Balanço 2017. Mesmo em época de crise, resultado é positivo

Antes do início do ano legislativo, que começa em fevereiro, a Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes fez um balanço dos trabalhos durante 2017. O ano foi difícil. O Brasil viveu uma crise econômica e política com reflexos em todos os municípios, alto número de desemprego e queda de arrecadação. Mas, apesar dos problemas, o período foi avaliado como positivo, de muito trabalho e algumas conquistas relevantes e contenção de despesas. “Fizemos uma administração enxuta - que teve total apoio dos vereadores - com corte de gastos e compras por meio de pregões, o que levou a uma econômica importante”, avalia o presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), que no final do ano devolveu à Prefeitura, mais de R$ 1,5 milhão.

O valor da devolução foi significativo, principalmente levando-se em conta que, desde dezembro de 2016, o legislativo gertrudense funciona em nova sede, mais ampla e que precisou ser equipada durante o ano passado, elevando os gastos. “Entendemos a necessidade de trabalhar com o mínimo de verba possível e conseguimos devolver dinheiro à Prefeitura para ser injetado na saúde”, afirma Dr. Marcelo.

Na área de saúde, o convênio com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde), aprovado pela Câmara em maio, foi uma das principais ações do ano. “O Cismetro é uma opção para a saúde; os atendimentos aqui em Santa Gertrude e na Santa Casa de Rio Claro continuam e são a primeira opção; o que aprovamos é um caminho para acabar com as filas de espera, não podemos pactuar com pacientes esperando meses e até anos para realizar algum procedimento”, afirmou o Presidente da Câmara, na durante sessão quando a parceria foi aprovada.

A iniciativa deu bons frutos. As filas diminuíram sensivelmente, foram realizados também mutirões de catarata e hérnia, que reduziram quase a zero as filas de espera por estes procedimentos. “Humanizamos os atendimentos”, disse o Presidente.

Números

Durante o ano passado foram realizadas 29 sessões ordinárias e 16 extraodinárias. Os nove vereadores que compõem o legislativo apresentaram 384 proposituras, sendo 307 indicações; uma moção; um decreto legislativo; três projetos de resolução, 66 requerimentos e seis projetos de lei. Os vereadores também analisaram e votaram outros 28 projetos de lei enviados pelo Executivo, totalizando 412 proposituras.

Conquistas

Dentre muitas solicitações ao Prefeito e verdadeiras caravanas em busca de recursos junto aos governos estadual e federal, os vereadores citaram algumas conquistas.

A bancada do PSC na Câmara, formada por Reginaldo Pereira da Silva (Totó), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga) e Isaias Lino do Couto (PSC), aponta as emendas parlamentares: R$ 160 mil, enviada pelo deputado Celso Nascimento para obras de asfaltamento; R$ 300 mil para obras de infraestrutura nos bairros Jardim Ipês e Jequitibas III (do deputado Gilberto Nascimento, já empenhada aguardando liberação do governo federal); e a conquista de um veículo para transporte de pacientes que necessitam de atendimento em outras cidades - a verba está prevista no orçamento estadual para este ano (2018), também do deputado Celso Nascimento.

Totó ainda relata que a melhoria na iluminação da rotatória do Jardim Paulista e Parque Industrial e na Rua Santa Izabel, foram ações importantes para a segurança. Alexandro cita a vinda de base odontológica móvel para atendimento nos bairros, outro trabalho junto ao deputado Gilberto Nascimento; e o vereador Isaias anota a destinação de kits odontológicos para Santa Gertrudes (deputado Paulo Freire) e emenda de R$ 102 mil – da deputada Marta Costa (verba também prevista no orçamento deste ano).

Defendendo o lema que “vereador bom é aquele que vai em busca de recursos”, José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) informa a emenda enviada pelo deputado Jorge Caruso como uma das principais conquistas. “Caruso é um deputado bastante atencioso com Santa Gertrudes. Sabendo das carências, atendeu nosso pedido e destinou R$ 300 mil que foram aplicados na saúde”, afirma Ratinho.

Aécio Bisesto (Paraná-PTB) fez dezenas de solicitações e relata que ficou bastante satisfeito quando conseguiu transporte para os alunos que estudam na Escola “Pedro Raphael da Rocha”, informando que os estudantes moram em diversos bairros e não tinham transporte para chegar à Escola. “Hoje, os alunos dos três períodos têm como ir à escola com segurança e abrigados do sol e da chuva”, afirmou.

Washington Luiz Pereira (Washington dos Vasos-PSDB) comemora a notícia divulgada pelo prefeito Rogério Pascon da chegada de uma nova empresa – uma multinacional indiana que produz peças para a indústria automobilística. Por diversas ocasiões, o Vereador solicitou ao Executivo que buscasse novas empresas para diversificar o parque fabril, gerando novos empregos; como também, vem pedindo a criação de uma incubadora de empresas e de um mini distrito industrial.

Publicado em: 02 de fevereiro de 2018