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Vereadores apresentam demandas à Eixo

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Em reunião virtual, vereadores apresentaram à Concessionário Eixo, algumas solicitações de melhorias na Rodovia Washington Luís, principalmente alargamento e iluminação em pontilhões, aumento da extensão de alça de acesso e de marginais, asfaltamento de passagem e alça na entrada principal. De concreto, os representantes da Concessionária informaram que a Rodovia receberá a terceira faixa de rodagem, construção de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), de parada de descanso de motoristas, passarelas, balança para caminhões, oferecerão Wi-Fi na Rodovia e que a “Eixo vai investir em pontilhões”.

O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PL), Alan Felipe Basteli (PSD), Luiz Basso (PL), Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), e Willian Bento (PTB), apresentaram solicitações à Eixo, representada na reunião por Robinson Alexandre de Ávila – diretor de Engenharia, Marcos Maurício Chili de Góes – Relações Institucionais, e Camila Luísa S. Rodrigues – coordenadora de Faixa de Domínio.

Inicialmente, Ávila informou que qualquer pessoa pode registrar pleitos no site da Concessionária, através de sistema criado especialmente para esta finalidade, o Sisdemanda, e todos são respondidos após avaliações. O ícone está localizado na barra inferior do site.

Questionados sobre previsão de asfaltamento da passagem existente entre o trevo e o viaduto José Barel, Robinson disse que “a princípio não está no cronograma”, mas “podemos melhorar a pavimentação, diminuindo a poeira, em curto prazo; vou fazer uma análise e informo”; e medidas para acabar com a poeira devido ao trânsito de veículos pesados que saem do pátio, localizado no outro lado da pista, o diretor de Engenharia explicou que está fora da faixa de domínio, “o que não permite fazer investimentos”, e prometeu doar material pesado para ser colocado sobre o piso, diminuindo a emissão de poeira.

Outro ponto requerido foi recapear a Rua Nossa Senhora do Carmo, no trecho entre o Viaduto Claro Miranda e a alça de acesso à Washington Luís; em resposta os vereadores foram informados que “o local não faz parte da concessão, é uma via municipal e não podemos intervir”. Disponibilizar sinal de Wi-Fi, implantar passarelas e balança são termos do contrato e, segundo o Diretor de Engenharia, “o Wi-Fi vai estar disponível em breve; é um sistema para conectar o usuário com a Eixo”, que já foi realizada pesquisa de contagem e detectado ponto de necessidade de passarela e, também, será implantado posto de pesagem no km 182. A pesquisa é refeita a cada cinco anos para atualizações.

As duas áreas de descanso serão instaladas nos quilômetros 153 e 210, um na pista Norte e outro na Sul, em área de 20 mil metros quadrados, com câmeras de segurança, guarita, vestiários, ponto de cozinha e lavatórios. “Uma em Cordeirópolis e outra em Rio Claro, nenhum em Santa Gertrudes?”, indagou Sivaldo: “os locais foram escolhidos após estudos e Santa Gertrudes está na área de abrangência”, respondeu Robinson.

De acordo com os representantes da Concessionária da Rodovia, com a obra de construção da terceira faixa nos dois sentidos da Washington Luís - da Rodovia Bandeirantes até a Serra dos Padres - com início em 2023, alguns viadutos sofrerão ajustes, além das manutenções rotineiras. “A terceira faixa é muito bem-vinda, melhora muito a segurança”, opinou o Presidente da Casa.

Relatando que os viadutos não têm alça de acesso e é preciso adequar tanto para segurança quanto para fluidez do trânsito, ainda foi questionada a falta de iluminação no Viaduto Claro Miranda e os legisladores foram informados que o pleito é possível e será avaliado. O tema levou ao problema apresentado por Willian Bento: a falta de alça de acesso à Rodovia pelo Viaduto Claro Miranda, km 167, o que evitaria que os veículos que saem do Distrito Industrial tenham que entrar na Cidade para retornar à Washington Luís, sentido Rio Claro.

“O trecho é intenso de caminhões e para retornar à Rodovia têm de entrar em Santa Gertrudes, seria importante um viaduto com quatro alças”, enfatizou Basso. Sivaldo completou: “200 caminhões e treminhões, por dia, entraram na Cidade para fazer retorno na rotatória do Cristo e pegar a Washington Luís; com a alça, seriam 200 a menos; quando um caminhão quebra ali, fica tudo parado, impossível de outros veículos acessarem a Cidade”. Robinson prometeu que vai estudar o local. “Já está anotado. Com a terceira faixa pode ser feito um remodelamento, esta alça não acredito, concordo que a rotatória ficou pequena, mas para aumentar a rotatória precisa fazer desapropriação; vale a pena vocês fazerem a solicitação via sistema, pedir uma revisão desta rotatória”. O Diretor da Eixo sugeriu aos vereadores marcarem uma reunião com a Artesp (Agência de Transporte do estado de São Paulo), “que pode fazer uma engenharia econômica para que a obra possa ser inserida”. Sobre a iluminação no Viaduto, demanda apontada por Willian, a resposta é que será avaliada.

A respeito reivindicação de construção de marginais do km 165 até o 167, o relatado, de acordo com o cronograma de melhorias da Eixo, é fazer a obra do km 171 ao 177, e recomendou carregar a solicitação no sistema. Sivaldo ainda questionou o destino dado pela Concessionária aos animais atropelados ou abandonados na Rodovia. Ávila explicou que a Empresa tem equipe treinada para lidar com esses animais e que eles são levados à instituições credenciadas, onde é feito o amparo aos animais domésticos ou silvestres. “Temos um trabalho importante de cuidados com os animais; eu e o dr. Marcelo somos defensores, mas sabemos de problemas, animais que ficaram ‘largados’ na Rodovia e morreram; eu sei que acontece de animal fugir e ir até a estrada, peço que, quando algum for encontrado, vivo ou morto, que mandem uma foto para tentarmos identificar o dono e avisar, sempre tem uma família desesperada à procura”, relatou Sivaldo, que também pediu que sejam informados da placa de veículos que abandonam animais na Rodovia: “a Eixo poderia informar a placa, podemos localizar o dono e abrir um BO [boletim de ocorrência]”. Os representantes da Eixo explicaram que todo evento com animal é aberto um registro e tudo é documentado. “Fico contente em contar um Município que tem o cuidado que vocês têm com os animais, isso é responsabilidade social. Tudo que não queremos é um animal na Rodovia. Vamos comunicar”, prometeu o Diretor.

Finalizando, o tema foi a passagem de veículos pelo acesso não pavimentado, localizado próximo ao km 165, saída para a faixa 1 da Washington Luís, sentido Norte. Segundo a Eixo, com a construção do SAU, a passagem deverá ser desativada, “devido ser irregular”.

Os vereadores não concordaram com fechamento e propuseram asfaltar, alargar e ampliar a passagem, tornando o acesso seguro. Basso enfatizou que a passagem é usada há mais 30 anos, e os moradores do Santa Catarina e caminhoneiros “ficarão muito bravos se a saída for fechada; melhor seria dar condições seguras para o usuário”. Robinson explicou: “próximo ao local estamos construindo um serviço de atendimento ao usuário que estará em funcionamento dentro de três meses, e ai, de qualquer forma, a descontinuidade do acesso irregular seria importante”, enfatizando que, a 500 metros “existe um dispositivo com todas as condições”.

Sivaldo enfatizou: “vocês representam a Empresa e nós a população, vocês vão criar um problema como fechamento do acesso ‘irregular’, se fechar vocês terão problemas com nós; precisa tornar o local seguro para os cerca de mil caminhões que passam pelo local por dia; já que é irregular há 30 anos, não dá nem pra mensurar o tamanho do problema que vai causar aos moradores, precisa pensar um pouco no povo”, e concordou que o SAU é muito bem-vindo, “mas o local escolhido é área de risco, muito acidentes com caminhões tombando, é outro problema”.

O representante da Eixo afirmou que respeita a opinião dos vereadores: “com conversa e bom-senso podemos convergir, mas acredito que andar mais 500 metros e ter segurança é mais importante. Podemos fazer uma melhoria na marginal para que o trecho a ser percorrido ofereça condições. A ideia é abrir um canal de comunicação”, concluiu Ávila.

Participaram da reunião os vereadores: dr. Marcelo, Sivaldo, Alan, Luiz e Willian.

Nas fotos, os vereadores Alan Basteli, Luiz Basso, dr. Marcelo, Willian Bento e Sivaldo da Água, e Analicia Joly Talarico, assessora da presidência. Na tela, vereadores, Robinson, Marcos e Camila.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 02 de setembro de 2021

Publicado por: Silvia Araujo

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Categoria: Notícias da Câmara

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