Dengue: aumento de casos preocupa

O avanço de casos de Dengue no Município está preocupando vereadores que voltaram ao assunto durante a 8ª sessão ordinária, realizada dia 11 de abril. Como relatado pelo presidente da Câmara, vereador dr. Marcelo Ferreira (PL), o número de pacientes que buscam atendimento com sintomas da doença está crescendo e os pedidos para limpeza de quintais, evitando criadouros do mosquito Aedes Aegypti, foram intensificados.

Dr. Marcelo frisou que a quantidade de pacientes que procuram atendimento com sintomas da doença continua aumentando: “para confirmar é preciso ter o resultado dos exames, mas pela minha experiência como médico e de quem já contraiu Dengue, não tenho dúvidas de que a grande maioria está contaminada; temos que ter muito cuidado com o Aedes, fazer mutirões de limpeza é o primeiro passo para evitar a propagação do mosquito e a contaminação”. O Presidente ainda aconselhou que as pessoas combinem com os amigos e vizinhos de cada um averiguar o espaço do outro: “as vezes, por distração ou outro motivo qualquer, não conseguimos detectar algum objeto em nossa casa que pode ser um criadouro e outra pessoa pode perceber, vamos nos unir e cuidar da saúde da comunidade”, sugeriu.

“Agora que a pandemia pelo coronavírus está dando sinais de acabar, vem a Dengue, cada momento uma preocupação”, lamentou Luiz Basso (PL), contando que a região Central está com muitos casos e reforçando os apelos feitos pelo Presidente. Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), ratificou os pedidos dos colegas: “há três meses venho alertando para a questão da Dengue; mutirão de limpeza é relevante para eliminar criadouros”, concluiu.

Após os relatos sobre Dengue e leitura das proposituras, a sessão prosseguiu com a votação e aprovação do Projeto de Resolução 3, onde a Mesa Diretora pede autorização para desincorporar bens patrimoniais: dois microcomputadores de mesa, appliance de rede e monitor; e dois requerimentos.

Luiz Basso requer ao Prefeito que providencie nebulização pelas ruas e avenidas da Cidade, para combater pernilongos e mosquitos, intensificar as vistorias nos imóveis e campanha de conscientização e orientação da população para eliminar criadouros; e confecção e instalação de placas de identificação na ponte Atílio Julião, na Avenida Conde Guilherme Prates, sobre o Córrego do Cajú, e na quadra poliesportiva Lourenço Filier Filho.

Deu entrada durante os trabalhos, o Projeto de Lei 12, apresentado por Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), que institui os Jogos de Integração Intermunicipal da Guarda Municipal. O documento foi enviado às comissões e assessoria Jurídica.

Na tribuna, Alan Felipe Basteli (PSD), e Luiz Basso informaram participação em solenidade do Governo Estadual, realizada em Piracicaba, dia 8 de abril, representando o Legislativo. Na oportunidade, o governador Rodrigo Garcia anunciou recursos para Santa Gertrudes: oficializou a instalação de uma agência Poupatempo, um caminhão pipa; a liberação de R$ 500 mil, oriundos de arrecadação de multas efetuadas pelo Detran, que serão aplicadas em infraestrutura de trânsito; dois tratores com implementos agrícolas; uma ambulância; e um veículo tipo Van, adaptada. Basso esclareceu que o Poupatempo será instalado no prédio do Centro de Atendimento ao Cidadão e o recrutamento de funcionários é de responsabilidade do Governo Estadual.

Willian solicita revitalização da Praça da Bíblia; substituir a iluminação de LED do Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida, Rua Nossa Senhora do Carmo, Rua 1-A - São Joaquim, Avenida Ricardo Pagnocca, Rua Gumercindo Fernandes Pereira, Viaduto Claro Miranda, Avenida Padre Querino Volani, Avenida 1 - Cemitério São Joaquim, rotatória de acesso ao Parque dos Jequitibás e Rodovia Constante Peruche, trecho da Cerâmica Villagres até a ETA; implementar o Diário Oficial Eletrônico no Município; e à Secretaria de Meio Ambiente, realizar campanha para coleta do lixo eletrônico junto à população.

Sivaldo reivindica manutenção dos pontos de ônibus; através de incentivo, conceder desconto de IPTU aos munícipes que utilizam energia solar fotovoltaica; instalação de bancos com mesas de alvenaria nas áreas verdes utilizadas para lazer; e orientação, através de aviso prévio, e fiscalização para que todas calçadas e passagens de pedestres sejam desobstruídas e livres para travessias.

Alan pede ao Prefeito a contratação de Terapeuta Ocupacional visando atender e acompanhar as crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autist.

Basso postula instalação de aparelhos de ar condicionados nos cinco quartos do Hospital Santa Francisca; construção de curvas e melhorias na confluência da Rua Vereador Gumercindo Fernando Pereira com a Estrada Municipal Vereador Luiz Carlos Azorli; melhorias no Centro de Lazer do Trabalhador Cyro Rocha: reforma da lanchonete, revitalização dos campos de bocha, substituição do alambrando ao redor do campo de futebol, eliminação de cupins atrás do gol, construção de calçada e de arquibancada na lateral do campo pela Avenida São José, e construção de vestiários novos.

A próxima sessão ordinária será dia 18 de abril, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, pelo Facebook e YouTube oficiais da Câmara (acesso pelo ícone TV Câmara, no site do Legislativo), e também pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM.

Publicado em: 13 de abril de 2022