Notícias



Água: uso consciente e campanha de orientação

Visualize fotos

Devido às constantes reclamações de usuários sobre o preço cobrado pela água, o vereador Levy Xavier Ferraz (Republicanos), fez uma pesquisa de preços e constatou que os preços são similares, apenas uma das cidades da região cobra valores abaixo dos praticados em Santa Gertrudes, e sugeriu à BRK Ambiental, responsável pela distribuição, realize campanhas educativas de conscientização do uso racional da água.

O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), constantemente cobra da BRK preços mais justos, relatando reclamações de famílias que pagam valores altos. “Tem que abaixar o preço, tem casas com duas pessoas e a conta chega alta, 350 Reais; precisa instalar os aparelhos de bloqueio de ar e gostaria que o Prefeito e a BRK viessem aqui [na Câmara] explicar o que está acontecendo”, cobrou Totó durante a sessão desta semana.

Levy acredita que falta orientação: “é importante fazer campanhas educativas para ajudar o munícipe a gastar menos”, enfatizou. Ainda sobre água, o Vereador contou que visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA), e indagou se a BRK realiza análises periódicas da água do Córrego Caju, relatando que houve morte dos peixes em lagoa próxima e está preocupado que ocorra vazamento de água contaminada na água captada para distribuição à população.

O presidente da sessão, vereador José Luis Vieira (Ratinho-MDB), atual vice-presidente, que assumiu os trabalhos enquanto o presidente Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), se restabelece de cirurgia, também comentou as reclamações. “Não pode desperdiçar água, nem energia; é preciso economizar, fechar as torneiras, apagar as luzes quando sair do cômodo. 20 anos atrás, não tínhamos água; mesmo em época de chuvas, bairros inteiros ficavam sem abastecimento, impedia até o crescimento da Cidade; hoje, não falta nem em período de estiagem, temos que por tudo isso na balança”, e avisou: “daqui a sete anos, o contrato com a BRK poderá ser renegociado, quem for vereador terá esta opção”. Ratinho afirmou: “temos que justificar nossas ações, sempre tomei decisões pensando no bem coletivo, quando votei a favor da concessão, achei que era a melhor alternativa; trabalho para o povo, busco emendas, e sempre que possível elas são direcionadas para a Saúde, que acho fundamental”, concluiu.

Na ordem do dia da 2ª sessão ordinária do ano, realizada dia 11 de Fevereiro, foram aprovados, em primeira discussão, os projetos de lei (PLs): PL 11, que estabelece normas especiais para funcionamento de bares e similares - autoria do vereador Isaias Couto (PSC); o PL 12, que ajusta os vencimentos dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde ao piso nacional, R$ 1.400,00; o PL 13, implantação do Programa de Desligamento Voluntário dos Empregados Públicos da Prefeitura (PDV); e o PL 14, que solicita autorização para a Prefeitura firmar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), todos de autoria do Executivo. Os projetos foram aprovados em segunda votação, em sessão extraordinária, realizada dia 12 de Fevereiro, às 15 horas.

O PL 10, sobre isenção de impostos previstos na Lei Municipal 2593, de 2015, sobre política de incentivos e desenvolvimento social, e cria o Programa de Desenvolvimento Econômico e Social, garantindo investimentos e empregos gerados na Cidade (do Executivo), foi retirado da pauta por estar em análise na Comissão de Justiça e Redação. O Presidente solicitou urgência aos membros, “devido à abertura de cerca de 300 novas vagas de empregos”.

Em votação única, foram aprovados seis projetos. Os projetos de decreto legislativo 01, 02 e 03, apresentados por José Luis Vieira, e o 04, de Aécio Bisesto (Parana-PTB), concedendo títulos de Cidadãos Santa-gertrudenses aos senhores: Valdemar de Souza Oliveira, Nelson Domingues, Carlos Alberto do Carmo e Sebastião Lacerda Moraes; o projeto de resolução 01, da mesa diretora, estabelecendo regras para o uso do plenário da Câmara; e o projeto de decreto legislativo 5/2020, que dispõe sobre as contas da Prefeitura referentes a 2017, este em votação nominal, aprovado seguindo o parecer do Tribunal de Contas, autoria da mesa diretora.

Também foram aprovadas três moções de aplausos de reconhecimentos à: Ângelo Aparecido Marco, Ademir Nunes Barbosa e Cristiano de Jongh, todos pelos mais de 20 anos de serviços prestados à Guarda Civil, apresentados pelo vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC). O requerimento solicitando a transferência para a Latina, do serviço de recolhimento “Cata Treco”, assinado por Ratinho, Isaias e Paraná, recebeu consentimento dos demais legisladores.

Indicações de Willian Bento (PTB), pleiteiam a inscrição da Corporação Musical Augusto Trambaioli no Prêmio Funarte de apoio a Bandas de Música 2020, que distribuirá gratuitamente 790 instrumentos de sopro para 158 conjuntos musicais, bandas de concerto, filantrópicas e sinfônicas, e sociedades musicais; reparos e manutenção na pista de caminhada do largo do Jequitibás; e na calçada da Avenida Remolo Tonon, na praça Tereza Biaggi Buschinelli; Isaias e Ratinho pedem a implantação de redutores de velocidade na Rua Pérsio Franco Corrêa Júnior, próximo ao número 980.

Na tribuna, preocupado com acidente devido a queda de árvore a Rua 0, Levy cobrou intensificação no serviço de vistoria e poda das “árvores antigas”, para detectar problemas e possíveis quedas, causando acidentes graves. Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), informou que já fez solicitação de vistoria e Willian Bento (PTB), disse que, em 2018, também reivindicou vistoria e que existem empresas especializadas neste tipo de trabalho.

Levy prosseguiu solicitando reparos nos buracos próximos à ETA; e voltou a cobrar resposta sobre o condomínio residencial Recanto Flafer. Totó pediu para que a Latina seja oficiada e realize a coleta de lixo dos contêineres com mais frequência, explicando que, principalmente nos finais de semana, as caixas coletoras não comportam o volume de lixo, que caem nas ruas; voltou a cobrar a instalação de toldo na Escola Antonio Filier, reparos no telhado do prédio do Hospital e solução urgente para paciente que aguarda por cirurgias há três anos; pleiteou aumento da área do cemitério; relatou que esteve na sede do Caps e verificou que no local havia entulho (madeiras, galhos etc.), possibilitando procriação de animais peçonhentos, pediu a retirada do material e foi atendido. O vereador reclamou que, mesmo os consumidores pagando taxa de serviços, existem muitas lâmpadas queimadas e demora na troca; e reforçou: “ainda não vi a outra viatura da Guarda, comprou duas e só tem uma, onde está a outra?”.

Willian Bento comentou duas das indicações apresentadas por ele: a importância em aderir ao prêmio Funarte como forma de incentivar os músicos e renovar os instrumentos, e manutenção na área de lazer do Jequitibás: corte do mato na pista de caminhada e colocação de pedras, tampar os buracos onde acumula água da chuva. Willian ainda cobrou retorno às reivindicações feitas ao secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Penido: “estive com o Secretário e apresentei algumas demandas, o Município está tomando medidas, mas precisamos do apoio do Estado; ele disse que daria retorno em 90 dias e o prazo passou há tempos”, concluiu.

Durante os trabalhos, deram entrada quatro projetos de decreto legislativo, todos de autoria de Paraná, concedendo título de Cidadãos para: José Maciel Pontes, Antonio Evangelista Emerick, Antonio de Paula Sobrinho e Luís Roberto de Sousa.

A próxima sessão ordinária será dia 18 de Fevereiro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 14 de fevereiro de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara realiza Sessão para homenagens

24 de março de 2020

Na noite de terça-feira, 17 de Março, a Câmara realizou uma sessão solene para homenagear munícipes que, de alguma forma, se destacam na sociedade local. Foram entregues uma Comenda, um título de C...

Leia Mais

Vereadores cobram eficiência nos serviços

19 de março de 2020

O incêndio no ecoponto do bairro Indaiá I, no último final de semana, fez com que vereadores retomassem as discussões sobre o local onde foi instalado o espaço de depósito de material e, principalm...

Leia Mais

Cancelamento de eventos / Atendimento ao público

18 de março de 2020

Como forma de prevenção devido à pandemia pelo novo coronavírus, a Covid-19, o atendimento presencial ao público externo na sede da Câmara está suspenso por 14 dias, a partir de hoje, 20 de Março....

Leia Mais

Vereadores dão prazo para início das obras no Flafer

16 de março de 2020

Após constantes cobranças por informações sobre o não início das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, na manhã de terça-feira, 10 de Março, o secretário municipal de Habitação, Pau...

Leia Mais

Retomadas vendas do Condomínio Flafer

12 de março de 2020

A reunião realizada na sede da Câmara, na manhã do dia 10 de Março, onde os vereadores receberam informações sobre o andamento das obras do Condomínio Residencial José Flávio Ferreira, repercutiu d...

Leia Mais

Willian Bento recebe visita do Coronel Martins

06 de março de 2020

O vereador Willian Bento (PTB), recebeu a visita do Coronel da Polícia Militar Dinael Carlos Martins, que esteve na sede da Câmara Municipal na tarde de quarta-feira, 4 de Março. Na oportunidade, d...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.