O assunto Covid foi, novamente, um dos destaques da sessão ordinária. Depois de concluir sobre a possibilidade de subnotificações de casos, o presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), alertou quem que já tomou a primeira dose da vacina a não deixar de se vacinar com a segunda. “Estou preocupado, muitas pessoas doentes e outras com medo de tomar vacina pelas reações; não deixem de tomar a segunda dose para ficar imunizado com a máxima proteção que a vacina oferece”, alertou, explicando que as reações, quando ocorrem, são bem menores que as consequências da doença, “vale a pena ter um pouco de tosse, dor no corpo e febre e ficar livre da Covid, quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido conseguiremos erradicar a doença. Vacina é fundamental”.
Na ordem do dia da 14ª sessão ordinária do ano, que aconteceu no dia 15 de Junho, foi aprovada, em segunda discussão, a Emenda Modificativa ao Regimento Interno da Câmara, alterando o dia da semana para realização das sessões ordinárias, de terça, para as segundas-feiras. A mudança começa na primeira sessão do mês de Agosto, que será no dia 2. Os trabalhos seguem sendo transmitidos ao vivo pelo Facebook e YouTube, a partir das 19 horas.
Em primeira votação, foram aprovados dois projetos de lei (PLs), do Executivo. O 23, sobre diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro do Município para 2022. A LDO deu entrada na Câmara durante a 10ª sessão ordinária, e estima receita de R$121.992 milhões, 4% acima do orçamento deste ano. E o PL 26, definindo que a forma de eleição dos representantes da Sociedade Civil no Conselho de Cultura, passe a ser em reuniões abertas e não mais pela Conferência Municipal de Cultura, atendendo sugestão da Secretaria Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural.
Deram entrada durante os trabalhos, o PL 24, autoria do vereador Clayton Robert Santos Barros (Clayton do Espetinho-Republicanos), sobre prevenção e punição de atos de vandalismo, invasões e depredação do Patrimônio Público; e os requerimentos: Luiz Guilherme Paiuta Miranda (Cassapinha-Dem), solicita reforma no Terminal de Passageiros “José Giacomini”: telhado, banheiros, troca do piso e pintura; e Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PSD), pede informações sobre serviços da BRK Ambiental: qual a área e faixa de domínio de atuação da Concessionária, e possiblidade de alteração do contrato de abrangência e inclusão de novas áreas. O Vereador justifica, lembrando que o contrato é em longo prazo e, após 11 anos de prestação de serviços, a Cidade “obteve grande crescimento populacional e residencial, sendo necessária a reavaliação do contrato”.
Em sua explanação na tribuna, Clayton do Espetinho comunicou a conquista de mais de R$1,1 milhão em emendas. “Notícia boa, conseguimos emendas, uma do deputado federal Marcos Pereira, no valor de 900 mil Reais, que vai beneficiar a Policlínica, e os bairros Jequitibás III e Santa Catarina; e do deputado Celso Russomano: 200 mil Reais para o setor de Saúde e uma pista de skate, que sugeri seja feita na área do lago do Jequitibás”. O Vereador ainda afirmou que outras conquistas devem chegar, “resultado de muito trabalho desta Casa durante os primeiros seis meses de mandato, mas vamos esperar confirmar para divulgar”.
Willian Bento (PTB), comentou Indicação apresentada por Luiz Guilherme reivindicando do Executivo a compra de aparelhos auditivos. “No início deste ano, solicitei a compra e, agora o Cassapinha também; agradeço e parabenizo meu colega por reforçar a necessidade, a fila de espera para conseguir um aparelho vai de 3 a 5 anos, já que a quantidade enviada pelo Governo Federal não atende à demanda”. Willian também agradeceu ao empresário Heitor Almeida, pela doação de revestimentos para a Escola Pedro Raphael da Rocha.
Sivaldo da Água informou que o projeto de reforma da Praça José, está em análise e, assim que for aprovado, a verba destinada pelo deputado Alex de Madureira será liberada; e que a emenda do veículo para transporte de passageiros está em tramitação. Luiz Aparecido Basso (PL), elogiou o prédio onde foram instaladas as secretarias de Obras e Meio Ambiente: “local acessível aos munícipes e adequado aos funcionários, sem onerar os cofres públicos”.
Indicações apresentadas
Washington e Cassapinha reivindicam a instalação de guarda volumes nos prédios do Pronto Socorro e da Prefeitura e substituição do bebedouro da cozinha da Secretaria de Saúde; e, junto com Wanderley, aquisição de tablets para os agentes Comunitários de Saúde e da Vigilância Epidemiológica; e a viabilidade de serem retomadas as pequenas cirurgias no Município.
Dr. Marcelo pede ao Prefeito que gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidades, sejam incluídas na lista de prioridades do plano de imunização da Covid-19; e sugere ao chefe do Executivo buscar recursos para aquisição de duas ambulâncias para a Secretaria de Saúde.
Luiz Guilherme pleiteia bebedouro para a UBS “Dalva Timoni”; compra de aparelhos auditivos para atender aos munícipes que aguardam na fila de espera há mais tempo; construção de quadra de futsal ao lado quadra de areia do Jardim Iporanga; e aquisição de novos equipamentos para a lavanderia do Hospital (máquina de lavar e secadora), devido ao aumento da demanda.
Basso aponta a importância em alargar o acesso das ruas Pércio Franco Correa Junior e Luiz Marchioni, à Rodovia Constante Peruchi; instalação de cercas elétricas e aumentar o muro da Emei “Lygia Buschinelli”. Willian requisita mais cadeiras no Laboratório Municipal, para acomodar pacientes que aguardam para fazer exames.
Em propositura conjunta, Sivaldo Elias, Alan Felipe Basteli (PSD), e Willian Bento sugerem a realização de campanha de doação de sangue, em parceria com a Secretaria Municipal de Rio Claro (Hemocentro). Em documento individual, Sivaldo quer campanha informativa nas redes sociais e demais mídias, alertando o munícipe que tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, da importância em ir tomar o reforço, segunda dose, no prazo determinado e, assim, estar imunizado; melhorar a segurança nas escolas, implantando sistema de monitoramento de câmeras e cercas elétricas; e construção de uma ciclovia, devidamente sinalizada, nos trechos que interligam os bairros Jardim Parque Industrial, Jardim Paulista e Jequitibás I, II e III.
Wanderley reivindica reforma e adequação da valeta da Rua 0, com a Rua 9; e, concluindo, Clayton pede, “o mais breve possível”, a reconstrução do muro da Emei “Lygia Buschinelli”, danificando após acidente, “sendo que o material para reconstrução já está alocado na Escola”.
A próxima sessão ordinária será dia 22 de Junho, às 19 horas, no Plenário “Íria Hansen”. Os trabalhos podem ser acompanhados, ao vivo, através das páginas da Câmara no Facebook, YouTube ou pelo ícone TV Câmara, no site do legislativo, e também pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 17 de junho de 2021
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Deu entrada na Câmara, durante a 4ª sessão ordinária do ano, o projeto que determina ações sobre cuidados e especifica regras básica para o bem-estar animal, como a proibição de mantê-los acorrenta...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.