As tentativas em solucionar as reclamações dos consumidores em relação aos serviços de água e esgoto prestados pela BRK Ambiental, tiveram mais um capítulo na sexta-feira, dia 15 de Outubro, quando vereadores integrantes da Comissão de Estudos e Assuntos referentes aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, prestados pela BRK Ambiental, e a fiscalização dos serviços pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), apresentaram reivindicações aos gerentes, supervisor e diretor da Concessionária durante videoconferência.
Giuliano Eduardo Bertagna - gerente Comercial, Rogério Lima - gerente de Operações, Vinicius Pertile - supervisor Administrativo Contratual, Rodrigo Dias - diretor de Operações, e Gabriel Ramos – especialista de Relações Institucionais e Governamentais, todos da BRK, foram questionados sobre procedimentos de corte e leitura, atendimento precário, falta de funcionários e de canal direto de comunicação com o consumidor, entre outras queixas.
Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), na ausência do presidente da Comissão, Willian Bento (PTB), comandou os trabalhos e iniciou informando casos relatados por consumidores e alguns presenciados pelo Vereador, como: arrombamento de portão de residência, funcionário entrar no imóvel sem informar o motivo ou enganando sobre o serviço a ser realizado e sem um morador maior de idade para acompanhar, e caso de corte de água por erro da BRK, já que os pagamentos estavam em dia, e mesmo assim o consumidor ter que pagar para ter o abastecimento normalizado.
Sivaldo também questionou o valor cobrado para religação; falta de aviso de corte em carta, como estipulado em contrato, além do tamanho das letras “minúsculas” informando o corte na fatura; e prazo para pagamento em atraso. O problema de leitura em condomínio da CDHU, já relatado em outras reuniões e cobrado também durante sessões ordinárias da Câmara, foi apresentado novamente e cobrada resolução. Sivaldo da Água ainda avisou que está conversando com o Prefeito, solicitando uma revisão extraordinária no contrato da Prefeitura com a BRK Ambiental, caso não houver solução dos problemas.
Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), indagou sobre corte em residência onde o morador afirma não ter recebido a fatura e caso de corte irregular e demora de 30 dias para que a Concessionária devolva o dinheiro pago pela religação.
A falta de acesso da população ao escritório da BRK na Cidade foi uma dos relatos de Luiz Aparecido Basso (PL), informando que funcionários não atendem o telefone, enfatizou que ele mesmo enviou e-mail solicitando um canal direto de comunicação com o escritório local, que o horário de funcionamento, das 9 às 15 horas não atende as necessidades e foi mais longe, advertindo que na relação comercial “todo mundo preza pelo cliente, mas parece que a BRK não”. Basso voltou a questionar a falta de faixa de consumido menor para pequenos comércios, pontuando que a BRK precisa “cuidar dos seus clientes com carinho”.
Alan Felipe Basteli (PSD), confrontou o atendimento da BRK com o da Elektro, sugerindo que a Concessionária de água e esgoto use o atendimento da distribuidora de energia como exemplo: “a Elektro tem um atendimento personalizado, eficiente, acredito que a BRK tem condições de melhorar, estamos no mundo tecnológico, por que não fazer parecido?”. “Sem querer comparar, mas comparando, sigam o exemplo da Elektro e copiem”, sugeriu Basso, questionando também o motivo do atendimento via WhatsApp funcionar apenas das 15 às 18 horas. “A imagem da Empresa em Santa Gertrudes está péssima e isso é em decorrência da ganância dos funcionários que cortam a ligação, e essa imagem foi construída por vocês”, disse Sivaldo, concluindo: “se vocês tivessem um técnico para dar suporte aos seus clientes, como nós vereadores estamos dando, vocês não teriam a metade dos problemas”.
A Comissão é formada por Willian Bento (PTB) - presidente; Luiz Aparecido Basso (PL), vice; Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), é o secretário; e Alan Felipe Basteli (PSD), relator. Os vereadores Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD) e Wanderley Francisco do Couto (Wanderley Frentista-PSC), membros.
Assista a íntegra da videoconferência pelo link https://www.facebook.com/camarasantagertrudes/videos/664797707825877
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 21 de outubro de 2021
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Deu entrada na Câmara, durante a 4ª sessão ordinária do ano, o projeto que determina ações sobre cuidados e especifica regras básica para o bem-estar animal, como a proibição de mantê-los acorrenta...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.