Notícias



Ano novo, problemas velhos. Vereadores cobram limpeza na Cidade

Visualize fotos

O ano legislativo teve início nesta terça-feira, 6 de fevereiro e, na tribuna uma unanimidade: a necessidade de melhorar o serviço de limpeza urbana. Os vereadores solicitaram a limpeza de terrenos, calçadas e outros espaços, e de bocas de lobo. Os dois assassinatos e explosão de caixa eletrônico de banco, ocorridos no final de semana, também foram discutidos.

O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), informou que o Legislativo apresentou ao Ministério Público, representação contra o Governo de São Paulo, solicitando o envio de vacinas contra a febre amarela para o Município; e que o departamento Jurídico da Casa está avaliando se tem amparo legal para apresentar outra representação, dessa vez contra a BRK Ambiental. A iniciativa visa atender reivindicação da população para reduzir o preço da água, principalmente dos pequenos comércios. Hoje, a cobrança da água é feita dentro de faixas de consumo e, a Câmara acredita que, se existirem mais faixas, o consumidor pagará um valor próximo do volume consumido.

Na primeira sessão do ano foram apresentadas 31 proposituras e aprovado um projeto de lei (PL), autorizando o Executivo a subvencionar as entidades: Associação de Pais, Empresários e Amigos da Criança “José Maria Paraluppi” (Apeac), Lar dos Velhinhos de Santa Gertrudes, Federação de Bandeirantes do Brasil e Associação Beneficente Solidária das Acácias (ABSA).

Foram aprovados requerimentos solicitando ao Prefeito informações detalhadas (local, número de empregos e sistema tributário que será gerado) sobre a empresa multinacional em instalação na Cidade (autoria do Dr. Marcelo); à BRK Ambiental se possui plano de expansão dos serviços prestados, capacidade em atender aumento do consumido devido ao crescimento residencial e industrial, e sobre histórico de punições a médico por atrasos e faltas (Willian José Bento-PTB, Alexandro Souza Vieira - Alexandro do Iporanga e Isaias Lino do Couto – ambos do PSC).

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) apresentou indicação cobrando do DER iluminação na nova rotatória da SP 310; Alexandro reivindicou instalação de guard-rail ou mureta de concreto no Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, reforma e colocação de gradil na quadra poliesportiva do Jardim Luciana e estacionamento no formato 45 graus próximo à Praça “Dermeval da Fonseca Nevoeiro Júnior”; Aécio Bisesto (Paraná-PTB) indagou o porquê de os moradores precisarem comprovar três meses de residência para serem atendidos nas Unidades de Saúde, e pediu um médico para atendimento em tempo integral na UBS do Jequitibás; Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) quer ser informado do cronograma de trabalho da empresa Latina; Willian indagou a possibilidade de a Prefeitura firmar convênio com a Fundação de Saúde de Rio Claro para realização de exames médicos em unidades móveis.

Na tribuna, os vereadores reclamaram da falta de limpeza na Cidade, citando vários pontos onde a situação está crítica. “Tem buraco, mato, lixo e entulho, a situação está preocupante; a Prefeitura precisa enviar o código de postura urgente”, relatou Bento. “A empresa [Latina] recebe e tem que fazer bem o serviço”, afirmou Totó. “Toda sessão os vereadores estão cobrando limpeza, vamos convidar o responsável para vir aqui explicar”, sugeriu José Luis Vieira (Ratinho-PMDB). Gordinho desabafou: “em todo lugar que você vai tem entulho jogado; só limpa quando a gente reclama?”. “Perguntei para um funcionário da Latina e fui informado que são seis roçadores, mas um está em férias e outro de licença, então, tem que contratar temporários; dinheiro público tem que ser bem aplicado”, disse Alexandro.

Willian Bento informou que, juntamente com representante da Aspacer, do vice-Prefeito e do secretário de Habitação, esteve em reunião com o vice-governador do Estado – Márcio França, onde reforçou a necessidade de asfaltamento das estradas vicinais e solicitou um veículo para a Apeac. Entre vários pedidos do Vereador estão: a instalação de três ecopontos; vagas para gestantes, placas de ruas e de alerta, e melhorias nas instalações da escola de ginástica olímpica.

A falta de medicamentos, desta vez para bronquite e asma, de clínica para tratamento de dependentes químicos, necessidade de aumento do efetivo da Guarda Municipal, falta de iluminação e de motorista para transportar pacientes, são algumas das reclamações apresentadas por Totó. Ratinho disse que começa o ano cobrando solução para os mesmos problemas do ano passado: “os moradores do Santa Catarina continuam convivendo com poeira ou lama; os projetos Cinturão Verde - para controlar a poluição -  e Praças de Alimentação, e a cobrança de tributos por cartão de débito ou crédito – como forma de diminuir a inadimplência, ainda não foram implantados.

O Jardim D’ Itália foi um dos “alvos” do vereador Gordinho. “Até quando os buracos vão continuar? Os acessos estão cada vez piores. Quem vai querer implantar sua empresa lá? Tem que acionar o loteador e, se ele não resolver, proibir de fazer novos”, afirmou, lembrando que nas próximas semanas deve dar entrada na Casa o Código de Postura, projeto que determinará direitos e deveres de todos. “Este projeto é muito importante, vamos convidar a população a participar das decisões importantes”, disse Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB).

Alexandro parabenizou o Prefeito por “trazer uma grande empresa para Santa Gertrudes”, e afirmou que os dois projetos que chegarão para análise e votação – Mobilidade Urbana e Código de Postura – têm que ser “muito bem estudado”, e os vereadores têm que ter tempo suficiente para analisá-los.

Washington agradeceu o “empenho” do Prefeito. “Ano passado pedi para trazer novas empresas, diversificar o parque fabril, e tivemos a felicidade da chegada de uma multinacional, que seja a primeira de várias”, comemorou. Ele relatou algumas solicitações apresentadas: a criação de uma incubadora de empresas, de um mini distrito industrial e um posto do Sebrae. “Estas medidas ajudariam a atrair novos investimentos”. Finalizando, Washington solicitou duplicação do pontilhão próximo à Estação de Tratamento de Água.

Devido ao feriado de Carnaval, no dia 13 não haverá sessão ordinária, que retorna no dia 20 de fevereiro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 09 de fevereiro de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Romeiros recebem moções

21 de novembro de 2024

O plenário da Câmara foi palco de sessão de homenagens propostas pelo vereador Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), que enaltecem a demonstração de fé de romeiros de Santa Gertrudes que se dirigiram...

Leia Mais

Tramitação da Loa é concluída

21 de novembro de 2024

Os vereadores aprovaram, na sessão ordinária desta semana, a Lei Orçamentária Anual de 2025. A proposta estima receita de mais de R$ 240 milhões, 14.2% acima do previsto para este ano (R$ 211 milhõ...

Leia Mais

Vereador pede convênio para atender urgências

13 de novembro de 2024

Dois pedidos ao Prefeito marcaram os pronunciamentos na tribuna durante a 26ª sessão ordinária: Sivaldo Elias (Sivaldo da Água-PP), aponta a importância de o Município firmar convênio com clínica v...

Leia Mais

Projetos propõem verbas extras para a Saúde

07 de novembro de 2024

Dois projetos de lei (PLs), abrindo créditos especiais no orçamento municipal, deram entrada na Câmara durante a sessão ordinária desta semana, realizada dia 4 de novembro. Os documentos injetam ma...

Leia Mais

Aprovada regulamentação para uso de estádios

24 de outubro de 2024

Atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para o Prefeito regulamentar o uso dos espaços públicos, o chefe do Executivo protocolou na Câmara um projeto de lei s...

Leia Mais

BRK: datas de pagamento podem ser alteradas

17 de outubro de 2024

A mudança nas datas de cobrança da conta de água e esgoto tem ocasionado transtornos e alguns consumidores reclamam por ter de pagar duas contas no mesmo mês. O assunto foi explanado na tribuna, du...

Leia Mais

 

Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!