Dr. Marcelo formaliza devolução do duodécimo

O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), (foto), assinou a devolução ao prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), de parte do duodécimo, verba não utilizada pelo Legislativo durante o ano de 2022. O “cheque” de mais de R$ 460 mil já está nos cofres da Prefeitura.

O valor corresponde a R$ 397.089,67 do repasse do duodécimo, R$ 523,64 relativos a empenhos cancelados, R$ 50.253,12 - remuneração financeira, R$ 484,64 de receita de concurso público e R$ 14.400 mil recebidos de pagamento de multa contratual, totalizando R$ 467.751,07.

O valor do repasse deste ano foi significativamente menor do que o devolvido nos anos anteriores e a explicação é devido ao fato de o índice solicitado pelo Presidente foi pouco mais da metade do valor dos anos anteriores. “Diminuímos consideravelmente a porcentagem da receita a qual a Câmara tem direito; isso só foi possível devido a um planejamento eficiente de gastos e investimentos e, com a compreensão dos vereadores, conseguimos reduzir despesas sem prejudicar os trabalhos. Assim, o Prefeito pode investir em obras e serviços essenciais à população, sem precisar esperar até dezembro para ter o montante de volta aos cofres”, explicou dr. Marcelo.

A Câmara tem direito a requerer até 7% da receita do Município, anualmente. Este ano, a solicitação foi de somente 3,91%, necessários para manter o Legislativo. A receita de Santa Gertrudes em 2022 foi de mais de R$ 127,7 milhões; legalmente a Câmara poderia receber quase R$ 9 milhões, mas enxugando despesas, o valor requerido foi de R$ 5 milhões. “Mesmo pleiteando um valor bem abaixo do que a Câmara tem direito, ainda devolvemos quase 500 mil Reais”, enfatizou dr. Marcelo.

Nos últimos oito anos o Legislativo requereu 6% da receita, necessários para construção do prédio, compra de mobiliário e equipamentos, e alguns ajustes na edificação. Sem estes investimentos, este ano o valor foi de menos de 4%. “Esta diminuição de receita é resultado de uma administração bem estruturada, com o engajamento dos demais vereadores e da equipe de trabalho. Todos entendem que existem carências a serem sanadas e fizemos a nossa parte em prol da comunidade”, ratificou o Presidente, lembrando que, além de redução de gastos, os vereadores também trouxeram quase R$ 10 milhões em emendas parlamentares.

A Mesa Diretora também concluiu a doação ao Executivo de um veículo marca Citroën, modelo C4. O carro pertencente ao Legislativo, foi entregue na manhã do dia 20 de dezembro e passa a compor a frota da Prefeitura. Seguindo no lema de economizar, a Câmara adquiriu um carro hibrido. Na foto (crédito: divulgação Prefeitura), Edmilson Valdanha – supervisor Legislativo, prefeito Gino e Weberson Comper Sigesmundo (o conhecido Irmão), motorista da Câmara, no ato de entrega do veículo.

Publicado em: 22 de dezembro de 2022