Notícias



Vereadores relatam loteamento em área de alagamento

Visualize fotos

A primeira sessão ordinária do semestre, realizada dia 7 de Agosto, foi marcada por agradecimentos e cobranças, principalmente na área da Saúde, e preocupação com loteamento em local “não apropriado” para construções, por se tratar de área de alagamento.

Na pauta, deu entrada o Projeto de Decreto Legislativo, autoria do vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), propondo título de Cidadão Gertrudense ao 2º Tenente, PM Osvaldo José dos Santos; e o requerimento 20, homenageando com a Comenda “Emília Valsechi Valdanha”, o senhor Dinael Carlos Martins, Tenente Coronel da Polícia Rodoviária, atual comandante do 3º Batalhão da Polícia Rodoviária, gertrudense de nascimento, iniciativa de Willian Bento (PTB).

Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), apresentou Indicação solicitando pintura de sinalização de solo e lombadas, “em especial às existentes na Rua 1, Jardim Parque Industrial. Alexandro do Iporanga pediu instalação de sistema de som nas dependências do Velório Municipal. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), presidente da Casa, ao departamento competente, que entre em contato com o loteador para que este realize vistoria e faça recapeamento urgente nas ruas e avenidas do Jardim D’Itália I, “por estarem sem condições de transitar”; e reforma nos banheiros da quadra de esportes do Jardim Paulista.

Willian apontou a necessidade de troca do aro da cesta de basquetebol na quadra “Archangelo Soave”, no Jardim Faxina; divulgação das atividades educacionais da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de Setembro; e ações através de convênio com o Projeto Castra Móvel, atendendo, principalmente, os animais das famílias de baixa renda, visando o controle populacional animal.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), voltou a solicitar melhorias no Cemitério São Joaquim: construção de gavetas verticais nos muros laterais para atender a demanda; e no Velório “Humberto Renato Coco”: troca dos cavaletes de suporte para as urnas mortuárias por mesas fixas de mármore ou granito, para maior segurança. Isaias Lino do Couto (PSC), cobrou atendimento 24 horas com realização de exames de Raio X, no Pronto Socorro.

Na tribuna, Totó agradeceu ao Prefeito por atender suas reivindicações e adquirir veículos para a frota ao invés de alugar: “quero agradecer o Prefeito por criar patrimônio comprando carros para a Guarda Municipal; o aluguel fica muito caro e quando compra, fica para a Cidade”, enfatizou, lembrando que também solicitou a compra de armamento de “alto calibre”, afirmando que trabalha “pelo povo”. O Vereador solicitou que seja enviado ofício ao Prefeito para que pavimente as ruas do Cemitério, alertando que o chão de terra causa dificuldade para quem se locomove por cadeiras de rodas ou muletas; e voltou a criticar o serviço de iluminação pública: “a população paga a taxa de iluminação e não tem manutenção, muitas lâmpadas queimadas, principalmente no Jequitibás”, concluiu.

Alexandro do Iporanga informou que os vereadores se reuniram com o Prefeito para discutir ações, enfatizando que o diálogo entre os dois poderes é importante para que os projetos apresentados beneficiem todos, sem prejudicar nem beneficiar grupos pequenos. O Vereador lamentou que os projetos para novos loteamentos não “passem” pela Câmara, relatando que um loteamento, em fase de criação, próximo ao Pontilhão “Ruy Ribeiro de Almeida”, está em área de risco. “o local é um pântano, não podemos pactuar com um empreendimento que possa causar problemas futuros de alagamentos, é melhor prevenir”, alertou. Levy Xavier Ferraz (PRB), concordou que o local não é apropriado para construções: “é um pântano, com nascentes, área de alagamento; não pode ter loteamento naquele local; e ainda tem funcionário da Prefeitura trabalhando contra a população”, sugerindo enviar ofício ao Prefeito informando a preocupação e cobrar providências.

Encerrando, Alexandro elogiou o prédio recém-inaugurado da UBS do bairro Indaiás, mas cobrando que é preciso contratar profissionais para atender no local, citando que a população pede médicos cardiologista e ortopedista, além de comunicar reclamações de que o aparelho de Raio X não está em condições de uso – imagem sem qualidade – prejudicando o diagnóstico, e cobrou a instalação do aparelho novo, enviado por emenda do deputado Jorge Caruso.

“Parabéns à equipe responsável pela nova UBS, ficou muito boa”, afirmou José Luis Vieira (Ratinho-MDB), relembrando que, em 2017, o deputado Caruso enviou R$ 200 mil para a compra do aparelho de Raio X: “o Deputado enviou mais uma emenda, de R$ 100 mil, que serão gastos em exames médicos. Em comparação com outras cidades, a saúde nossa é de ótima qualidade e isso é reflexo do trabalho de prevenção”, afirmou. Isaias disse que o aparelho em uso está com problema, comprometendo a saúde da população.

Ratinho cobrou a implantação do projeto Praças de Alimentação: “em vários lugares o projeto é um sucesso, as praças são bem cuidadas e a população pode usufruir do espaço, o Prefeito disse que ia implantar e até agora nada”, reclamou. Outros assuntos que voltaram à pauta do Vereador é a reestruturação de cargos e salários do funcionalismo: “há 10 anos venho cobrando, se não fizer, em pouco tempo a Prefeitura não vai ter dinheiro nem para pagar os salários”; obras na calçada do Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”; e campanha de conscientização de trânsito.

A próxima sessão ordinária será dia 13 de Agosto. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara (Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana), e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 08 de agosto de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Demora na solução de problemas é questionada

19 de setembro de 2019

A falta de planejamento, de manutenção e demora na solução dos problemas do dia a dia do serviço público estão irritando os vereadores. Internet de escola sem sinal, calçamento do cemitério em péss...

Leia Mais

Audiência discute poluição

17 de setembro de 2019

A sede da Câmara de Santa Gertrudes foi palco de audiência pública, promovida pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Rio Claro, no dia 11 de Setembro, às 19 horas, para discutir e orientar...

Leia Mais

Refis e obras em Parque aprovados em 1ª votação

17 de setembro de 2019

Em sessão extraordinária realizada na noite do dia 16 de Setembro, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o Refis e a revitalização do Parque “Ruy Raphael da Rocha”, onde será injetado mais...

Leia Mais

Sargento Santos é Cidadão Santa-gertrudense

12 de setembro de 2019

Sessão solene realizada na noite do dia 10 de Setembro, no plenário da Câmara de Santa Gertrudes, marcou a entrega de título de Cidadão Santa-gertrudense ao Tenente Osvaldo José Santos, conhecido c...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

12 de setembro de 2019

O projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), PL 36, deu entrada durante a 20ª sessão ordinária, realizada dia 10 de Setembro; juntamente com o PL 37, que altera dispositi...

Leia Mais

Vereadores homenageiam Santoro e Letícia

06 de setembro de 2019

A Câmara, através dos vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Isaias Lino do Couto (PSC) e Willian Bento (PTB), com aprovação unanime dos demais vereadores, outorgaram Moções de Aplausos e Recon...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.