Eliza Ribeirão é, oficialmente, cidadã

Eliza Maria Cury Ribeirão, ou simplesmente Elizinha, é uma das pessoas mais queridas da comunidade gertrudense. Amável, altruísta, dedicada e com senso de solidariedade inigualáveis; sempre pronta a atender e abraçar a todos, principalmente os carentes. Por estas e outras qualidades, a “eterna primeira-dama” foi homenageada pelo Legislativo em sessão solene realizada no final da tarde do dia 22 de Novembro. O título de Cidadã Santa-gertrudense, proposto pelo vereador Alan Felipe Basteli (PSD), foi aprovado por unanimidade.

O evento, recheado de emoção, reuniu familiares, amigos e políticos local e da região. “Hoje, Santa Gertrudes ganha uma nova e ilustre cidadã, a nossa querida e sempre primeira-dama, dona Eliza… nossa teacher”, assim Alan anunciou a homenageada, enfatizando: “condecorar alguém com esse título é agradecer, valorizar e perpetuar na história os feitos em prol do Município”.

Alan Basteli disse que teve “a honra em ser seu aluno” e elogiou o trabalho da homenageada durante o período em que foi primeira-dama, presidente do Fundo Social e secretária de Promoção Social, “desempenhando esse papel com carinho, dedicação, empenho e, principalmente, seguindo a linha do nosso eterno Valtimir Ribeirão, de trabalhar em prol do povo, principalmente dos pobres, sofredores e de todos aqueles que mais necessitam”. Finalizando, declarou ser “eternamente grato por todo aprendizado, carinho e amizade” e agradeceu aos demais vereadores que aprovaram por unanimidade o Título.

Emocionada, Eliza disse ter ficado surpresa com a homenagem e contou um pouco da sua história, de como “veio parar em Santa Gertrudes”, já que nasceu em Rio Claro e residia em Campinas. “Deus conspirou a meu favor e fui transferida para lecionar na Escola Pedro Raphael da Rocha; fui muito bem recebida por munícipes e alunos, e o mais importante conheci o amor da minha vida, Valtimir Ribeirão, casei e fui muito feliz por mais de 20 anos”.

Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), presidente da Câmara, comentou que conheceu Elizinha durante campanha política e que juntos elegeram Valtimir Ribeirão prefeito, “às vezes, a vida une as pessoas, depois afasta e, quando se tem respeito e admiração, o reencontro acontece”. Dr. Marcelo, que também é “cidadão” por ter recebido um título, fez as honras: deu as boas-vindas oficiais à mais recente cidadã Santa-gertrudense e concluiu “abraço fraterno no seu coração e fique com Deus”.

Histórico

Eliza Ribeirão nasceu em 8 de Julho, em Rio Claro. Filha caçula de Ziza Jorge Cury e Halim Cury, teve três irmãos: José Tadeu, Paulo e Marco Antonio (todos falecidos).

Formou-se em Letras (Português e Inglês), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1976, e no mesmo ano ingressou no Instituto de Idiomas Yazigi onde exerceu os cargos de professora de Inglês e orientadora pedagógica.

Em 1987 prestou concurso público para professora de Inglês e passou também a lecionar em Sumaré. Em 1990, veio removida para Santa Gertrudes e lecionou na Escola Estadual Pedro Raphael da Rocha, até se aposentar, em 2011.

Em 1999 casou-se com Valtimir Ribeirão, em cerimônia religiosa na Igreja Matriz de Santa Gertrudes. Foi Presidente do Fundo Social de Solidariedade e Secretária Municipal da Promoção Social durante o quarto mandato de prefeito de Valtimir (2005 a 2008), realizando trabalhos voluntários, promovendo cursos profissionalizantes, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos santa-gertrudenses. Mesmo com o fim do mandato, Eliza não parou de atuar e segue trabalhando como voluntária em diversos projetos sociais.

Publicado em: 24 de novembro de 2021