Encontrar medida para diminuir a emissão de poeira na atmosfera sem prejudicar a produção industrial foi o foco principal dos pronunciamentos durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, dia 20 de Agosto. Conscientes da importância do setor cerâmico para a economia nacional; e, principalmente para a região de Santa Gertrudes, cidade onde a economia gira quase que totalmente em torno do setor, vereadores buscam unir os envolvidos: empresários, usineiros, entidades representativas dos setores, poder público entre outros; e discutir medidas para diminuir a poluição. Lembrando que, na semana passada, aparelhos instalados no Munícipio para medir o índice de poluição por partículas marcaram 144 ug/m³ (micrograma por metro cúbico), sendo que a qualidade do ar é boa quando não passa de 40ug/m³ e, acima 120 ug/m³ é considerada alerta.
“Não podemos permitir que a situação continue como está, prejudicando as pessoas, mas temos que avaliar os dois lados. Se é inadmissível respirar tanta poeira, também temos que preservar a economia local, o emprego; as indústrias são a base do emprego e da geração de renda, então, precisamos de mecanismos para diminuir a poeira”, analisou o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), citando algumas medidas cobradas há muito tempo por vereadores, mas que não foram adotadas, como a implantação do projeto “Cinturão Verde” –criar uma “cortina” de árvores para evitar que o material particulado se propague pelo ar -, e o asfaltamento das estradas vicinais por onde trafegam caminhões de argila e cana de açúcar. O Presidente também cobrou melhores condições de trabalho para os caminhoneiros: “eles são importantes, eles levam a matéria-prima até a indústria e o produto final até as revendas, e o preço do frente é miserável”.
Seguindo nas tentativas de asfaltamento da Estrada “José Horácio Pascon”, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), informou que solicitará ajuda ao deputado Baleia Rossi, “bastante influente em Brasília”, para conseguir junto ao Governo Federal, verba para refazer o asfalto da Estrada por onde diariamente, circulam cerca de 2 mil trabalhadores : “todo dia um trabalhador me pede ajuda; está muito perigoso, precisa resolver antes que morra gente no local”.
Outra preocupação do Vereador é a Rodovia “Constante Peruche”, ele afirma que, após as obras, alguns pontos ficaram perigosos devido a falta de passagem para pedestres e alta velocidade dos veículos, citando o trecho entre o Posto Pontilhão e a rotatória de acesso à Cerâmica Villagres, onde já aconteceram acidentes fatais, e sugeriu a instalação de semáforos, faixa elevada ou passagem rebaixada.
Levy Xavier Ferraz (PRB), compartilhou a preocupação com Ratinho, enfatizando que moradores do Jardim Ipês reclamam da falta de segurança, principalmente das crianças que usam a via para chegar às escolas. “A solução mais simples é construir uma passagem elevada”, citou, pedindo uma reunião com diretores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ratinho acha que é melhor uma audiência com a Superintendência do órgão, em São Paulo, e afirmou que pedirá ao deputado Jorge Caruso que marque o encontro.
José Luis voltou a cobrau reforma da calçada do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; implantação do projeto Praças de Alimentação; e sobre a poluição, lembrou que há 20 anos pede ações para combater a poluição: “infelizmente nós, vereadores, não temos o poder da caneta para realizar as obras; fazemos projetos, mas eles não são implantados”, concluiu.
Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), também entrou no debate sobre poluição, criticou a não implantação de projetos que visam conter a emissão de partículas: “aqui se fala muito e faz pouco; faz 10 anos que o Cinturão Verde foi aprovado e há dois anos a Aspacer disse que ia implantar o projeto, até agora não se plantou uma árvore; o que custa para os empresários ou para a entidade que os representa plantar árvores?”, indagou. Alexandro disse que as boas iniciativas devem ser valorizadas e relatou que visitou a Indústria Formigres e conheceu as iniciativas para diminuir a emissão de poeira. “A empresa implantou dois sistemas: um de fechamento automático das caçambas dos caminhões de argila, que veda 100%, e outro de duchas, que lavam os caminhões após a descarga; eles saem da empresa limpos; estão fazendo a parte deles, um exemplo”, e ainda frisou: “é importante dizer que a indústria cerâmica não poluiu, o problema é o transporte”.
Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), foi à tribuna elogiar os organizadores da Festa da Cidade, e a empresa Latina, pela manutenção da limpeza no recinto do evento: “pela primeira vez teve um funcionário cuidando dos banheiros, a higiene foi perfeita”, e sugeriu que nos próximos, as barracas tenham opção de funcionar ou não em determinados dias da semana, explicando que as pessoas que trabalham nas barracadas tem seus afazeres profissionais durante a semana, ficando cansativo ter que abrir a barraca em dias de pouco movimento.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), fez dois questionamentos importantes: ele quer informações sobre a construção de condomínio residencial e instalação da empresa indiana de autopeças na Cidade. “Mais uma vez quero pedir informações sobre o início das obras e previsão de término das casas próprias; as pessoas me perguntam, preciso dar informações e a Prefeitura não me responde”. Sobre a empresa, Totó disse que a vinda foi amplamente divulgada e, há meses, ninguém fala sobre o assunto. “Muitos trabalhadores querem enviar currículos, quero saber: a empresa vem ou não, é simples, só me responder sim ou não, dai eu aviso”. O Vereador relatou que também tem recebido pedidos de reforma na calçada do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, principalmente de moradores do Jardim Bom Sucesso: “dois sacos de cimento resolvem o problema dos cadeirantes, idosos, gestantes e de quem tem dificuldade de locomoção e precisam passar pelo local”; contou que a população elogiou a pintura do prédio do Pronto Socorro e agradeceu a ele por ter intercedido junto ao Prefeito para realizar as melhorias, citando que, além dos pacientes, os profissionais precisam de um local com condições; e cobrou a instalação de um novo toldo na Emeief “Prefeito Antonio Filier”
Encerrando, Totó agradeceu ao chefe de gabinete do Prefeito por avisar sobre a chegada de uma ambulância, comprada com verba de emenda do deputado Celso Nascimento, atendendo pedido dos vereadores da bancada do PSC, e ao presidente da Câmara, por acatar sua solicitação e reativar o Naveg@Santa, sala de inclusão digital, montada no piso inferior do prédio do legislativo para atender a população.
Ordem do Dia
Em segunda votação, foram aprovados três projetos de lei (PLs), todos do Executivo. O PL 27, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura, atendendo recomendação da Promotoria de Justiça, que transforma alguns cargos de confiança, acessíveis apenas a servidores efetivos; o PL 30: dispõe sobre a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, estabelecendo normas gerais com a aplicação dos dispositivos no Estatuto da Criança e do Adolescente; e o PL 31: reestruturando o Conselho Tutelar, adequando ao que dita o Estatuto do Adolescente e as recomendadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Indicações apresentadas solicitam: homenagear a senhora Aparecida Roque Bicesto com nome de rua ou avenida; a obrigatoriedade de “os caminhões de transporte de argila terem um pequeno reservatório de água, que vá molhando o trajeto, a fim de amenizar a poeira” – autoria de Aécio Bisesto (Paraná-PTB). Isaias Lino do Couto (PSC), pede a ampliação da sala destinada à realização de exames do pezinho, cutativos e vacinação, na Policlínica “Manoel Wendel”. Willian Bento (PTB), ratificando pedidos anteriores, solicita a instalação de aparelhos de TV, com conversor digital, nos quartos de pacientes e de médicos, Hospital Santa Francisca.
A próxima sessão ordinária será dia 3 de Setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara (Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana), e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 22 de agosto de 2019
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...
A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...
O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), convocou os demais vereadores para uma sessão extraordinária, realizada para discutir e votar projetos em regime de urgência. Sete legisladores comp...
Os projetos que definem o reajuste nos vencimentos dos funcionários da Câmara e da Prefeitura, deram entrada na Casa durante a sessão ordinária desta semana. O Projeto de Lei (PL), 17/2025, do Exec...
Deu entrada na Câmara, durante a 4ª sessão ordinária do ano, o projeto que determina ações sobre cuidados e especifica regras básica para o bem-estar animal, como a proibição de mantê-los acorrenta...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.