Notícias



Iluminação e limpeza continuam alvos dos vereadores

Visualize fotos

A falta de manutenção na iluminação e a demora na troca de lâmpadas queimadas - mesmo após o início da cobrança de taxa de serviço – são questionadas há meses durante as sessões da Câmara e, nesta semana, dia 12 de março, não foi diferente. Os vereadores avaliaram a situação como insustentável.

O representante do legislativo no Conselho Municipal de Iluminação, Levy Xavier Ferraz (PRB), ratificou que os vereadores cobram os serviços há mais de um ano e que o “problema já virou novela, cobramos e não temos sucesso, a falta de iluminação afeta a segurança pública”. Levy relatou que a Polícia Militar está fazendo um relatório das lâmpadas queimadas e está sendo atendida pelo Executivo: “nós vereadores estamos sem voz”. O Vereador disse estar confiante que a licitação para contratação de empresa prestadora do serviço aconteça em curto prazo, e pediu um relatório com os números de lâmpadas trocadas, quantidade e valores gastos.

“É justo a população pagar iluminação e não ter; para onde vai o dinheiro? Então, que devolvam o dinheiro”, cobrou Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC); e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), relatou que o Prefeito disse que os envelopes da licitação serão abertos esta semana e que irá verificar.

“Concordo com as palavras de todos”, começou Willian Bento (PTB), bastante descontente com a situação. “Grande parte dos problemas que cobramos aqui são fáceis de resolver e de custo baixo; poderíamos estar usando nosso tempo para buscar coisas maiores; fico travado em coisas pequenas e recorrentes”, desabafou. Willian afirmou ter consciência que a “verba é curta”, mas que os vereadores colaboram, buscam emendas parlamentares, ajudando no orçamento, e continuou: “é desagradável cobrar sempre as mesmas coisas; eu tinha muitas coisas para falar aqui hoje, mas acho que isso é mais importante”, concluiu.

Na ordem do dia foram aprovados, em segunda discussão, os projetos de lei (PLs): PL10, que inclui no calendário oficial o “Dia Municipal das pessoas com deficiência”, autoria dos vereadores Isaias Lino do Couto (PSC) e José Luis Vieira (Ratinho-MDB); o PL 11, do vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), que determina a “fixação nos postos de abastecimento de combustíveis, de cartaz informando, em porcentagem, a diferença de preços entre a gasolina e o álcool”; e o PL 12, instituindo o “Programa de vacinação domiciliar para idosos com mobilidade reduzida”, de Isaias Couto. Em votação única, foi aprova a emenda aditiva ao PL 11, apresentada por Willian Bento, fixando prazo e regras para o projeto, entre elas o prazo de 60 dias para que os proprietários se adequarem às normas.

Em primeira discussão, também foram aprovados os PLs: o 14, alterando dispositivos das leis financeiras, autoria do Executivo; e o 15, apresentado por oito vereadores, criando o “Dia Valtimir Ribeirão”, uma homenagem do ex-prefeito, a ser comemorado no dia 24 de março. O vereador Levy Xavier, único que não assinou o PL, votou contra, sem justificativas.

Ratinho indicou a realização de Programa de Desligamento Voluntário (PDV), para servidores; e troca de lâmpadas no Ginásio “Sebastião Ribeirão”. Levy quer a contratação de quatro fiscais para o departamento de Obras; passe de ônibus gratuito para quem estuda em escolas da região; e, cobertura e bancos nos pontos de ônibus. Totó cobrou revitalização na Praça da Bíblia.

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), solicitou ao Prefeito que traga o Poupantempo Móvel; e construção de canaleta na Avenida Cel Libertário Palumbo” com a Rua “Arnaldo Araújo Pinto”. Alexandro do Iporanga quer o cumprimento da lei que determina o hasteamento da bandeira nacional nas escolas e que seja cantado o Hino Nacional; implantação de viveiro de mudas, para jardinagem e reflorestamento; e a utilização do prédio onde funcionou a Emei “Vera Lúcia Rocha” como ponto de atendimento médico.

Willian Bento reivindicou a instalação do portão lateral da Quadra de Esportes “Archangelo Soave”, que está caído; plantio de grama nas praças: “Carlos Buschinelli”, “Dermeval da Fonseca Nevoeiro”, “José Delmiro Neto” e “João Franco”; instalação de bancos no lado externo do prédio do Núcleo de Promoção Social “João Vitte” e de um posto de atendimento do Cartório Eleitoral; e que as secretarias de Educação e Meio Ambiente realizem atividades voltadas à conscientização e educação ambiental, na semana do dia 22 de março, quando é comemorado o Dia da Água. Em Indicação conjunta, Isaias e Ratinho pedem a instalação de redutores de velocidade na Avenida “João Vitte”.

Na tribuna

Isaias Couto solicitou a troca das placas da Rua Gumercindo Fernando Pereira, que ainda estão identificadas com o antigo nome (Rua 1); a desburocratização para abertura de microempresas, oferecendo um alvará provisório até que cumpram as exigências e a criação de um distrito industrial. O Vereador voltou a cobrar a ampliação da UBS “João Buschenilli”, afirmando que o local não comporta a quantidade de pessoas que procuram atendimento, formando longas filas, e lembrou que a maior parte dos pacientes é formada por idosos.

Ratinho alertou que motoristas não respeitam o sinal vermelho nos semáforos e pede fiscalização; informou sobre mutirão de limpeza na próxima semana; cobrou da população que  colabore em manter a Cidade limpa e que não joguem animais mortos nos contêineres de lixo domiciliar. O Vereador afirmou ser contra o local onde estão instalados os ecopontos: “dentro da Cidade sou contra, tem que colocar afastado, vai causar transtornos para a população”; e, comemorou as obras no Santa Catarina, mas afirmou que falta muita coisa para resolver o problema. O Presidente da Casa concordou e complementou: “é preciso colaboração de todos; a cerâmica e a transportadora instaladas no bairro precisam manter as entradas das empresas em ordem, sem buracos, senão, os caminhões irão sujar as ruas de lama”.

Levy questionou a falta de manutenção nos serviços básicos, relatando que morador do Jequitibás III encontrou uma cobra dentro da sua casa: “isso é consequência da falta de limpeza de ruas e terrenos; peço a Vigilância Sanitária que fiscalize o local”.

Dr. Marcelo elogiou o trabalho realizado pelo Conselho de Segurança (Conseg), e advertiu a população para os perigos da dengue. “Tenho atendido muitos pacientes com quadro virótico e sintomas de dengue, estou preocupado e peço à população que não deixe criadouros do mosquito em suas casas e ruas, vistoriem os quintais e eliminem os possíveis criadouros”.

A falta de garantia nos serviços contratados pela Municipalidade foi alvo do vereador Totó. “O asfalto no Jequitibás foi levado pela primeira chuva que caiu, os serviços não têm garantia? Quero saber o valor pago pelo asfalto. Continua chovendo dentro do Pronto Socorro mesmo após a reforma do telhado, este serviço também não tem garantia?”. Totó afirmou que mato, lixo, entulho e animais mortos jogados nas ruas e terrenos “trazem baratas, ratos, cobras, cobras e outros bichos; precisa fazer a limpeza da Cidade; se não resolverem o problema da sujeira, temos que acionar o Ministério Público”. O Vereador quer saber se o gerador de energia do Hospital está funcionando e cobrou testes periódicos; reivindicou transporte escolar gratuito para quem não tem condições de pagar, afirmando que famílias com condições “e até automóvel na garagem têm transporte gratuito e outras sem condições financeiras não”; a reforma da piscina municipal; e questionou sobre a mudança de data da festa do peão, que normalmente acontece em maio e este ano está marcada para abril.

Alexandro do Iporanga comentou sobre as obras de reparos no Santa Catarina, afirmando que para resolver o problema é preciso tirar os caminhões das ruas e acredita que a melhor solução é a construção de uma marginal, medida reivindicada por ele e Willian, durante participação dos vereadores na Audiência Pública da Artesp: “pedimos à concessionária da Rodovia Washington Luís, a construção de uma marginal, do Santa Catarina até o Jardim D’Itália, além de outros serviços”. Ele contou, ainda, que o valor do pedágio será reduzido. Encerrando, Alexandro explicou que só concorda com empréstimo para obras se o Jardim D’Itália for beneficiado; e cobrou o desassoreamento do Córrego Santa Gertrudes para evitar alagamentos.

A próxima sessão ordinária será dia 19 de março. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 14 de março de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo.

17 de abril de 2025

A Páscoa é uma das festividades mais importantes para o cristianismo. É uma celebração do calendário religioso cristão em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A...

Leia Mais

Refis oferece descontos de até 100%

16 de abril de 2025

Os quatro projetos constantes na ordem do dia da sessão ordinária desta semana receberam aval dos legisladores, junto com requerimentos e moções. Seis documentos foram apresentados na reunião do di...

Leia Mais

PDV e multa para maus tratos, PLs chegam à Câmara

09 de abril de 2025

O projeto que institui o programa de demissão voluntária de servidores do Poder Executivo deu entrada na Câmara na sessão ordinária desta semana, realizada dia 7 de abril. Também foram apresentados...

Leia Mais

76 anos da instalação da Câmara

04 de abril de 2025

Fundada em 1949, no dia 6 de abril era realizada a primeira sessão da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. 76 anos depois e ao longo de 19 legislaturas, os vereadores seguem defendendo os interesse...

Leia Mais

Índice do reajuste repercute na Câmara

27 de março de 2025

Na segunda-feira, 24 de março, os vereadores se reuniram para a 6ª sessão ordinária do ano. O presidente da Câmara, Willian José Bento (PL), agradeceu aos colegas e ao prefeito Lázaro Noé da Silva...

Leia Mais

Câmara sedia Ciclo de Debates do Tribunal de Contas

25 de março de 2025

A sede da Câmara Municipal de Santa Gertrudes foi escolhida para ser palco o próximo Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais, evento organizado pelo Tribunal de Contas do Est...

Leia Mais

 

Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!