na tribuna, Willian Bento (PTB), fez uma “prestação de contas” sobre viagem à Brasília no final do mês passado. Acompanhado de Alan Felipe Basteli (PSD), o Vereador se reuniu com deputados, ministros e secretários do Governo Federal onde apresentou demandas do Município, e anunciou emenda de R$ 50 mil para aquisição de uma academia ao ar livre, via deputado Alex de Madureira; convênio em andamento, no valor de R$ 450 mil, para construção de duas salas na creche Sebastião Domingues; no Ministério da Saúde, os vereadores solicitaram a inclusão de Santa Gertrudes no programa Unidade Odontológica Móvel; na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), com a participação virtual do prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), o tema foi um convênio em tramite; e, no gabinete da deputada Renata Abreu, Willian solicitou emenda para a área da Saúde.

“Também estive em São Paulo, com o governador Tarcísio de Freitas, e apresentei algumas necessidades do Município”, enfatizou o Vice-Presidente da Câmara. Ao Prefeito, o Vereador reivindicou reforma e outras melhorias em duas praças: Mário Velo e da Bíblia.

“Oito contas aprovadas, parabéns ao ex-prefeito Rogério; deu lição de como administrar uma cidade”, enalteceu Basso, informando que duas leis foram promulgadas, nomeando rotatórias da Rodovia Constante Peruche: Antônio Zonta (km 171,8), e Olímpio Aparecido Basso (km 174,5); e comunicou que o Município já está vacinando contra Influenza (gripe), nos PSFs: Margarida Polak Lara, João Buschinelli e Dalva Timoni.

Dr. Marcelo encerrou os pronunciamentos, sugerindo ao Prefeito a realização de campeonato esportivo itinerante, com jogos disputados entre times de bairros, divididos por faixas etárias. “Agora que as quadras esportivas do Santa Catarina e do Jardim Parque Industrial foram reformadas e estão em pleno uso, seria interessante um campeonato entre os moradores dos bairros da Cidade; tenho certeza que a garotada irá aderir”, pontuou o Presidente da Casa.

Deu entrada durante os trabalhos desta semana o Projeto de Resolução 3, do Presidente da Câmara, sobre desincorporação de bens móveis.

Basso relata necessidade de reforma no campo de bocha Manos Bar, instalado no Parque Ruy Raphael da Rocha, e no Terminal de Passageiros José Jacomini, além de tratativas com outras empresas de transporte para prestar serviços no Município; construir cobertura da quadra de esportes da Emei Lygia Buschinelli; e denominar logradouro público ou próprio municipal em homenagem ao senhor Antônio Apparecido Appolinário.

Sivaldo da Água solicita ao Prefeito que estude a possibilidade, em parceria com Aspacer, de implantar um mapa do Município “exposto ao tempo” no lago Ruy Raphael da Rocha, destacando as rotas e trajetos de toda a extensão das empresas do Polo Cerâmico; elaborar projeto de lei sobre a instalação de dispositivo eletrônico de segurança, botão do pânico, nas escolas, como medida de prevenção “a todo e qualquer fato que venha ferir a integridade pessoal e emocional dos alunos e funcionários”; e fiscalização e notificação aos proprietários de terrenos sujos e com mato, para efetuarem a limpeza.

E, Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), propõe denominar próprio Municipal em homenagem ao senhor Antônio Carlos Rodrigues (Tute).

A próxima reunião está agendada para o dia 17 de abril, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM.

Publicado em: 13 de abril de 2023