Museu Falante de casa nova

O tradicional Museu Falante de Santa Gertrudes está instalado no prédio da Câmara Municipal e foi apresentado às autoridades e convidados na tarde de sexta-feira, dia 3 de junho. O local escolhido foi uma área no andar superior. No evento, também foi apresentado o novo painel que decora o saguão de entrada da sede, uma fotografia da igreja da Fazenda Santa Gertrudes.

Desativado há alguns meses devido a reforma no prédio onde as peças estavam expostas, o presidente da Câmara Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), sugeriu ao prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), instalar o Museu na Câmara; a sugestão foi acatada e após algumas poucas adaptações para preservar o arquivo histórico, o Museu está à disposição para ser visitado.

No Museu, uma das peças mais significativas é o alto-falante utilizado no serviço fundado em 1948, e funcionou até 2008, que informava a população sobre os fatos importante ocorridos na Cidade, denominado “A Voz de Santa Gertrudes”. A “rádio” perpetuou a voz o senhor Roque Arthur, que foi quem ficou mais tempo à frente do serviço.

As visitações estão abertas à comunidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Painel

A igreja da Fazenda Santa Gertrudes foi construída em 1866 pelo senhor Amador Rodrigues de Lacerda - Barão de São João do Rio Claro. A primeira construção foi feita de pau a pique e, em 1897 foi reconstruída e suas paredes foram substituídas por alvenaria, e o espaço interno aumentado. O painel exposto no saguão de entrada do prédio da Câmara mostra o caminho para se chegar à igreja, ladeado pro coqueiros, e a fachada da igreja.

Nas fotos, momento do corte da fita inaugural, com dr. Marcelo, Letícia Tonon – curadora do Museu, e o prefeito Gino; vista parcial do Museu, com destaque para o alto-falante; e Letícia, Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB) – vice-presidente da Câmara, Gino, dr. Marcelo, Luiz Basso (PL) – primeiro-secretário, e Alan Felipe Basteli (PSD).

Publicado em: 06 de junho de 2022