Os principais assuntos discutidos durante a sessão ordinária do dia 10 de abril foram a construção de casas no Recanto Flafler e a Estrada Municipal “José Horácio Pascon”. No primeiro caso, vereadores estão preocupados em preservar a área considerada de “nascentes”, além do perigo aos moradores de edificações no terreno; no segundo, a necessidade de tornar a estrada transitável para motoristas e pedestres. Lixo, entulhos, lâmpadas e código de postura são temas que retornaram aos debates.
Voltando ao assunto apresentado por Levy Xavier Ferraz (PRB), na sessão anterior, Ratinho (José Luis Vieira-PMDB) disse que “casas populares são um anseio da população” e pediu ao Secretário de Habitação a previsão de início das construções. Os legisladores apontaram a necessidade de casas que atendam pessoas de baixa renda, mas em áreas que não prejudiquem o meio ambiente. “O que precisa é de construções pela CDHU; vou lutar para que as famílias carentes consigam suas casas, mas antes de construir, espero que se faça um estudo de viabilidade”, afirmou Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), lembrando que a área da antiga Cerâmica São Joaquim, um dos locais apontados para as construções, fica próxima ao Ribeirão Santa Gertrudes e, quando chove, pode alagar.
Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), está preocupado com a situação da “Horácio Pascon”: “a estrada recebeu asfaltamento há pouco mais de seis anos e só tem buraco e mato”. Gordinho ressaltou que é preciso buscar recursos para tornar o local transitável e cobrou a correção do asfalto em todo o percurso, com estrutura que comporte a carga máxima permitida – lembrando que o fluxo de caminhões de transporte de matéria-prima é intenso; sinalização; iluminação; construção de calçadas e faixa para ciclistas. As melhorias são unanimidade entre os vereadores e alguns afirmam que balança para controle de peso de carga é fundamental para manter o piso em bom estado.
Três projetos de lei (PLs) foram votados e aprovados. Em segunda discussão, o PL 6 – proibindo o corte no fornecimento de água nos finais de semana, de Alexandro do Iporanga; e, em primeira, os PLs 7 – implantação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) do funcionalismo, e o PL 8 – convênio com a Universidade de São Paulo (Unesp), para o combate a escorpiões, ambos de autoria do Executivo. O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), comunicou que a Câmara recebeu a minuta do projeto Código de Postura e marcou reunião para começar a discutir o assunto.
Dentre as indicações apresentadas, Willian Bento (PTB), pediu ao Prefeito a compra de uma máquina trituradora de galhos de podas de árvores e solenidade alusiva ao “Dia do Sim”, 17 de outubro, “data em que, em 1948, a população votou pela emancipação da Cidade”; e Alexandro do Iporanga recomendou uma operação tapa buracos na Estrada “Luiz Carlos Azorli”, até a Rua Gumercindo Fernandes Pereira.
Na tribuna, Willian fez agradecimentos às solicitações atendidas e justificou sua ausência na sessão anterior: estava participando do Congresso Paulista de Municípios, realizado em Santos, de onde “trouxe vários aprendizados” e apresentou demandas, entre elas, aparelho de colonoscopia, máquina de cortar galhos e veículo para a Apeac.
Totó voltou a lembrar ao Executivo que o prazo para responder aos questionamentos dos vereadores é de 15 dias; cobrou a falta do leite distribuído aos idosos; rapidez no tratamento de doentes com câncer; e reforçou as solicitações de convênio com clínica para tratamento de dependentes químicos, aulas de reforço escolar, agilidade na troca das lâmpadas queimadas e voltou a criticar o aluguel de veículos pela Prefeitura, o vereador acredita que comprar veículos gera menos gastos e os bens ficam como patrimônio público.
Sobre resposta da empresa Latina, onde afirma que não trabalha com pessoal reduzido, que cumpre as determinações contratuais e não é responsável pela coleta ou destinação de resíduos da construção civil, de sofás, colchões etc., Levy reafirmou que a empresa ficou três meses sem realizar cortes de grama e mato, mas que nos últimos 20 dias os serviços foram retomados.
Ferraz informou que, quando assumiu a Secretaria de Esportes, apresentou ao Prefeito um projeto de viabilidade de compra de equipamentos para a academia municipal e foi atendido: “em 40 dias o material estará à disposição”. Ele solicitou ao atual Secretário que adeque o local para receber os aparelhos. O Vereador ainda relatou reclamação da população de que o espaço atrás da quadra do Ginásio de Esportes “Francisco Marigo” está sendo usado para consumo de entorpecentes e pede providências.
Levy também apontou alguns avanços da Cidade, principalmente referentes ao meio ambiente, citando o tratamento de água e coleta e tratamento de esgoto, que disse ser referência para muitas outras cidades e, foi lembrando por Ratinho que Santa Gertrudes é uma das poucas cidades do Brasil 300% (100% de água e de esgoto tratados e 100% de esgoto coletado).
Alexandro contou que ele e o vereador Isaías Couto (PSC), fizeram uma inspeção em toda Cidade e encontram 40 lâmpadas queimadas. “Fui informado que a Prefeitura fez um balanço que apontou mais 100 lâmpadas precisando de troca; grande parte do serviço foi executado e, até o final desta semana será concluído, depois só manutenção normal”, concluiu. Encerrando, Gordinho deixou claro à população que é favorável à “lei do pancadão”, que proíbe som alto em vias públicas. O projeto ainda não chegou à Câmara.
A próxima sessão ordinária será dia 17 de abril. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.
Silvia Araujo – MTB. 16.659
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes
Publicado em: 12 de abril de 2018
Publicado por: Silvia Araujo
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
O plenário da Câmara foi palco de sessão de homenagens propostas pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), que enaltecem a demonstração de fé de romeiros de Santa Gertrudes que se dirigiram...
Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta semana, a Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estima receita de mais de R$ 240 milhões, 14.2% acima do previsto para este ano (R$ 211 milhõ...
Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...
Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...
Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...
A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.