Notícias



Estrada: Câmara dá prazo para asfaltar e vai ao MP

Visualize fotos

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), deu prazo de 30 dias para que as autoridades competentes tomem atitude de asfaltar a Estrada “José Horácio Pascon” e, se neste período nada for feito, com apoio dos demais vereadores, acionará o Ministério Público. O recapeamento da Estrada é alvo de pedidos dos legisladores há mais de cinco anos e, devido ao estado precário, eles temem por acidentes já que, diariamente, cerca de duas mil pessoas transitam pelo local, na maioria funcionários de indústrias cerâmicas.

“Todos estão cobrando uma solução, eu peço em todas as sessões há anos e só promessas, nada de concreto, é um absurdo; não sei mais o que fazer”, desabafou José Luis Vieira (Ratinho-MDB). “As cobranças não têm surtido efeito, a situação é crítica, o Presidente deu o aviso e as autoridades têm que se posicionar; não acho que o Município tenha que arcar com o custo, mas tomar uma posição e cobrar das cerâmicas, argileiras e usina para arrumarem o asfalto; vamos ao Ministério Público”, afirmou Levy Xavier Ferraz (PRB).

Willian Bento (PTB), também apoiou: “concordo com a posição do Presidente, esta legislatura pede uma solução há mais de dois anos e nada se resolve, a Estrada está cada dia pior, além do perigo é uma péssima imagem para a Cidade; se não tivermos resposta, em 30 dias vamos assinar uma petição, é nossa função e dever, e vamos fazer”. Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), ratificou que a situação está terrível e levantou outro problema: “o frete pago aos caminhoneiros é uma mixaria e eles ainda têm que andar com excesso de peso, danificando os veículos; acho que os ceramistas têm de pagar pelo asfalto”.

Na ordem do dia da 12ª sessão ordinária, realizada dia 21 de maio, foi aprovado o Projeto de Resolução 3/2019, da Mesa Diretora, solicitando autorização para desincorporar bens patrimoniais: 12 cadeiras tipo diretor, com braços fixos, e doá-las à Secretaria de Saúde - para utilização na Unidade Básica de Saúde “Margarida Polak Lara”. Duas Moções e um requerimento que deram entrada na Casa, a pedido do autor, Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD), com consentimento dos demais vereadores, foram aprovadas. As Moções de Aplausos e Reconhecimento homenageiam José Roberto Vicentin (Funilaria Vicentin) e João Batista Kaiser (Auto Elétrica Kaiser), pelos serviços prestados à Polícia Militar, gratuitamente. O requerimento 17 pede ao Prefeito designar vigilantes para proteger os prédios públicos contra vandalismos e invasores, além de preservar os mesmos.

Deu entrada o Projeto de Lei (PL), 25, autoria dos vereadores Alexandro do Iporanga, Isaias Couto, Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) e Levy, solicitando autorização para “instalação de bloqueador de ar junto aos hidrômetros das residências, indústrias e comércio do Município, sob responsabilidade dos usuários do sistema de abastecimento de água”.

As Indicações apresentadas reivindicam: instalação de barra de contenção no portão da Emef “Ivone Aparecida Gomes Palumbo” – Willian Bento; pavimentação do prolongamento da via central do Cemitério São Joaquim – Isaias e Levy; Isaias também solicita pintura de faixa de pedestres nas avenidas 2 e 4, com a Rua 3. Alexandro do Iporanga sugere que a empresa responsável pela iluminação pública, abra um escritório na Cidade e disponibilize um telefone (0800) “para melhorar a forma de atendimento aos munícipes”.

Resposta da Cesteb sobre solicitação da Câmara (vereador José Luis Viera), para instalação de aparelho de monitoramento do ar nos bairros Santa Catarina e Nova Santa Gertrudes, em 2018, afirmando que a rede de avaliação existente seja suficiente para fornecer dados que subsidiem as ações voltadas ao controle de emissão de fontes de poluição, não agradou os legisladores que decidiram refazer a solicitação, lembrando que a Aspacer se propôs a doar o equipamento.

Na tribuna, foram cobradas ações de infraestrutura e saúde. Ratinho pediu cobertura e bancos no ponto de ônibus na Rua 18; lombada na Rua Santa Izabel com a Rua Roberta, além de corte de mato na Rua; afirmou que solicitou troca de lâmpada queimada através do aplicativo há oito dias e o serviço não foi feito; cobrou implantação do Código de Posturas, sugerindo que a Guarda Civil fiscalize até que os fiscais sejam contratados; instalação de som e vidros no Velório Municipal, para conter o vento e minimizar o frio; não deixou de cobrar melhoria no bairro Santa Catarina; instalação das praças de alimentação; e acessibilidade aos cadeirantes no Viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”. Ratinho voltou a afirmar que sempre foi contra ecopontos no perímetro urbano e esclareceu que não foi ele quem indicou os locais onde foram instalados.

O Presidente da Casa também relatou que recebeu reclamação sobre solicitação feita há cinco dias via aplicativo e telefone pedindo troca de lâmpada e o serviço não foi executado. E questionou sobre funcionário da Prefeitura acompanhando a equipe da empresa contratada. Levy concordou que o funcionário público não tem que fazer este serviço, explicando que a ordem para acompanhar não foi do Secretário de Obras e sim do Prefeito.

Representantes da Câmara junto à Agência de Bacias do PCJ, Isaias e Levy, participaram da reunião que elegeu o novo Conselho Fiscal e trouxeram a notícia que o Córrego Santa Gertrudes foi incluído na sub-Bacia: “vamos trabalhar para fiscalizar e melhorar a qualidade do Córrego”, afirmou Levy. Isaias enfatizou: “vamos desassorear o Córrego e afundar um pouco o leito”. Levy Xavier continuou seu pronunciamento alertando que a Cetesb liberou mais 12 empresas para explorar argila no Município, próximo a cabeceira de nossas nascentes: “é mais um problema para o meio ambiente; é por isso que falo que a Cesteb não tem interesse em cuidar da Cidade; mas o Promotor de Justiça já foi comunicado”. O Vereador também cobrou explicações da BRK Ambiental devido “ao forte cheiro na água”; relatou que as praças estão sem qualquer cuidado: a Praça em frente à Prefeitura está em estado de abandono.

Dr. Marcelo contou que foi verificar a qualidade do novo aparelho de raio X, já que alguns vereadores questionaram o fato de não ter sido gasta toda a verba destinada à compra. Ele explicou que a capacidade elétrica do prédio não comportaria um aparelho mais potente, e que o equipamento atende as necessidades. “A capacidade elétrica do Hospital não comportaria um raio X mais potente, podendo sobrecarregar o sistema e o que foi comprado vai suprir as necessidades”, explicou.

Willian Bento comemorou a chegada dos aparelhos de ginástica que espera há mais de dois anos; mas cobrou investimento em outros esportes. “O Ginásio Sebastião Ribeirão está com as lâmpadas queimadas e atletas de várias modalidades estão treinando no escuro por falta de iluminação, isso desde 2017”, denunciou. Willian cobrou que a compra de medicamentos deve ser feita antes de terminar o estoque: “que programa com previsibilidade”; relatou reclamações de consumidores devido a faturas de água e esgoto com valores anormais, fato que o Vereador confirmou no Procon, “oito em dez reclamações são devido aos valores cobrados”.

Alexandro do Iporanga fez entrega de Moção ao senhor Cláudio Sérgio de Paula, em agradecimento e reconhecimento pelos serviços prestados voluntariamente como “Papai Noel”. O Vereador afirmou estar insatisfeito com os serviços de iluminação: “na prática, já começou mal, lâmpadas fracas, outras trocada há menos de 20 dias já queimaram; quero o extrato da conta para saber quanto recebe do contribuinte”; pediu explicações à Secretaria de Educação do porquê ano passado nem este ano não foram compradas apostilas para os alunos; reforma no campo areia do Jardim Iporanga; instalação de ecopontos no Jardim Bonsucesso e Iporanga; e finalizou, relatando muitas reclamações pela a falta de medicamentos.

A próxima sessão ordinária será dia 4 de Junho. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 23 de maio de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Demora na solução de problemas é questionada

19 de setembro de 2019

A falta de planejamento, de manutenção e demora na solução dos problemas do dia a dia do serviço público estão irritando os vereadores. Internet de escola sem sinal, calçamento do cemitério em péss...

Leia Mais

Audiência discute poluição

17 de setembro de 2019

A sede da Câmara de Santa Gertrudes foi palco de audiência pública, promovida pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Rio Claro, no dia 11 de Setembro, às 19 horas, para discutir e orientar...

Leia Mais

Refis e obras em Parque aprovados em 1ª votação

17 de setembro de 2019

Em sessão extraordinária realizada na noite do dia 16 de Setembro, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o Refis e a revitalização do Parque “Ruy Raphael da Rocha”, onde será injetado mais...

Leia Mais

Sargento Santos é Cidadão Santa-gertrudense

12 de setembro de 2019

Sessão solene realizada na noite do dia 10 de Setembro, no plenário da Câmara de Santa Gertrudes, marcou a entrega de título de Cidadão Santa-gertrudense ao Tenente Osvaldo José Santos, conhecido c...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

12 de setembro de 2019

O projeto de lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), PL 36, deu entrada durante a 20ª sessão ordinária, realizada dia 10 de Setembro; juntamente com o PL 37, que altera dispositi...

Leia Mais

Vereadores homenageiam Santoro e Letícia

06 de setembro de 2019

A Câmara, através dos vereadores José Luis Vieira (Ratinho-MDB), Isaias Lino do Couto (PSC) e Willian Bento (PTB), com aprovação unanime dos demais vereadores, outorgaram Moções de Aplausos e Recon...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.