Câmara sedia reunião do Parlamento Regional

O Plenário Íria Hansen, da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, foi local escolhido para a 5ª reunião ordinária do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), grupo de trabalho formado por representantes das câmaras de 24 municípios da região de Piracicaba, incluindo Santa Gertrudes, com objetivo de unir forças na busca de melhorias e investimentos. O evento aconteceu na manhã de terça-feira, 21 de junho.

Os vereadores da região, anfitrionados por Alan Felipe Basteli (PSD), Luiz Aparecido Basso (PL) – primeiro-secretário, e Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), representantes do Legislativo local no Parlamento, discutiram pautas como: o aumento do teto de repasses para a Saúde Pública da região e a revisão do reajuste de 12,1% nas tarifas dos pedágios do Estado.

O Parlamento enviará uma moção de apelo ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, solicitando a redução dos preços dos pedágios, enfatizando que a perda de poder aquisitivo da população foi, principalmente, devido à alta geral nos preços da cesta básica e “que a correção tarifária configura verdadeiro entrave ao desenvolvimento da Região”. Segundo o presidente do Parlamento Metropolitano e da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta, “precisamos que o governador Rodrigo Garcia interceda junto à Concessionária e reveja esses valores”.

Sobre a Saúde, Rotta explicou que os repasses estão defasados e que será elaborado um levantamento em parceria com os hospitais credenciados ao SUS, para ter dimensão do montante que deixou de ser repassado e brigar para que seja corrigido. Na reunião, também foram aprovados requerimentos direcionados à segurança, educação e transporte público nas cidades da região metropolitana.

Alan Basteli se mostrou satisfeito com a escolha de Santa Gertrudes para sediar a reunião do Parlamento, enfatizando que é importante o grupo estar presente em todas as cidades integrantes e que os participantes ficaram “impressionados com as acomodações cedidas para a reunião e elogiaram a nossa sede”. Basteli também destacou a importância do Parlamento, principalmente para as cidades de pequeno porte: “precisamos unir forças para atender as demandas de cada município; junto com outras cidades - Limeira, Piracicaba, Cordeirópolis, Rio Claro e Araras - nós compomos o maior polo cerâmico das américas e somos o segundo maior polo produtor de revestimentos cerâmicos do mundo, e essa reunião do parlamento foi importante para crescer mais o nome da nossa Cidade e de toda a região metropolitana”, concluiu.

A próxima reunião do Parlamento está agendada para o dia 11 de agosto, às 10 horas, em Piracicaba. Compõem a Região Metropolitana de Piracicaba: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

A mesa de trabalhos esteve composta por presidentes das câmaras municipais: Gilmar Rota –presidente do Parlamento (Piracicaba), Sidney Pascotto – primeiro vice-presidente do PMP (Limeira), Rodrigo Soares – terceiro vice-presidente do Parlamento (Araras), Jean Carlos Ferreira – segundo-secretário do PMP (Iracemápolis), Dú Sorocaba – primeiro-secretário do PMP (São Pedro), e pelos representantes de Santa Gertrudes: Alan Basteli e Luiz Basso.

(Com informações obtidas no site da Câmara de Piracicaba. Fotos Edilson Marques)

Publicado em: 23 de junho de 2022

Publicado por: Silvia Araujo/Divulgação