Dr. Marcelo em defesa dos animais

Os animais de Santa Gertrudes ganharam uma proteção a mais com apresentação de projeto de lei criando políticas públicas exclusivas para o bem-estar animal. Atendendo pedido do vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), presidente da Câmara, o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino da Farmácia), enviou ao Legislativo um projeto de lei relativo à defesa e proteção dos animais.

Defensor e protetor, tanto na vida privada como na pública, dr. Marcelo é atuante na causa animal há décadas e, como vereador, o amor aos bichos carentes e aos abandonados se tornou uma das bandeiras de trabalho. Engajado na busca em oferecer melhores condições de vida a eles, em Julho, o Vereador apresentou mais uma propositura, desta vez, solicitando ao Prefeito que elaborasse um código de defesa e proteção de animais, “incluindo banco de dados com Microchip, onde constam todos os dados do proprietário do animal, para que se mantenha responsabilidade sobre os mesmos”.

O pedido foi atendido e na sessão ordinária do dia 4 de Outubro, deu entrada o Projeto de Lei 53, que institui o Código de Defesa e Proteção dos Animais (CPDA). O CPDA dispõe sobre as políticas de controle populacional e de vendas de espécimes domésticas, estimula a capacitação do terceiro setor e dá outras providências”, reconhecendo e assegurando direitos mínimos aos animais domésticos e silvestres.

“Cuidar e proteger o ser ‘racional e o irracional’ é responsabilidade de todos nós e não pode ser visto separadamente, são ações que se somam. Pessoas e animais precisam de condições mínimas para viver”, pontua dr. Marcelo. “A causa animal defende a necessidade básica e é preciso que se forme essa consciência em toda comunidade. Não podemos maltratar os animais; não podemos deixá-los abandonados, nas ruas, a mercê da fome, do frio e da procriação desenfreada; é preciso ter consciência que, quando adotamos ou compramos um animal de estimação, temos deveres para com ele por toda a sua vida”, observa o Vereador.

“Agora, após a aprovação do projeto, teremos mais força para atuar. A luta pelos direitos dos animais é continua, a crueldade contra os animais tem que ser combatida; homens e animais podem viver em equilíbrio. Essa é uma das nossas lutas”, conclui.

Publicado em: 14 de outubro de 2021