Conselheiras apresentam reivindicações

O presidente da Casa e demais vereadores receberam as integrantes do Conselho Tutelar para reunião, solicitada pelo colegiado, quando apresentaram demandas e pediram apoio do legislativo. O encontro aconteceu dia 13 de Setembro, no plenário da sede da Câmara.

Quatro, das cinco conselheiras (uma está afastada por motivos de saúde), expuseram as carências observadas no Município, entregaram uma pauta de solicitações e justificaram argumentando que a Cidade cresceu e as demandas também. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), presidente da Câmara, enfatizou às conselheiras que o legislativo já enviou ao Prefeito algumas solicitações que beneficiam o Conselho Tutelar, como melhoria nos salários e nas condições de trabalho, e que está aberto a defender as pautas das conselheiras; lembrando que, neste momento de pandemia, o Executivo é proibido de aumentar gastos.

As conselheiras expuseram o crescimento da violência e a falta de agentes para atender a alta na demanda, cobraram aumento no número de vagas nas creches, ampliação das idades atendidas (a partir de seis meses), e do horário de funcionamento (até as 17 horas); pediram a divulgação da lista de espera por vagas, afirmando que a informação não consta no Portal da Transparência; e alertaram sobre a falta de profissionais, como psicólogos e assistentes sociais; além de melhor remuneração.

De acordo com o documento apresentado, em relação às creches, as conselheiras afirmaram: “horário de funcionamento não abrangente à toda população, a demanda requer estender o expediente e equiparar às cidades vizinhas, encerramento das aulas 17 horas”.

Elas também citaram a falta de técnicos: “com o aumento da população, o Município carece de prestadores de serviços essenciais, como assistentes sociais e psicólogos, em caráter de plantão, e de atendimento especializado em crianças e adolescentes e demais faixas etárias que não se enquadrem nas ofertadas pelo Caps, e que são primordiais no Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde, Creas e Cras”.

E, finalizando, apresentaram pesquisa de índice salarial dos conselhos tutelares das cidades da região. Em Cordeirópolis e Iracemápolis, com população de menos de 25 mil habitantes, o salário é mais de R$ 2.700 e R$ 1.700, respectivamente; em Araras é quase R$ 3.400. “Conforme a pesquisa, podemos constatar que o salário do Conselho Tutelar de Santa Gertrudes se encontra em total defasagem”, elas expuseram que o trabalho exige grande responsabilidade, “temos uma grande sobrecarga de serviço” e pedem remuneração equivalente a Cordeirópolis.

Publicado em: 24 de setembro de 2021