Notícias



Fim do canudo plástico e de ar impulsionando o relógio de água

Visualize fotos

Vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram dois importantes Projetos de Lei (PLs), autoria do legislativo. O primeiro (PL16, do vereador Dr. Marcelo - Marcelo Ferreira-PSD), proíbe o fornecimento de canudos plásticos; e o PL 25, assinado por Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), Isaias Lino do Couto (PSC), Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) e Levy Xavier Ferraz (PRB), solicita autorização para “instalação de bloqueador de ar junto aos hidrômetros das residências, indústrias e comércio do Município, sob responsabilidade dos usuários do sistema de abastecimento de água”. Os documentos foram aprovados em primeira discussão durante a 13ª sessão ordinária, dia 4 de Junho.

O PL 16, “proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, entre outros estabelecimentos”; assim como em clubes, salões de festas e de eventos musicais e ao comércio ambulante. Em substituição, poderão ser oferecidos os de papel reciclável e/ou materiais biodegradáveis. Emenda Aditiva ao PL, apresentada por Isaias Couto e Willian Bento (PTB), e aprovada em votação única, insere o artigo 4, determinando que o Poder Executivo é o responsável em aplicar “campanha de orientação junto aos estabelecimentos envolvidos”.

Aprovadas ainda, as Moções de Aplausos e Reconhecimento aos senhores Jorge Luiz Alves “pelo excelente trabalho realizado como motorista ao Município em seus 14 anos desempenhados de forma íntegra e exemplar”; e Sérgio Santoro “pelos excelentes serviços e pela qualidade no atendimento aos nossos munícipes, à frente do Procon, resolvendo todos os problemas com presteza, rapidez e profissionalismo”. As homenagens são iniciativa de José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Isaias Couto e Willian Bento; e o requerimento 18, do vereador Aécio Bisesto (Paraná-PTB), solicitando o alargamento da ponte da Avenida Conde Guilherme Prates, execução de passagem para pedestres no local, e a construção de uma ponte sobre o Córrego do Caju, no prolongamento da Avenida Albino Codo, interligando os bairros Santa Gertrudes e Nova Santa Gertrudes ao Centro da Cidade. Paraná alerta que pedestres, ciclistas e veículos utilizam a mesma via para passar pela ponte, tornando o local perigoso.

Deram entrada durante os trabalhos, o Projeto de Resolução 4, da Mesa Diretora, desincorporando bens móveis danificados e sem condições de reparos; e o PL 26, instituindo no calendário oficial de eventos da Cidade, o Dia Municipal do Abutre’s Moto Clube do Brasil – dia 13 de Setembro. Os documentos foram encaminhados pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), às comissões e assessoria Jurídica para seus pareceres.

Indicações apresentadas solicitam troca de lâmpadas queimadas na Rua Felipe Capobianco – pedido de Totó. Willian quer Campanha de Prevenção à Saúde Bucal nas escolas, com distribuição de escova e pasta de dente, e ciclo de palestras proferidas por dentistas, orientando a correta higienização bucal; pintura de solo na quadra de esportes anexa ao Ginásio  Alfredo Carandina; ao DER que instale guard rail na divisa da calçada com a Rodovia Constante Peruche, em frente à Emef Ivone Aparecida Gomes Palumbo, e lombada na mesma Rodovia, próximo à rotatória da Villagres; a inserção no calendário de atividades das escolas de visitas dos alunos ao Museu Falante; e campanha de divulgação para atrair visitas ao Museu.

Após receber reclamações de munícipes, além de visualizar postagens em rede sociais mostrando “o precário estado de conservação”; Alexandro do Iporanga reivindica reforma na Praça Dermeval da Fonseca Nevoeiro (bancos, calçadas, concha acústica, fonte luminosa, banheiros, pintura e no sistema de iluminação). Ratinho cobrou que o Executivo ofereça ônibus circular, explicando que o crescimento da Cidade torna os bairros cada vez mais distantes do Centro da Cidade, dificultando o deslocamento, principalmente dos idosos.

Totó foi à tribuna cobrar a falta de estacionamento na rotatória entre o Jardim Paulista e Parque Industrial, enfatizando que a obra foi aprovada, mas não realizada; voltou a relatar a necessidade de reforma no prédio do Hospital: “fui até o Pronto Socorro e a porta de vidro continua quebrada, uma das partes não abre mais; o local é passagem de muitas pessoas e precisa de manutenção; o toldo também não foi arrumado, falta pintura, enfim, falta zelo”, apontou.

O Vereador voltou a criticar o serviço de reparos na iluminação, citando que ruas do Jardim Faxina - local de passagem de muitos trabalhadores - estão com muitas lâmpadas queimadas e que a escuridão traz insegurança: “a população paga a taxa de iluminação, o mínimo que precisa é trocar as lâmpadas”; e na contramão, na Rua 14 cinco lâmpadas permanecem acesas 24 horas: “quem paga é a população? É mais eficiente a Prefeitura fazer o serviço, é só comprar equipamentos e contratar funcionários, que podem ser utilizados também para fazer manutenção nas escolas”, sugeriu.

Reginaldo mais uma vez afirmou ser contra o aluguel de veículos pela Prefeitura, “tem que comprar, quando terminar de pagar fica como patrimônio; mas primeiro tem que comprar, depois cancelar o aluguel”, explicou. O Vereador cobrou informações sobre procedimentos adotados na contratação de profissionais que cuidam de crianças especiais, indagando se são especializados; que a Prefeitura realize concurso público para preenchimento de vagas e não contratar comissionados, alegando que é bastante cobrado por isso, e que as pessoas aguardam a oportunidade de prestar concurso.

Alexandro utilizou seu tempo na tribuna para falar sobre o funcionamento do bloqueador de ar de hidrômetros, apresentando um vídeo explicativo, e afirmou que a redução do valor pago na conta pode chegar a 30%, que a válvula é regulamentada pelo Inmetro e que várias cidades já aprovaram lei autorizando a instalação, citando que em Limeira já está em vigor. O Vereador concordou sobre a necessidade de reforma no Hospital, explicando que aguarda liberação de verba de emenda do deputado Gilberto Nascimento (R$ 300 mil), para iniciar a obra, lembrando que a sala de Raio X foi pintada pela última vez na administração Valtimir Ribeirão e convocou os empresários para ajudar na reforma. “Também precisamos de uma mini UTI, faltam vagas e precisamos atender casos graves, pelo menos até conseguir vaga”, disse.

O Pontilhão Ruy Ribeiro de Almeida voltou à pauta do Vereador. Alexandro do Iporanga relatou que a falta de guard rail quase causou acidente fatal na última semana. Lembrando que, pelo menos desde o ano de 2003 vários vereadores cobram a a instalação da grade de proteção. Finalizando, Ratinho concordou e cobrou a construção de calçada, além de informar que o aparelho novo de Raio X foi comprado e que demora de 30 a 40 dias para ser entregue.

A próxima sessão ordinária será dia 11 de Junho. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 06 de junho de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Demora na solução de problemas é questionada

19 de setembro de 2019

A falta de planejamento, de manutenção e demora na solução dos problemas do dia a dia do serviço público estão irritando os vereadores. Internet de escola sem sinal, calçamento do cemitério em péss...

Leia Mais

Audiência discute poluição

17 de setembro de 2019

A sede da Câmara de Santa Gertrudes foi palco de audiência pública, promovida pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Rio Claro, no dia 11 de Setembro, às 19 horas, para discutir e orientar...

Leia Mais

Refis e obras em Parque aprovados em 1ª votação

17 de setembro de 2019

Em sessão extraordinária realizada na noite do dia 16 de Setembro, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o Refis e a revitalização do Parque “Ruy Raphael da Rocha”, onde será injetado mais...

Leia Mais

Sargento Santos é Cidadão Santa-gertrudense

12 de setembro de 2019

Sessão solene realizada na noite do dia 10 de Setembro, no plenário da Câmara de Santa Gertrudes, marcou a entrega de título de Cidadão Santa-gertrudense ao Tenente Osvaldo José Santos, conhecido c...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

12 de setembro de 2019

O projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), PL 36, deu entrada durante a 20ª sessão ordinária, realizada dia 10 de Setembro; juntamente com o PL 37, que altera dispositi...

Leia Mais

Vereadores homenageiam Santoro e Letícia

06 de setembro de 2019

A Câmara, através dos vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Isaias Lino do Couto (PSC) e Willian Bento (PTB), com aprovação unanime dos demais vereadores, outorgaram Moções de Aplausos e Recon...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.