Projetos abrem mais de R$ 4,6 milhões em créditos

Seis projetos foram aprovados na ordem do dia da sessão ordinária do dia 21 de novembro, a maioria abrindo crédito especial no orçamento na ordem de R$ 4.663 milhões. Também recebeu aval o orçamento para o próximo ano.

Em segunda discussão, os vereadores concordaram com o orçamento municipal para 2023, com valor 40% acima do estimado para este ano, O Projeto de Lei 72 prevê receita de R$ 176.200 milhões. Eles também aprovaram o PL 79, abrindo crédito no orçamento de R$ 1.573 milhão: a Secretaria de Esportes receberá R$ 987,7, R$ 320 mil vai para a Saúde e R$ 265,3 para serviços urbanos e obras (o Parque Ruy Raphael da Rocha e o Ginásio de Esportes Sebastião Ribeirão estão no cronograma para receber melhorias); e o PL Complementar 10, que determina jornadas de estágio de quatro e de seis horas diárias, Bolsa de R$ 800 e R$ 1.200, respectivamente, mais auxílio transporte. Os documentos são de autoria do Executivo.

Os projetos inseridos na ordem do dia para primeira votação, também foram aprovados em segunda. Com a concordância dos colegas legisladores, o presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), justificou por ser abertura de créditos e “atendendo a urgência solicitada pelo autor, o Prefeito”. Os três projetos abrem crédito no orçamento de R$ 3.090 milhões: o Projeto 82 destina R$ 947 mil em recursos: R$ 560 mil à Educação, R$ 140 mil à Secretaria de Administração, R$ 105 mil em obras e serviços públicos e R$ 142 para Segurança Pública; o PL 83 aplica R$ 1.9 milhão a ser utilizado na compra de imóveis; e o Projeto de Lei 84 injeta R$ 243 mil na Secretaria de Esportes.

Em votação única, recebeu aval dos vereadores o Projeto de Lei 81, apresentado pela vereador Alan Basteli (PSD), autoriza a aquisição de cestas de Natal aos servidores do Legislativo.

Deram entrada durante os trabalhos da 27ª sessão ordinária, requerimentos de autoria de Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), onde aponta a necessidade de realizar nebulização contra pernilongos e mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti (mosquito da Dengue), e indaga se existe um cronograma do serviço e se é possível realizar a nebulização a cada dois meses; e problema nas galerias de águas pluviais da Rua Antônia Beraldo Ferranti com a Avenida Antônio Ferro, que não comportam as águas das chuvas, e pede estudo e projeto para melhorar a captação. As proposituras foram acolhidas.

Na tribuna, Luiz Basso (PL), convidou a população para prestigiar a apresentação da peça teatral Pluft – O Fantasminha Camarada, dia 25 deste mês, às 20 horas, no Centro Cultural, com entrada gratuita; informou que a Prefeitura realizará vacinação antirrábica em cães e gatos no sábado, dia 26 de novembro, das 8 às 14 horas, na Rua 6, estacionamento do Pronto Socorro; e parabenizou os organizadores e participantes da Copa Santa Gertrudes de Futebol, vencida pela equipe Dani Pisos.

“Feliz que as vozes desta Casa são ouvidas”, enfatizou Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), se referindo ao pedido do colega Basso para “flexibilizar os dias e horários” para vacinação, atendido pelo Prefeito, concluindo: “é muito bom ser atendido, é para isso que esta Casa, apresentar as demandas da comunidade e ajudar o Prefeito a resolver os problemas”.

Clayton do Espetinho pediu ao Prefeito que “se possível” priorize a reforma da quadra esportiva João Euclides de Freitas para que os jovens possam usufruir do espaço durante as férias escolares, lembrando que o espaço está desativado há quase dois anos. Dr. Marcelo e Basso esclareceram que o Executivo está seguindo o planejamento de reformas, mas dando prioridade aos prédios escolares e do setor de Saúde: “as equipes estão nas ruas trabalhando, mas é muita coisa para ser feita e equipe reduzida para executar”, enfatizou o Presidente.

Concluindo, Clayton relatou emenda de R$ 300 mil, destinada pelo deputado federal Marcos Pereira, a ser utilizada para reforma da Unidade de Saúde Catarina Caetano Demarchi; a instalação de 26 câmeras de vídeo monitoramento e que está preparando projeto para que os locais públicos também recebam câmeras.

Basso solicita dedetização contra ratos e baratas no Jardim Ipês e contra pernilongos em toda a Cidade, e roçada e limpeza do mato na área lateral da quadra João Euclides de Freitas.

Dr. Marcelo propõe instalar radar inteligente na Avenida 1, entre a Avenida Albino Codo e a Rua B, no Centro; e roga ao Prefeito que “se empenhe em buscar parceria ou verbas junto aos governos Estadual e Federal, no intuito de construir novas quadras de vôlei, futevôlei e outros esportes, para oferece opções e envolver os jovens em práticas saudáveis, afastando-os dos riscos que a ociosidade traz”.

Sivaldo foi o último a utilizar a tribuna. O Vereador sugere oferecer doação de ração animal como opção de arrecadação em evento públicos e direcionar o alimento aos animais carentes e em situação de rua; cobra pintura e manutenção nas grades de proteção do Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida; destinar recursos para construção de praça e área de lazer no Nova Santa Gertrudes II; e implantar energia fotovoltaica para iluminar fachadas de prédios públicos.

A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 5 de dezembro, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara e, também, pela Rádio Jovem Pan News, 1410,0 AM.

Publicado em: 24 de novembro de 2022