Câmara no lançamento do “Cidade Acessível”

O vereador Alan Felipe Basteli (PSD), participou do lançamento do Programa Cidade Acessível, dia 21 de Setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. No evento, também foram homenageados os atletas do estado de São Paulo que participaram das Paralimpíadas de Tóquio. O vereador conversou com alguns atletas e os parabenizou pelo bom desempenho e conquistas de medalhas nas Paralimpíadas. “Vocês são exemplo e inspiração para todos. Continuem firmes nesse propósito. Foi emocionante!”, enfatizou Alan.

O Programa foi lançado no dia em que se comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e, através de parcerias entre as prefeituras e o Governo, prevê destinar aos municípios paulistas mais de R$ 110 milhões em acessibilidade. O montante será aplicado em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias, cadeiras de trilhas e kits de acessibilidade para alunos com deficiência visual.

O Cidade Acessível levará investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, oferecendo condições de os municípios se tornarem mais inclusivos. Também fazem parte do pacote, serviços de adequação de calçadas. As prefeituras já podem aderir ao Programa, de forma a celebrar os convênios e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deve contar com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo.

Ao lado da secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Célia Leão, o vereador Alan reafirmou seu compromisso pela inclusão e acessibilidade. “As pessoas com deficiência precisam de apoio, políticas públicas e incentivos para que possam mostrar do que são capazes. A inclusão não deve ser apenas uma bandeira. Deve ser a bandeira!”, finalizou.

Durante a cerimônia, 130 pessoas entre atletas e comissão técnica da Delegação Paralímpica Brasileira receberam a Medalha de Homenagem Esportiva do Estado de São Paulo.

Nas fotos, Alan com a secretária Célia Leão e com o atleta Alex Pires, medalhista de prata na maratona, em Tóquio.

Crédito fotos: assessoria do vereador Alan Basteli.

Publicado em: 24 de setembro de 2021

Publicado por: Silvia Araujo/Divulgação