A reunião realizada na sede da Câmara, na manhã do dia 10 de Março, onde os vereadores receberam informações sobre o andamento das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, repercutiu durante a 5ª sessão ordinária, realizada na mesma data. Segundo o engenheiro José Luiz – diretor da Torres Engenharia, construtora do empreendimento, as obras não tiveram início devido a não liberação da verba dos subsídios pelo Governo Federal.
O Engenheiro afirmou que após várias tentativas, os recursos foram liberados e os interessados devem procurar a Secretaria de Habitação o mais rápido possível, levando documentos recentes para atualizar as solicitações de financiamento, já que o prazo é de 60 dias. Inicialmente, explicou o Diretor da construtora, serão comercializados os 192 apartamentos do primeiro bloco, do total 384 unidades habitacionais. Estiveram na reunião, além José Luiz, representantes da Caixa: Cristina Angélica Ohofugi – gerente regional e habitação e construção civil, e Rosana Cattai – gerente geral da agência local, e o secretário de Habitação, Paulo Zemuner.
O presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em acordo com todos os legisladores, comunicou que, se as obras não começarem até o mês de Maio, a Câmara buscará formas legais para que o terreno, doado pelo Município, seja devolvido, e alertou: “é preciso correr contra o tempo, finalizar os contratos antes que o Governo feche a verba novamente”. Levy Xavier Ferraz (Republicanos), enfatizou: “como a área do Recanto Flafer foi doada, queremos que o condomínio atenda moradores de Santa Gertrudes, é uma oportunidade única para o munícipe sair do aluguel”. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), ratificou: “vamos aguardar até Maio para quer tudo que foi falado na reunião seja cumprido”.
Outra informação aguardada é o recapeamento da Estrada José H. Pascon. Segundo Ratinho, o Prefeito avisou que realizará obras em 200 metros da via, parte mais prejudicada; Gordinho explicou que os empresários estão dispostos a colaborar, asfaltando 1,6 km.
O coronavírus também foi pauta. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), orientou a população com relação ao Covid-19, afirmando que não existem casos confirmados em Santa Gertrudes, nem na região. “Os sintomas são parecidos com os da gripe, só que pode evoluir mal, principalmente em idosos e crianças, pessoas debilitadas são mais preocupantes; como não existe vacina, este vírus ainda é desconhecido, é importante tomar alguns cuidados básicos de higiene”, orientou lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente, antes de sair de casa e quando voltar; evitar contato físico, locais com aglomeração de pessoas – já que o contágio é por via aérea, explicou que o uso de máscara não protege contra o vírus e, se estiver gripado, usar máscara para proteger as demais pessoas. Dr. Marcelo chamou a comunidade para participar da campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, que serão enviadas à Rede do Câncer. Quem quiser participar pode deixar as tampinhas na sede da Câmara.
Outros assuntos apresentados na tribuna: Levy explicou o teor do projeto de lei 15/2020, apresentado por ele e outros vereadores, que altera a lei 2737, em seu 8º artigo. Segundo o Vereador, para evitar onerar os cofres públicos, o funcionário efetivo há mais de cinco anos, que ocupar cargo com remuneração acima do qual ele foi admitido, incorporará um décimo dessa diferença, a cada cinco anos de efetivo exercício, até o limite de 10 décimos. Anteriormente, incorporava um décimo por ano. O documento foi encaminhado às Comissões e Jurídico.
“Tenho recebido reclamações sobre uma triste situação: o aumento na quantidade de jovens envolvidos com drogas”, afirmou Levy, solicitando à Guarda e Polícia Militar que realize rondas noturnas para inibir o uso de entorpecentes. Isaias Lino do Couto (PSC), sugeriu acionar também os órgão sociais e a criação de programa intensivo de combate à drogas. Os dois vereadores exaltaram o trabalho da GM Tereza na prevenção e cobram apoio do Executivo. Dr. Marcelo citou o programa aplicado em Araras, onde o aluno permanece na escola em período integral e participa de ações esportivas, sociais e culturais no período em que não está em sala de aula. Levy lamentou a falta de verba para a Secretaria de Esportes desenvolver projetos com jovens e crianças.
O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), iniciou agradecendo solicitações atendidas: ao Prefeito por liberar três cirurgias para uma senhora que aguardava há seis anos, e ao Moises por resolver a falta de transporte escolar para aluna moradora na área rural. Totó prosseguiu cobrando mais vagas em creches e triagem até que toda a demanda seja acolhida, e atender as mães que trabalham fora; encaminhamento para paciente que necessita de cirurgia de tórax; e recapeamento nos bairros Jequitibás 1, 2 e 3. O Vereador pediu solução para a piscina municipal que esta desativada: “falta lazer para nossos jovens e a piscina está sem uso, servindo de criadouro para o mosquito da dengue; peço ao Prefeito que faça uma parceria para reformar o espaço e as pessoas poderem usar”; indagou sobre o motivo de a Prefeitura não autorizar a instalação de um circo no Jardim Paulista, lamentando que artistas que prestam serviço voluntário não tenham permissão de trabalhar na Cidade. Finalizando, explicou sobre sua fala na sessão anterior: “não sou contra os peixes, mas gastar quase 13 mil Reais para comprar peixe e não ter remédio na farmácia eu não concordo”.
Willian Bento (PTB), reforçou indicação onde pede à Elektro que tome providências urgentes e repare a iluminação na Avenida 15, Jardim Faxina, que está sem luz há 45 dias, “a princípio, o motivo é o rompimento do cabo, a fiação se rompeu e não resolvem, a população paga a taxa de iluminação e está no escuro, isso gera insegurança”, afirmou. Willian também comentou que o colega Ratinho foi feliz no pedido de instalação de passarela na Rodovia Constante Peruchi, próximo à Cerâmica Almeida, foi atendido, “mas também é preciso fazer o calçamento e oferecer segurança a quem acessa a via de passagem”.
Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), disse que usa a tribuna para defender a população em suas necessidades e cobrou corte de mato na lateral da linha férrea no bairro Indaiá e nas dependências do Cemitério Municipal; troca de lâmpadas queimadas no Jardim Iporanga e no Centro, afirmando que foram trocadas há pouco tempo e já queimaram; cobertura da quadra de esportes da Escola Lígia Buschinelli; reclamou da grande quantidade de baratas “grandes e voadoras” e solicitou dedetização em toda Cidade, lembrando que antigamente o “serviço era feito com fumacê e matava todos os insetos, hoje parece que o veneno é fraco e não mata nada”. Alexandro ratificou a indicação 48, onde pleiteia a instalação de um toldo novo na entrada do pronto atendimento do Hospital Municipal: “os pacientes desembarcam debaixo de chuva ou até mesmo tomam chuva numa possível transferência hospitalar para outra cidade”. Isaias ressaltou a necessidade de integrar a sala de raio X ao prédio do Hospital, além de ampliar o horário de atendimento para realização do exame. Dr. Marcelo disse que o ideal seria juntar os dois prédios, ampliando a área útil do Hospital, “é um sonho”. Alexandro ainda solicitou a compra de novas cadeiras de rodas para atender aos pacientes.
Isaias apontou obras realizadas pela Prefeitura a seu pedido: reforma na UBS João Buschinelli e a construção da uma Unidade no Jardim Bonsucesso, mas disse que o fluxo no Bonsucesso já está grande com necessidade de contratar mais um médico. O Vereador contou que também conversou com o Prefeito sobre a possibilidade de reformar o prédio onde funcionou a Ação Social e a obra será realizada, podendo acomodar alguns departamentos, oferecer acessibilidade a todos e reduzir gastos com aluguel. Isaias informou duas emendas conquistadas pela bancada do PSC: verba para compra de medicamentos – enviada pela deputada Marta Costa e uma ambulância – deputado Paulo Freire. Finalizando, quer a construção de calçamento na Avenida João Vitte para que seja utilizada também por quem faz caminhadas.
Ratinho disse que buscará emenda para comprar um raio X móvel e, assim, atender aos pacientes internados sem precisar removê-los até a sala onde fica a aparelho; afirmou que o Viaduto Ruy Ribeiro de Almeida é a prova da falta de acessibilidade do Município; pediu corte de mato na Rua 13; ratificou a necessidade de dedetização, e cobrou dos responsáveis que notifique os proprietários para limparem os terrenos e construir calçadas; informou que a Latina será responsável pelo serviço de cata-treco e comemorou: “coisas boas estão chegando, muitas obras importantes estão a caminho”.
Deram entrada e foram aprovadas seis moções homenageando: Sidnei Eliel dos Santos Lima, José Roberto Litoldo, Dirceu Ap. Fassis, Régis Luciano Cicagna (autoria de Alexandro do Iporanga); Julian Legatzi (de Isaias), e Aguinaldo Rodrigues Vaz e Dionete Vaz (apresentadas por Ratinho). Também foi aprovado o requerimento 8, de Isiias Couto, indagando se o Município está cadastrado no Fundo de Investimentos em Infraestrutura, do Governo do Estado.
A próxima sessão ordinária será dia 17 de Março. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 12 de março de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O plenário da Câmara foi palco de sessão de homenagens propostas pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), que enaltecem a demonstração de fé de romeiros de Santa Gertrudes que se dirigiram...
Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta semana, a Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estima receita de mais de R$ 240 milhões, 14.2% acima do previsto para este ano (R$ 211 milhõ...
Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...
Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...
Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...
A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.