Conscientes da importância em preservar o meio ambiente, vereadores do Parlamento Jovem (PJ), participaram de ação de plantio de mudas em torno do Lago dos Jequitibas. A medida, além de sensibilizar a população sobre a importância em manter a vegetação, também é uma forma de incentivar a comunidade a plantar árvores como forma de diminuir a poluição. O tema foi uma dos mais debatidos durante as reuniões dos vereadores e o assunto pauta de várias proposituras, principalmente a necessidade de arborização da Cidade.
As árvores são indispensáveis na natureza, elas auxiliam na purificação e umidade do ar, agindo como sequestradoras de CO2 (dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico), capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos, entre eles: evitam a erosão e abastecem os lençóis freáticos.
A ação ocorrida no dia 7 de Janeiro envolveu os vereadores do Parlamento Jovem, o vereador Willian Bento, coordenador do Projeto, e teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do secretário Clóvis Bitencourt e do diretor da pasta, Dinael Eduardo Mariano.
O PJ 2019 tem como integrantes: Richard Rodrigues Pereira e Bianca dos Reis Bitencourt (Emef “Cecy Apparecida Rocha Aguiar”); Kaique Rafael da Silva, Yngrid Vitória Dias e Rebeca Vitória da Silva (Emef “João Rufino”); Luana de Oliveira e Yan Victor Louback (Emef “Profª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”); e, Ana Julia Ceregatto e Vitor Andrade Sant´Anna ( Emef “Edna Teresa Fiório”).
Confira cinco motivos para aderir ao plantio de árvores
1. Aquecimento global: Uma árvore pode durar aproximadamente 4.800 anos e em apenas em um ano, inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas, durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas “sequestram” o CO2 e refrescam a atmosfera.
2. Desertificação: As árvores estabilizam o solo nas zonas áridas e podem evitar que o vento leve embora a camada superior com nutrientes, prevenindo a desertificação.
3. Água: Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Além disso, as raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente, assim a água penetra no solo e abastece rios e córregos.
4. Comunidades: As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, alimento, fibras, resinas e frutos e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.
5. Qualidade de vida: Elas também garantem a descontaminação da atmosfera, nutrição para plantações e oferecem sombra. Considere que muitas cidades recebem indicações de “melhor lugar para se viver” devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados.
As dicas são da GreenClick, empresa especializada na compensação das emissões de carbono de websites.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 24 de janeiro de 2020
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Profissionais que atuam na área da Educação foram homenageadas pelos vereadores em sessão realizada no Plenário da Câmara. A iniciativa do vereador Luiz Aparecido Basso (PL), foi confirmada pelo de...
O plenário da Câmara foi palco de sessão de homenagens propostas pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), que enaltecem a demonstração de fé de romeiros de Santa Gertrudes que se dirigiram...
Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta semana, a Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estima receita de mais de R$ 240 milhões, 14.2% acima do previsto para este ano (R$ 211 milhõ...
Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...
Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...
Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.