Notícias



Audiência pública discute poluição

Visualize fotos

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), convidou a população para participar de audiência pública que acontece dia 11 de Setembro, às 19 horas, no auditório da sede do legislativo, com objetivo de discutir medidas e acabar com a poluição. “É importante a participação de todos os envolvidos para discutir o assunto e encontrar solução para este grave problema que afeta não só os moradores de Santa Gertrudes, mas de toda a região, por isso, cedemos o plenário para a realização da audiência pública e espero que a população participe”, enfatizando que o problema não pode ser direcionado a apenas uma categoria: “indústrias, transportadoras, poder público, usina, população e entidades representativas de classes devem colaborar”. Gordinho enfatizou que a produção industrial é muito importante para a economia, que é fundamental acabar com a poluição preservando o emprego.

“Precisamos sair deste péssimo posto de Cidade mais poluída do País, mas a culpa não pode ser direcionada a esta ou aquela categoria, cada um tem sua parte no processo; a ponta mais fraca não pode levar a culpa sozinha”, alertou Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC). Levy Xavier Ferraz (PRB), concordou: “não pode jogar a culpa só no caminhoneiro” e explicou que, de acordo com os dados do monitoramento, os picos de maior concentração de partículas na atmosfera acontecem a noite, quando o tráfego de caminhões é quase zero. “é preciso fiscalização nos filtros manga, instalados nas indústrias cerâmicas, para saber se estão com a manutenção em dia e funcionando corretamente”, cobrou Levy, acrescentando: “tem que preservar o emprego sim, mas a vida é mais importante”.

Na pauta da 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, realizada dia 3 de Setembro, deram entrada três projetos de lei (PLs), todos do Executivo, o PL 33, institui o Código Tributário; o PL 34, dispõe sobre a ampliação do perímetro urbano (em regime de urgência); e o PL 35, introduz nova redação ao zoneamento urbano descrito na Lei Complementar 1883, de 2002, sobre o Plano Diretor do Município. Também foram apresentados quatro projetos de decreto legislativo concedendo títulos de cidadãos santa getrudenses para: Décio Isidoro - autoria do vereador José Luis Vieira (Ratinho-MDB); a José Ricardo Franzin, Celso Aparecido Pessoa e Miron Ferreira Mendes - iniciativa de Antonio Carlos Candido; e duas moções de Aplausos e Reconhecimento: Gordinho homenageando Marcel Albis Ferro – presidente do Conseg; e Willian Bento (PTB), à Teresa Ierte de Carvalho – Guarda Civil Municipal, pelo trabalho à frente do projeto Anjos da Guarda.

Oito requerimentos foram votados e aprovados. Ratinho quer a implantação do serviço de ônibus urbano; e diárias para motoristas de ambulâncias, de transporte de pacientes e de estudantes em serviço fora do Município. Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), quer saber se a cobertura do Sistema Integrado de Monitoramento por Câmeras abrange todas as escolas e creches municipais. Gordinho requer autorização da Mesa Diretora para outorgar a Comenda “Emília Valsechi Valdanha” às senhoras Maria Helena Ferranti Bichara, Nice do Carmo Gemignani Timoni Góes e Sueli Aparecida Lemos Pascon, e ao senhor Nelson Pascon. Alexandro do Iporanga solicita ao Executivo, que a Secretaria de Saúde envie à Câmara, “para conhecimento de todos os vereadores”, o número de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde referentes a problemas respiratórios nos anos de 2017, 2018 e até a presente data de 2019; e quantidade de pessoas assistidas com oxigênio medicinal para auxiliar em tratamentos residenciais.

As Indicações solicitam: pintura na Policlínica “Manoel Wendel”; obras de tapa buracos e reparos no desvio do pavimento na Rua Edvaldo Manoel dos Santos; e instalação de contêineres no Jardim Nova Santa Gertrudes II – por Levy Ferraz. Aécio Bisesto (Paraná-PTB), voltou a pedir a construção de passarela para pedestres na Rodovia Constante Peruche, em frente ao Jardim Ipês; canaletas nas ruas Benedicta Girnos Cabral com a Felipe Capobianco, e Rua 3 com a Avenida Remolo Tonon; recuo do canteiro da Rua Felipe Capobianco com a SP 316, na entrada do Parque Jequitibás; e reforma do campo de bocha do Centro de Lazer do Trabalhador “Cyro Rocha”.

Totó quer demarcação de solo de vagas para deficientes em frente às escolas e creches municipais; reparos nas rampas de acesso à entrada e no estacionamento do prédio do Hospital Santa Francisca; e, reforma e manutenção nas praças da Cidade: nos bancos e calçadas, sistema de iluminação, pintura e jardinagem, priorizando a Praça da Matriz. Willian Bento (PTB), reivindica novo aparelho medidor de pressão arterial, para a Academia Municipal, e que os alunos tenham a pressão aferida antes de iniciar os treinos; fornecimento de lanches aos alunos do Projeto Guri; pintura e manutenção na imagem do Cristo, instalado no bairro Santa Catarina; e, limpeza e conservação dos banheiros da Rodoviária, destinados aos passageiros.

Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), solicita que seja feita pintura da sinalização de solo - faixa dupla contínua de divisão de fluxo – no Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; e que seja designado um zelador permanente no Centro de Lazer “Cyro Rocha”, para limpeza, manutenção e conservação do espaço. Ratinho aponta a necessidade de instalação de lombadas na Rua Santa Isabel, em frente à Igreja Tabernáculo.

Na tribuna, Alexandro comemorou a conclusão dos trâmites para transferência do prédio da antiga Casa da Agricultura para a Secretaria de Segurança do Estado, que abrigará a sede da Polícia Militar. “O assunto virou polêmica nas redes sociais, quero deixar claro que este trabalho vem de quase duas décadas e muitas pessoas se empenharam para que hoje se tornasse realidade, como ex-vereador Luiz Basso. Eu e o Willian estivemos em São Paulo cobrando que o documento fosse assinado, estava parado na Casa Civil, pedi ajuda ao deputado Coronel Telhada que agilizou o processo e a fase da transferência está concluída; agradeço a ele e ao vice-governador, Rodrigo Garcia, pelo apoio; agora é batalhar verba para reformar o prédio. Quero deixar claro que estou aqui para fazer política e não politicagem; trabalho com a verdade”, esclareceu, lembrando que o próximo passo é a sede para a Guarda Municipal. Ratinho lembrou que há mais de 10 anos a Câmara busca efetivar a transferência e que o prédio está danificado e será preciso reconstruir. Isaias Lino do Couto (PSC), explicou que existem normas para um prédio abrigar a PM e o valor para a reforma é alto. Levy salientou que é importante um projeto bem elaborado, que atenda as necessidades pelos próximos 20 ou 30 anos.

José Luis entregou duas Moções: para Sérgio Santoro – diretor do Procon, e para Letícia Tonon – pela dedicação à cultura local. O Vereador informou que o Prefeito atendeu sua solicitação e em breve os tributos municipais poderão ser pagos com cartão (crédito e débito); e que as inscrições para os interessados em atuar como conselheiro tutelar vão até o dia 16 deste mês.

Levy contou que uma nova sede para a Guarda Municipal vem sendo discutida nas reuniões do Conseg e sugeriu que seja construída no espaço do Lago do Jequitibás; relatou que, a pedido dos moradores do jardim Ipês, serão construídos redutores de velocidade e lombadas na pista da “Constante Peruche”; e alertou para a falta de vacinas para crianças: “recebi reclamação de que está faltando vacina pentavalente e a Secretária confirmou que a demanda é maior do que a quantidade enviada para a Cidade; peço ao Prefeito que tome as devidas providências e vou reclamar na DRS, em Piracicaba”.

Na tribuna, Totó agradeceu pelos reparos em bocas de lobo no Jardim Indaiá I, que estavam exalando mau cheiro e causando transtornos aos moradores; e pediu providências para acabar com bichos e insetos no Cemitério, afirmando estão invadindo as casas: “existem túmulos abertos, os bichos saem de lá e vão para as casas; os moradores reclamam que passam inseticida, mas não resolve, porque vem do cemitério”; e pediu limpeza da água empoçada na Avenida São Paulo “antes que vire um criadouro de dengue”. O Vereador explicou que suas cobranças ao Executivo não significam que ele atue como oposição, mas sim que faz seu papel de vereador, defendendo a população. Finalizando, Totó informou que o deputado Jefferson de Campos destinou R$ 230 mil para reforma de quadras esportivas, e indagou quando as obras começam.

A próxima sessão ordinária será dia 10 de Setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 05 de setembro de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Aprovado PL que muda regras para corte de água

17 de outubro de 2019

Cinco projetos de lei (PLs), foram aprovados durante a durante a 24ª sessão ordinária, realizada dia 15 de Outubro. Em segunda votação, receberam aval os PLs - 38 autorizando o Executivo a firmar c...

Leia Mais

PJ reivindica dedetização e troca das lousas

15 de outubro de 2019

Os vereadores do Parlamento Jovem (PJ), se reuniram dia 14 de Outubro, para mais uma sessão ordinária, a segunda desta legislatura. As principais solicitações estão diretamente ligadas a melhorias...

Leia Mais

Audiência: vereadores relatam insatisfação

11 de outubro de 2019

Os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes participaram da audiência pública realizada pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado), para apresentar relatórios e divulgar o ín...

Leia Mais

Preocupação: orçamento 2020 e aumento da água

10 de outubro de 2019

Três projetos de lei (PLs), foram aprovados, por unanimidade, durante a 23ª sessão ordinária, realizada dia 8 de Outubro: dois do Executivo, os PLs 38 e 41. O primeiro autoriza o Município a firmar...

Leia Mais

Água: população é chamada a lutar contra reajuste

03 de outubro de 2019

A tarifa de água pode ser reajustada em 22% e, para tentar impedir o alto índice, vereadores convocaram a população a participar de audiência pública para discutir o assunto e pressionar a Arsesp (...

Leia Mais

CGM Teresa é homenageada pela Câmara

25 de setembro de 2019

A Guarda Civil Municipal, Teresa Ierte de Carvalho foi homenageada pela Câmara, com Moção de Aplauso e Reconhecimento, pelo trabalho à frente do projeto Anjos da Guarda. A autoria é do vereador Wil...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.