Audiência pública apresenta Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) para Santa Gertrudes foi apresentado na terça-feira, dia 30 de janeiro, às 19 horas, em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal. Mesmo quem não esteve da audiência ainda pode participar enviando sugestões à Prefeitura até a próxima semana, quando projeto será concluído e enviado à Câmara para análise, apresentação de emendas - se necessário - e votação. O PMU é exigido por lei para cidades com mais de 20 mil habitantes.

O advogado Vítor Piovezan, consultor e elaborador do projeto, foi quem apresentou e explicou os tópicos do Plano. Ele enfatizou que o PMU é um trabalho que terá visibilidade em logo prazo, “foi feito pensando no futuro e não tem como objetivo estabelecer penalidades e, sim uniformizar o que for realizado daqui para frente”. Dentre os itens que constam no Plano estão a padronização de calçadas, definição de ângulo máximo de inclinação para rampas, acessibilidade total para portadores de deficiências e pessoas com dificuldade de locomoção, entre vários. “Não tem como mudar o que já está feito, mas vamos criar mecanismos para que os futuros loteamentos, edificações, espaços públicos ou privados sejam feitos dentro das especificações definidas”, concluiu.

Nas diretrizes e objetivos do Plano também estão: estruturar e equilibrar o fluxo de tráfego da rede viária; preservar a integridade das zonas residenciais; garantir locomoção com segurança e fluidez; e privilegiar o uso das vias pelos pedestres. O documento propõe um sistema de ciclovias; revitalizar a área central; construção de calçadas em concordância com a Norma Técnica Brasileira – ratificando que calçadas são prioritárias para a circulação de pedestres, e uma reengenharia de trânsito. Outra determinação é que os polos geradores de tráfego, como escolas, grandes comércios, shoppings, indústrias etc., deverão oferecer estacionamentos internos.

O Plano de Mobilidade Urbana tem capítulos específicos para transporte coletivo, de escolares, de cargas e táxis. “A administração pública deverá estabelecer uma estratégia para a circulação de cargas em geral, visando reduzir seus impactos sobre a circulação viária, meio ambiente e vizinhança, promovendo o controle, monitoramento e fiscalização”. O que acontecerá é que o transporte de carga terá medidas reguladoras, como: definição de rotas, horários específicos para o tráfego, bem como restrições de tonelagem.

Participaram da Audiência Pública os vereadores: Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) - presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Godinho-PTB), Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB), Reginaldo Pereira da Silva (Totó), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga) e Isaias Lino do Couto – todos do PSC, e Willian Bento (PTB). Também estiveram no Plenário da Câmara, o prefeito Rogério Pascon; o vice-prefeito, Glalson Chamon; o chefe de gabinete, Miguel Ribeirão; os secretários municipais: Vivian Filier – Saúde, Levy Xavier Ferraz – Esportes, Dinael Eduardo Mariano (Jin Jones) – Segurança; Nivaldo Rocha – assessor da presidência da Câmara, Gerson Ribeiro – diretor do Demutran, Valdemar de Souza Oliveira (Mazinho) – diretor Transportes, e Aline Arthur – chefe de Gabinete; além de equipe da Câmara, Prefeitura e populares.

Publicado em: 02 de fevereiro de 2018