Encontrar medida para diminuir a emissão de poeira na atmosfera sem prejudicar a produção industrial foi o foco principal dos pronunciamentos durante a 18ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, dia 20 de Agosto. Conscientes da importância do setor cerâmico para a economia nacional; e, principalmente para a região de Santa Gertrudes, cidade onde a economia gira quase que totalmente em torno do setor, vereadores buscam unir os envolvidos: empresários, usineiros, entidades representativas dos setores, poder público entre outros; e discutir medidas para diminuir a poluição. Lembrando que, na semana passada, aparelhos instalados no Munícipio para medir o índice de poluição por partículas marcaram 144 ug/m³ (micrograma por metro cúbico), sendo que a qualidade do ar é boa quando não passa de 40ug/m³ e, acima 120 ug/m³ é considerada alerta.
“Não podemos permitir que a situação continue como está, prejudicando as pessoas, mas temos que avaliar os dois lados. Se é inadmissível respirar tanta poeira, também temos que preservar a economia local, o emprego; as indústrias são a base do emprego e da geração de renda, então, precisamos de mecanismos para diminuir a poeira”, analisou o presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), citando algumas medidas cobradas há muito tempo por vereadores, mas que não foram adotadas, como a implantação do projeto “Cinturão Verde” –criar uma “cortina” de árvores para evitar que o material particulado se propague pelo ar -, e o asfaltamento das estradas vicinais por onde trafegam caminhões de argila e cana de açúcar. O Presidente também cobrou melhores condições de trabalho para os caminhoneiros: “eles são importantes, eles levam a matéria-prima até a indústria e o produto final até as revendas, e o preço do frente é miserável”.
Seguindo nas tentativas de asfaltamento da Estrada “José Horácio Pascon”, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), informou que solicitará ajuda ao deputado Baleia Rossi, “bastante influente em Brasília”, para conseguir junto ao Governo Federal, verba para refazer o asfalto da Estrada por onde diariamente, circulam cerca de 2 mil trabalhadores : “todo dia um trabalhador me pede ajuda; está muito perigoso, precisa resolver antes que morra gente no local”.
Outra preocupação do Vereador é a Rodovia “Constante Peruche”, ele afirma que, após as obras, alguns pontos ficaram perigosos devido a falta de passagem para pedestres e alta velocidade dos veículos, citando o trecho entre o Posto Pontilhão e a rotatória de acesso à Cerâmica Villagres, onde já aconteceram acidentes fatais, e sugeriu a instalação de semáforos, faixa elevada ou passagem rebaixada.
Levy Xavier Ferraz (PRB), compartilhou a preocupação com Ratinho, enfatizando que moradores do Jardim Ipês reclamam da falta de segurança, principalmente das crianças que usam a via para chegar às escolas. “A solução mais simples é construir uma passagem elevada”, citou, pedindo uma reunião com diretores do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ratinho acha que é melhor uma audiência com a Superintendência do órgão, em São Paulo, e afirmou que pedirá ao deputado Jorge Caruso que marque o encontro.
José Luis voltou a cobrau reforma da calçada do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; implantação do projeto Praças de Alimentação; e sobre a poluição, lembrou que há 20 anos pede ações para combater a poluição: “infelizmente nós, vereadores, não temos o poder da caneta para realizar as obras; fazemos projetos, mas eles não são implantados”, concluiu.
Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), também entrou no debate sobre poluição, criticou a não implantação de projetos que visam conter a emissão de partículas: “aqui se fala muito e faz pouco; faz 10 anos que o Cinturão Verde foi aprovado e há dois anos a Aspacer disse que ia implantar o projeto, até agora não se plantou uma árvore; o que custa para os empresários ou para a entidade que os representa plantar árvores?”, indagou. Alexandro disse que as boas iniciativas devem ser valorizadas e relatou que visitou a Indústria Formigres e conheceu as iniciativas para diminuir a emissão de poeira. “A empresa implantou dois sistemas: um de fechamento automático das caçambas dos caminhões de argila, que veda 100%, e outro de duchas, que lavam os caminhões após a descarga; eles saem da empresa limpos; estão fazendo a parte deles, um exemplo”, e ainda frisou: “é importante dizer que a indústria cerâmica não poluiu, o problema é o transporte”.
Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), foi à tribuna elogiar os organizadores da Festa da Cidade, e a empresa Latina, pela manutenção da limpeza no recinto do evento: “pela primeira vez teve um funcionário cuidando dos banheiros, a higiene foi perfeita”, e sugeriu que nos próximos, as barracas tenham opção de funcionar ou não em determinados dias da semana, explicando que as pessoas que trabalham nas barracadas tem seus afazeres profissionais durante a semana, ficando cansativo ter que abrir a barraca em dias de pouco movimento.
Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), fez dois questionamentos importantes: ele quer informações sobre a construção de condomínio residencial e instalação da empresa indiana de autopeças na Cidade. “Mais uma vez quero pedir informações sobre o início das obras e previsão de término das casas próprias; as pessoas me perguntam, preciso dar informações e a Prefeitura não me responde”. Sobre a empresa, Totó disse que a vinda foi amplamente divulgada e, há meses, ninguém fala sobre o assunto. “Muitos trabalhadores querem enviar currículos, quero saber: a empresa vem ou não, é simples, só me responder sim ou não, dai eu aviso”. O Vereador relatou que também tem recebido pedidos de reforma na calçada do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, principalmente de moradores do Jardim Bom Sucesso: “dois sacos de cimento resolvem o problema dos cadeirantes, idosos, gestantes e de quem tem dificuldade de locomoção e precisam passar pelo local”; contou que a população elogiou a pintura do prédio do Pronto Socorro e agradeceu a ele por ter intercedido junto ao Prefeito para realizar as melhorias, citando que, além dos pacientes, os profissionais precisam de um local com condições; e cobrou a instalação de um novo toldo na Emeief “Prefeito Antonio Filier”
Encerrando, Totó agradeceu ao chefe de gabinete do Prefeito por avisar sobre a chegada de uma ambulância, comprada com verba de emenda do deputado Celso Nascimento, atendendo pedido dos vereadores da bancada do PSC, e ao presidente da Câmara, por acatar sua solicitação e reativar o Naveg@Santa, sala de inclusão digital, montada no piso inferior do prédio do legislativo para atender a população.
Ordem do Dia
Em segunda votação, foram aprovados três projetos de lei (PLs), todos do Executivo. O PL 27, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura, atendendo recomendação da Promotoria de Justiça, que transforma alguns cargos de confiança, acessíveis apenas a servidores efetivos; o PL 30: dispõe sobre a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, estabelecendo normas gerais com a aplicação dos dispositivos no Estatuto da Criança e do Adolescente; e o PL 31: reestruturando o Conselho Tutelar, adequando ao que dita o Estatuto do Adolescente e as recomendadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Indicações apresentadas solicitam: homenagear a senhora Aparecida Roque Bicesto com nome de rua ou avenida; a obrigatoriedade de “os caminhões de transporte de argila terem um pequeno reservatório de água, que vá molhando o trajeto, a fim de amenizar a poeira” – autoria de Aécio Bisesto (Paraná-PTB). Isaias Lino do Couto (PSC), pede a ampliação da sala destinada à realização de exames do pezinho, cutativos e vacinação, na Policlínica “Manoel Wendel”. Willian Bento (PTB), ratificando pedidos anteriores, solicita a instalação de aparelhos de TV, com conversor digital, nos quartos de pacientes e de médicos, Hospital Santa Francisca.
A próxima sessão ordinária será dia 3 de Setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara (Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana), e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 22 de agosto de 2019
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Encerrada a solenidade de posse dos legisladores, prefeito e vice-prefeito eleitos em 2024, ocorrida no dia 1º de janeiro, os vereadores se reuniram para a eleição da mesa diretora da Câmara para o...
A primeira sessão solene da Câmara marcou a posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em 2024 para o quadriênio 2025-2028. A solenidade foi realizada na manhã do dia 1º de janeiro, no...
Vereadores e funcionários desejam um Feliz Natal e que 2025 seja de paz e saúde.
No dia 1º de janeiro de 2025, a Câmara realiza sessão solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, eleitos no pleito do dia 6 de outubro deste ano, e eleição da mesa diretora da Casa p...
Os vereadores se reuniram para votar os documentos que estavam em tramitação na Casa, atendendo convocação do presidente da Câmara, dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), e aprovaram os três projetos c...
Nesta semana foi realizada a última sessão ordinária do ano, o Legislativo entra recesso obrigatório a partir do dia 15 de dezembro. Os vereadores aproveitaram a oportunidade para desejar à populaç...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.