Notícias



Vereadores mirins plantam árvores

Visualize fotos

Conscientes da importância em preservar o meio ambiente, vereadores do Parlamento Jovem (PJ), participaram de ação de plantio de mudas em torno do Lago dos Jequitibas. A medida, além de sensibilizar a população sobre a importância em manter a vegetação, também é uma forma de incentivar a comunidade a plantar árvores como forma de diminuir a poluição. O tema foi uma dos mais debatidos durante as reuniões dos vereadores e o assunto pauta de várias proposituras, principalmente a necessidade de arborização da Cidade.

As árvores são indispensáveis na natureza, elas auxiliam na purificação e umidade do ar, agindo como sequestradoras de CO2 (dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico), capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos, entre eles: evitam a erosão e abastecem os lençóis freáticos.

A ação ocorrida no dia 7 de Janeiro envolveu os vereadores do Parlamento Jovem, o vereador Willian Bento, coordenador do Projeto, e teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do secretário Clóvis Bitencourt e do diretor da pasta, Dinael Eduardo Mariano.

O PJ 2019 tem como integrantes: Richard Rodrigues Pereira e Bianca dos Reis Bitencourt (Emef “Cecy Apparecida Rocha Aguiar”); Kaique Rafael da Silva, Yngrid Vitória Dias e Rebeca Vitória da Silva (Emef “João Rufino”); Luana de Oliveira e Yan Victor Louback (Emef “Profª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”); e, Ana Julia Ceregatto e Vitor Andrade Sant´Anna ( Emef “Edna Teresa Fiório”).

Confira cinco motivos para aderir ao plantio de árvores

1. Aquecimento global: Uma árvore pode durar aproximadamente 4.800 anos e em apenas em um ano, inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas, durante 12 meses. O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas “sequestram” o CO2 e refrescam a atmosfera.

2. Desertificação: As árvores estabilizam o solo nas zonas áridas e podem evitar que o vento leve embora a camada superior com nutrientes, prevenindo a desertificação.

3. Água: Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Além disso, as raízes reforçam os solos e as folhas dispersam o fluxo da água. Um ambiente florestado faz com que a chuva não caia torrencialmente, assim a água penetra no solo e abastece rios e córregos.

4. Comunidades: As árvores e outras formas de vegetação protegem e dão força à vida comunitária. Elas fornecem produtos comerciais, alimento, fibras, resinas e frutos e garantem a vida de milhares de agricultores em suas comunidades.

5. Qualidade de vida: Elas também garantem a descontaminação da atmosfera, nutrição para plantações e oferecem sombra. Considere que muitas cidades recebem indicações de “melhor lugar para se viver” devido à grande quantidade de ruas e locais arborizados.

As dicas são da GreenClick, empresa especializada na compensação das emissões de carbono de websites. 

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 24 de janeiro de 2020

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Estrada H. Pascon: buracos e erosão preocupam

20 de fevereiro de 2020

A falta de condições de tráfego na Estrada Municipal José Horácio Pascon é alvo de reclamações e pedidos de providências há tempos. Agora, mais um problema está assustando os vereadores, a erosão q...

Leia Mais

Expediente durante o Carnaval

20 de fevereiro de 2020

Nos dias de Carnaval o expediente da Câmara sofrerá alteração. Na segunda e na terça-feira, dias 24 e 25 de Fevereiro, não haverá expediente. Na quarta-feira de Cinzas, dia 26, o funcionamento volt...

Leia Mais

Água: uso consciente e campanha de orientação

14 de fevereiro de 2020

Devido às constantes reclamações de usuários sobre o preço cobrado pela água, o vereador Levy Xavier Ferraz (Republicanos), fez uma pesquisa de preços e constatou que os preços são similares, apena...

Leia Mais

Aprovados investimentos de mais de R$ 3 milhões

07 de fevereiro de 2020

Nove projetos de lei solicitando aprovação para obras, e compra de equipamentos e materiais, foram aprovados durante a 1ª sessão ordinária do ano, realizada dia 4 de Fevereiro. As verbas, que no to...

Leia Mais

10 PLs dão entrada em extraordinária

03 de fevereiro de 2020

Em sessão extraordinária, deram entrada 10 projetos de lei (PLs), nove deles alterando dispositivos das leis financeiras e abrindo crédito especial no orçamento para realização de obras e investime...

Leia Mais

Décio é, oficialmente, Cidadão Gertrudense

10 de janeiro de 2020

O gertrudense por opção, Décio Isidoro, agora é um legítimo Cidadão Santa-gertrudense. O decreto legislativo 122/2019, autoria do vereador José Luis Vieira (Ratinho-MDB), e aprovado por unanimidade...

Leia Mais

 

Copyright 2020 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.