Presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), se reuniu com Luís Adriano Alves Pinto - Consultor de Negócios - Gestor de Projetos e Programas de Desenvolvimento Econômico do Sebrae São Carlos, o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), Isaias Lino do Couto, diretor Municipal de Indústria e Comércio, e Fernanda Rodrigues – representando a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer). Na pauta, ações em busca de valorização dos produtos fabricados em Santa Gertrudes e abertura de mercados, e oficializar a Cidade como a Capital Nacional da Cerâmica para Revestimento.
Luís Adriano explicou que a ideia é o fortalecimento da cadeia produtiva do setor cerâmico como um todo. Três ações são relevantes: o selo de Arranjo Produto Local (APL), já conquistado, faltando o “amadurecimento”, Indicação Geográfica (IG) – no caso de Santa Gertrudes é conseguir o selo de Indicação de Procedência; e o sonho do setor industrial local, o reconhecimento oficial do Governo Federal como a Capital Nacional da Cerâmica para Revestimento.
O prefeito Gino explicou que tornar o meio ambiente saudável é uma preocupação constante e, com a conclusão do asfaltamento das estradas vicinais, programada para setembro, a redução de emissão de poeira no ar será em torno de 45%.
Dr. Marcelo afirmou que a estrutura da Câmara - funcionários e dependências - está aberta ao Sebrae para realizar ações em prol do Município, e os vereadores abertos à elaboração e aprovação de lei necessárias.
Participam também da reunião que aconteceu na tarde de sexta-feira, 6 de maio, na sede da Câmara, o chefe de gabinete, Fábio Sciamana, e a assessora da presidência, Michelly Guerra Pinheiro.
IGs
As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas coletivas de valorização de produtos tradicionais vinculados a determinados territórios, com duas funções principais: agregar valor ao produto e proteger a região produtora.
O sistema de Indicações Geográficas deve promover os produtos e sua herança histórico-cultural, que é intransferível e abrange vários aspectos relevantes: área de produção definida, tipicidade, autenticidade com que os produtos são desenvolvidos e a disciplina quanto ao método de produção, garantindo um padrão de qualidade. Tudo isso confere uma notoriedade exclusiva aos produtores da área delimitada.
As IGs ajudam na preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, e trazem contribuições extremamente positivas para as economias locais e para o dinamismo regional, pois proporcionam o real significado da criação de valor local.
Conforme a Lei da Propriedade Industrial, as IGs são divididas em duas espécies. Indicação de Procedência, que valoriza a tradição produtiva e o reconhecimento público de que o produto de uma determinada região possui uma qualidade diferenciada. Ela protege a relação entre o produto e a sua reputação, em razão de sua origem geográfica específica; é a espécie onde as características daquele território agregam um diferencial ao produto. Define que uma determinada área tenha um produto cujas qualidades sofram influência exclusiva ou essencial por causa das características daquele lugar, incluídos fatores naturais e humanos.
Com o passar do tempo, certas regiões ou cidades ganham notoriedade pelos seus produtos ou serviços. Quando qualidade e tradição se encontram num só local, a Indicação Geográfica surge como fator decisivo para garantir a diferenciação do produto. É o reconhecimento para o mundo de que certa região especializou-se e de que possui capacidade de produzir artigos com primor e exclusividade. Agrega reputação e qualidade ao local, possibilitando a promoção turística da região e favorecendo o desenvolvimento das zonas rurais e urbanas. (Fonte: sebrae.com.br)
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 09 de maio de 2022
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...
Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...
Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...
A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...
O projeto de lei (PL), que define o orçamento municipal para o ano de 2025, deu entrada na Câmara durante a 22ª sessão ordinária do ano. A proposta do prefeito Lázaro Noé da Silva, Gino, prevê uma...
As eleições municipais do dia 6 de outubro confirmaram o bom trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal na atual legislatura e seis, dos nove vereadores foram reeleitos, totalizando mais de 66%. O...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.