Notícias



Legisladores pedem explicação sobre leilão

Visualize fotos

Alvo de agradecimentos pela construção e críticas pela altura, a lombada na Avenida Nossa Senhora do Carmo passará por adequação na quinta-feira (10 de Setembro). A informação é do presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB). Vereadores levaram até o Executivo a reclamação de quem transita pelo local, alertando que a lombada está muito alta o que pode levar a danos nos veículos.

Durante a 16ª sessão ordinária, realizada dia 8 de Setembro, vereadores cobraram do prefeito Rogério Pascon informações sobre o terreno onde está localizado o Ginásio de Esportes, estacionamento e campo de areia próximos ao prédio da Prefeitura, que segundo comentários, serão leiloados. A notícia pegou os legisladores de surpresa, eles querem explicações formais do chefe do Executivo.

A solicitação está documentada no requerimento 16/2020, autoria de Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC). “Considerando que a Prefeitura usa os espaços do estacionamento, Ginásio de Esportes Sebastião Ribeirão e campo de areia; e que chegou ao conhecimento que esses espaços serão colocados em leilão, pela Cesp ou Elektro”, solicito informações se os terrenos “pertencem ao Município”. O Vereador também cobra “medidas que o caso requer”. O documento foi aprovado por unanimidade.

“Precisamos ter conhecimento da situação para informar a população quando formos questionados. Falta transparência do Executivo com os membros desta Câmara”, reclamou Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC). José Luis Vieira (Ratinho-MDB), concordou: “nesta Cidade, algumas coisas pegam a gente de surpresa. Às vezes, a informação que devia ser passada pelo Executivo, chega até nós, vereadores, pelas redes sociais; muitas pessoas estão nos questionando e precisamos ter informações fundamentadas sobre a real situação dos espaços”.

“Também fiquei sabendo que o terreno do Ginásio vai a leilão; é um descaso total com o bem público”, afirmou Levy Xavier Ferraz (Republicanos), relatando que no período em que esteve à frente da Secretaria de Esportes, 2017, “avisei ao Prefeito que o Ginásio não tem documentação, e outros prédios públicos também não; documentação é prioridade”.

Em sua fala na tribuna, Alexandro do Iporanga cobrou da BRK Ambiental que volte a realizar a leitura do hidrômetro para calcular o consumo de água (desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, os leituristas não estão entrando nas residências para anotar o consumo), explicando que em sua residência, após leitura, o consumo foi menor: “os funcionários devem tomar os cuidados necessários, mas é importante voltar a leitura, porque as contas estão chegando muito altas, tem que pagar o que é justo”. Levy disse ter passado pela mesmo experiência: “o consumidor tem que ficar atento e qualquer irregularidade, reclamar na BRK”.

Alexandro voltou a questionar qual o motivo da falta de remédios e a data prevista para início do recapeamento no Jardim D’ Itália; e contou que começaram as obras da galeria no Jequitibás.

Ratinho argumentou a “falta de divulgação pelo Executivo do trabalho do Legislativo”, afirmando que os vereadores trazem verbas que ajudam o Prefeito a realizar as obras e administrar a Cidade: “conseguimos várias emendas para a Saúde, infraestrutura e demais setores, mas quando o serviço é concluído, ninguém fala de onde veio o dinheiro”. O Vereador afirmou que até o mês de Dezembro, quando termina o mandato, seguirá cobrando o recapeamento da Estrada Horácio Pascon; pediu medidas para reduzir a velocidade dos veículos e diminuir a quantidade de acidentes nas ruas do Santa Catarina; reparos na passarela da Avenida Orlando Pereira para conter o acúmulo de água; e sugeriu que o serviço de cata treco seja intensificado, recolhendo material em intervalos menores, evitando o acúmulo de entulhos.

“Estou com você, Zé Luis, nó fazemos nosso trabalho e não temos reconhecimento; pessoas que nem fazem parte da Administração falam que fizeram esta ou aquela obra, mas tudo bem, o importante é que algumas obras foram feitas, outras em andamento e isso melhora a infraestrutura da Cidade”, opinou Levy, citando que a galeria em construção no bairro Jequitibás é de “extrema necessidade”, e comentou que foi verificar a obra e ficou surpreso pelo fato de o encarregado não estar com o projeto e mãos: “tem de seguir o projeto para que o serviço seja bem feito; peço que enviem o projeto para a Câmara, vou acompanhar e preciso ter o projeto’. Levy também pontuou: “o final da galeria está 200 metros antes do leito do rio, é muito volume de água, tem que ir até o meio do rio para não causar erosões”.

Ferraz argumentou que as lombadas são necessárias para conter a velocidade dos veículos, “mas tem que ter padrão, seguir normas; não pode ser muito alta e raspar embaixo dos carros, se o proprietário tiver o veículo danificado, vai acionar a Prefeitura para reparar o estrago; falta acompanhamento técnico” e, em alguns pontos, Levy sugere a construção de faixas elevadas. No Santa Catarina, segundo o Vereador, a melhor opção para diminuir a poeira é desviar o trânsito pesado, com a construção de uma via marginal; e finalizou ratificando o pedido junto à BRK Ambiental para voltar com o atendimento presencial ao consumidor.

Totó agradeceu ao Prefeito pela troca do telhado e toldo do Pronto Socorro, mas reclamou: “e o estacionamento? O serviço foi pago e precisa ser refeito, não pode esperar acabar a garantia”. Mais uma vez cobrou explicações sobre a falta de remédios; pediu a construção de lombada na Rua Cordeirópolis; troca de lâmpadas queimadas no Espaço Ruy Raphael da Rocha; solicitou reunião com vereadores, Prefeito e diretoria da BRK para “explicar os valores cobrados pela água”; questionou o Procon sobre o aumento do preço dos produtos da cesta básica; e sugeriu que a Avenida Benedita Arthur, no Jequitibás II, seja molhada constantemente: “a lombada no Jequitibás ficou boa, mas sé preciso jogar água naquela Avenida para diminuir a poeira”.

O presidente da Câmara apresentou Indicação, solicitando a instalação de lixeiras no Parque Ruy Raphael da Rocha, justificando que a população precisa ter um local apropriado para descarte de lixo.

A próxima sessão ordinária será dia 15 de Setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 10 de setembro de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Cobranças marcam os trabalhos da semana

17 de setembro de 2020

A falta de conjuntos habitacionais para atender famílias de baixa renda, os preços cobrados pela água e os loteamentos criados sem atender a lei que determina que todo novo loteamento tenha áreas s...

Leia Mais

Estrada: Vereadores querem asfalto antes das chuvas

03 de setembro de 2020

O motivo da falta de medicamentos, conclusão do asfaltamento na Horácio Pascon, reparos no prédio e estacionamento do Hospital, aumento da capacidade do Cemitério e precatórios foram as principais...

Leia Mais

PL que altera lei de zoneamento dá entrada na Câmara

20 de agosto de 2020

Deu entrada durante a 14ª sessão ordinária, realizada dia 18 de Agosto, o Projeto de Lei 28/2020, que introduz nova redação para o zoneamento descrito na Lei Complementar 1883/2002, sobre o Plano D...

Leia Mais

Presidente adia obra para injetar dinheiro da Saúde

13 de agosto de 2020

A obra para reparos no telhado do prédio da Câmara, prevista para acontecer ainda este ano, foi adiada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em virtude da pandemia pelo no...

Leia Mais

Estrada: vereadores retomam cobrança por asfalto

06 de agosto de 2020

O recesso obrigatório do legislativo terminou e, com a volta das sessões ordinárias, legisladores retomam os pedidos de asfaltamento da Estrada Municipal José Horácio Pascon. A Prefeitura realizou...

Leia Mais

Aprovados mais de R$ 330 mil no orçamento

15 de julho de 2020

Deram entrada durante sessão extraordinária realizada dia 14 de Julho, quatro projetos de lei (PLs), todos de autoria do Executivo, abrindo crédito especial no orçamento, destinados à Secretária de...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.