Notícias



Pandemia: Legislativo e Executivo discutem ações

Visualize fotos

Vereadores, Prefeito e Secretária de Saúde se reuniram para discutir as ações elaboradas no combate ao novo coronavírus. O encontro foi proposto por alguns vereadores e acatado pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), que convidou Rogério Pascon e Vivian Filier para atualizar os dados da pandemia no Município, além de esclarecer os procedimentos utilizados no setor da Saúde. O encontro foi realizado 25 de Junho, na sede do Legislativo, seguindo as determinações e distanciamento.

Como na grande maioria das cidades do interior, Santa Gertrudes tem verificado aumento significativo no número de contaminados, por isso, a recomendação é que a população siga em isolamento social e, quando precisar sair de casa, use máscara e mantenha distanciamento. Lembrando que o uso de máscara em locais públicos, como ruas, comércio, empresas etc., é exigido por lei estadual e, de acordo com a determinação divulgada no dia 29 de Junho, a partir de 1 de Julho, quem for flagrado sem máscara em espaços públicos será multado em R$ 500; estabelecimentos comerciais serão multados em R$ 5 mil por cada pessoas que estiver sem a proteção. A fiscalização será feita pelos órgãos de vigilância sanitária do Estado e dos municípios. Segundo o governador João Dória, o valor arrecadado será revertido ao programa Alimento Solidário que distribui refeições para pessoas carentes.

Vereadores apresentaram as dúvidas da população ao Prefeito e Secretária. Uma das indagações constantemente feitas aos legisladores é sobre a não testagem em massa da população e a não realização de testes em pessoas que procuram os postos de saúde e pronto socorro informando contato com contaminados e com sintomas da Covid.

A explicação de Vivian Filier é que existe um protocolo a seguir, que é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para que o resultado do exame seja eficaz, é preciso ser feito entre o quarto e o sétimo dia após os primeiros sintomas, se não fizer neste período pode dar resultado falso e isso não interessa nem ao paciente, nem aos profissionais que farão o acompanhamento. “A orientação dada a quem procura atendimento com suspeita de Covid e sem sintomas graves, é ficar em isolamento domiciliar e, se o quadro sofrer alguma alteração, deve procurar atendimento”, explica Vivian.

Sobre a testagem em massa, a Secretaria afirma que a medida não ajuda na prevenção, “só serve para estatísticas”, ratificando que os testes têm que ser feitos no período informado para que o resultado seja confiável.

Outra pergunta apresentada é se a pessoa que está em isolamento domiciliar é acompanhada por equipe de saúde, e a informação é que se o paciente apresentar sintomas leves é medicado, mas o acompanhamento direto de todos não é possível devido à falta de profissionais no quadro da Prefeitura. Pascon disse que até poderia contratar mais funcionários, mas não existe disponibilidade no mercado de profissionais capacitados interessados em atuar na área da Saúde neste momento, “falta recurso humano”. Outro ponto importante e preocupante discutido é a falta de alguns medicamentos na rede pública. “Peço que tenham um pouco de paciência, se algum remédio estiver em falta não é que a Prefeitura não comprou ou que a empresa vencedora da licitação não queira entregar, não existe no mercado, o consumo foi muito grande e não tem matéria-prima para fabricação, estão esgotados até nas farmácias comerciais”, relatou o Prefeito.

Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PL), também pediu compreensão e paciência com os profissionais de saúde. “Estes profissionais estão trabalhando incansavelmente e sob tensão total, no foco do problema; são humanos, estão com medo de se contaminar e de contaminar suas famílias, então, só procure uma unidade de saúde se for caso de urgência, evite o máximo possível, quanto menos pessoas circulando nos postos e hospital, menor a chance de contaminação”, alertou.

Segundo Vivian Filier, o Município adquiriu dois mil testes da Covid-19 e recebeu outros 500 testes do Governo Federal, e até o momento, cerca de 800 pessoas foram testadas. O chefe do Executivo prosseguiu informando que todos os profissionais das áreas da Saúde e Segurança foram testados e os comércios essenciais, que permanecem abertos, são fiscalizados e orientados a seguir as normas de segurança.

Finalizando, o Pascon voltou a pedir a colaboração da população nos cuidados para evitar a contaminação, lembrando que os leitos em UTI, disponíveis para Covid, estão praticamente esgotados na região e o número de pacientes contaminados pelo novo coronavírus, internados em unidades de terapia intensiva sobe diariamente. Vivian enfatizou que qualquer procedimento no tratamento da Covid ou de outras doenças é determinado pelo médico, de acordo com cada caso.

As pessoas podem ajudar a evitar o avanço do vírus seguindo em isolamento social e usando máscaras quando precisar sair de casa. Quem quiser denunciar festas ou outras aglomerações deve ligar para a Guarda Civil Municipal, o número é 153. De acordo com o guarda Elielto Lima, quando a GCM é chamada, seguindo determinação do Executivo, uma equipe vai até o local e, constatada a desobediência, o responsável é autuado.

Além do Presidente da Câmara, Prefeito, Secretária de Saúde e dr. Marcelo, participaram da reunião os vereadores: Aécio Bisesto (Paraná-PTB), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Isaias Lino do Couto (PSC), Levy Xavier Ferraz (Republicanos), Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) e Willian Bento (PTB). Nivaldo Rocha, assessor da presidência da Câmara, acompanhou a reunião.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 29 de junho de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Cobranças marcam os trabalhos da semana

17 de setembro de 2020

A falta de conjuntos habitacionais para atender famílias de baixa renda, os preços cobrados pela água e os loteamentos criados sem atender a lei que determina que todo novo loteamento tenha áreas s...

Leia Mais

Legisladores pedem explicação sobre leilão

10 de setembro de 2020

Alvo de agradecimentos pela construção e críticas pela altura, a lombada na Avenida Nossa Senhora do Carmo passará por adequação na quinta-feira (10 de Setembro). A informação é do presidente da Ca...

Leia Mais

Estrada: Vereadores querem asfalto antes das chuvas

03 de setembro de 2020

O motivo da falta de medicamentos, conclusão do asfaltamento na Horácio Pascon, reparos no prédio e estacionamento do Hospital, aumento da capacidade do Cemitério e precatórios foram as principais...

Leia Mais

PL que altera lei de zoneamento dá entrada na Câmara

20 de agosto de 2020

Deu entrada durante a 14ª sessão ordinária, realizada dia 18 de Agosto, o Projeto de Lei 28/2020, que introduz nova redação para o zoneamento descrito na Lei Complementar 1883/2002, sobre o Plano D...

Leia Mais

Presidente adia obra para injetar dinheiro da Saúde

13 de agosto de 2020

A obra para reparos no telhado do prédio da Câmara, prevista para acontecer ainda este ano, foi adiada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), em virtude da pandemia pelo no...

Leia Mais

Estrada: vereadores retomam cobrança por asfalto

06 de agosto de 2020

O recesso obrigatório do legislativo terminou e, com a volta das sessões ordinárias, legisladores retomam os pedidos de asfaltamento da Estrada Municipal José Horácio Pascon. A Prefeitura realizou...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.