Notícias



Projeto que reajusta salários chega à Câmara

Visualize fotos

Três projetos deram entrada durante a 9ª sessão ordinária: o Projeto de Resolução 2, que determina o desconto no subsídio do vereador que faltar às sessões sem justificativa legal, e o Projeto de Lei (PL) 23, que fixa o reajuste salarial anual dos servidores em 4,1680%., ambos da Mesa Diretora da Câmara; e o PL 22, do Executivo, que concede reajuste no vale alimentação aos funcionários públicos, que passa a R$ 400,00. Os índices serão aplicados a partir deste mês, data base do funcionalismo, e são os mesmos dos reajustes dos funcionários da Prefeitura, fixado através de decreto do Prefeito.

Na ordem do dia, foram votados e aprovados o Projeto de Resolução 01, da Mesa, desincorporando bens móveis (Central de PABX danificada e sem recuperação); e, a pedido de Willian Bento (PTB), com consentimento dos demais vereadores, a Moção 03, autoria do presidente da Casa, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), parabenizando a Rainha da Festa do Peão, Letícia Rodrigues de Oliveira.

Funcionários da empresa Latina Ambiental, responsável pela limpeza urbana, acompanharam a sessão desta semana, dia 23 de abril, e cobraram explicações sobre notícia “espalhada” de que vereadores teriam “xingado” os varredores de ruas, na sessão do dia 9. Na tribuna, Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga), desmentiu o fato: “nenhum vereador falou mal dos funcionários, muito pelo contrário, sempre elogiamos as pessoas que ficam no sol e na chuva limpando nossas ruas, vocês [os funcionários] fazem um excelente trabalho”.

Alexandro explicou que o que se cobra na tribuna é que a Latina ofereça condições para seus funcionários trabalharem e também o aumento no número de pessoas, além de transparência nos serviços municipais. “A Cidade ficou suja por um período, mas nunca culpamos os funcionários. Faz mais de dois anos que convido os proprietários da Latina para uma reunião com os vereadores, com a presença do Prefeito, ele nunca apareceu, aliás, nem sabemos quem é o responsável pela Empresa”, afirmou. O Vereador disse que fez um “trabalho de investigação” e encontrou notas fiscais de pagamentos emitidas para a Latina no valor total de R$ 1.796 milhão, com dados incompletos; “queremos transparência e honestidade nos serviços e, para isso apresentei um projeto de lei”, ratificou, informando que as sessões podem ser vistas no YouTube, através do camarasg.sp.gov.br . Alexandro do Iporanga é autor de PL que exige que todas as notas fiscais referentes às compras e serviços contratados pela Administração direta e indireta sejam publicadas na internet.

“Estou satisfeito com a presença de vocês aqui, é importante acompanhar os trabalhos para saber o que é cobrado, elogiado e votado pela Casa”, enfatizou Levy Xavier Ferraz (PRB). Reginaldo Pereira da Silva (Totó), foi direto: “se falaram que algum vereador fez ou falou alguma coisa, procura o vídeo da sessão no site da Câmara, lá tem tudo, é transmitido ao vivo e depois fica na internet; também podem vir aqui e procurar o vereador para saber a verdade; nós nos preocupamos com todos os trabalhadores da Cidade, sabemos que o trabalho de vocês não é fácil, que quando alguém fica doente e falta, o outro tem que trabalhar dobrado, por isso cobramos que contratem mais funcionários, para cobrir as faltas; estamos aqui para defender os diretos da população”.

As Indicações apresentadas cobram: instalação de placas indicando os limites de velocidades das ruas e avenidas; revisão urgente em ambulância, “tanto mecânicos como nos equipamentos - Dr. Marcelo (Marcelo Ferreira-PSD). Construção de banheiros públicos no Lago do Jequitibás – Levy; sinal gratuito de internet na praça ao lado do Centro de Lazer do Trabalhador “Cyro Rocha”; e limpeza, reforma, conserto de brinquedos e colocação de área nas quadras dos parques infantis - Aécio Bisesto (Paraná-PTB).

Alexandro solicita limpeza de canaleta localizada nos fundos da Creche “Sebastião Domingues”; obras de iluminação na Rodovia “Luiz Carlos Azorli” (SGT 153); estudos para ampliar as vagas para estacionamento de motos e repintura das existentes, nas proximidades da lotérica e dos Correios; e instalação de semáforo na Avenida 1, esquina com a Rua 2. Isaias Lino do Couto (PSC), cobra projetos para construir ou ampliar as salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde.

Willian Bento reivindica a compra de tabelas de basquete para instalação nos ginásios de esportes, além da mudança dos locais de treinos dos atletas, para o Ginásio de Esportes “Sebastião Ribeirão”; a volta do evento “Santa de Bamba”, “atendendo pedidos de muitas famílias que se reuniam na praça para prestigiar o evento”; e acessibilidade para cadeirantes aos camarotes, além de banheiros para deficientes no espaço, nas próximas festas do peão.

Na tribuna, Willian parabenizou o colega Alexandro pela solicitação de iluminação na SGT 153, enfatizando que já fez o mesmo pedido: “sempre que tem festa no local a estrada é iluminada e fica ótimo, mas depois do evento é retirada; é importante deixar iluminada para oferecer mais segurança aos que lá transitam”; e pediu operação tapa buracos “o mais rápido possível”.

Levy Xavier voltou a cobrar serviços de melhor qualidade e disse que “o Município tem de ser bem administrado e, para isso, é preciso bons parceiros; o dinheiro público tem que ser usado em benefício da população; o Prefeito não é dono da Cidade, ele é o administrador”.

O Vereador reclamou que as ruas estão cheias de buracos e afirmou: “quanto maiores, mais é gasto para consertar, e o dinheiro sai do bolso do munícipe”; que as faixas de pedestres estão apagadas, cobrando que a pintura seja refeita em intervalos mais curtos ou que seja usada tinta de melhor qualidade; e ratificou que os deficientes também precisam de banheiros. Isaias concordou: “o deficiente é esquecido, nenhum projeto é pensado em quem tem dificuldade de locomoção, já passou da hora de mudar esse quadro”.

Ferraz fez um balanço dos primeiros 15 dias de trabalho da empresa responsável pela iluminação e explicou que o início é difícil, mas que tem boas expectativas: “a empresa está realizando melhorias; já é possível fazer reclamações on-line, através do site da Prefeitura, onde existe um ícone para solicitação de serviços, o que agilizará o retorno”. O Vereador contou que a empresa também irá numerar os postes, facilitando a identificação do local da ocorrência.

Totó voltou a questionar os gastos da Prefeitura com aluguéis, citando veículos e contêineres, afirmando: “se comprar, um dia para de pagar e sobra dinheiro para investir na Saúde”. Totó também cobrou recapeamento, principalmente no Jequitibás, e afirma que “o bairro está virando um grande lago de tanto buraco que tem”; e encerrando, apresentou reclamação de um morador do bairro (Jequitibás III), relatando que, devido às canaletas cheias de areia, a água não tem por onde escoar, e está invadindo a casa do morador.

A próxima sessão ordinária será dia 7 de maio. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 25 de abril de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

LDO aprovada em primeira votação. Emenda ao PL tem pedido de vistas

19 de junho de 2019

Na última sessão ordinária do semestre, a 15ª sessão do ano, realizada dia 18 de Junho, os vereadores da Câmara Municipal de Santa Gertrudes aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei (PL)...

Leia Mais

Habitação: vereadores questionam propaganda

13 de junho de 2019

O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), cobrou explicações sobre distribuição de planfletos em Rio Claro para venda de apartamentos no condomínio Recanto Flafer. Segundo afirmou, o terren...

Leia Mais

Ben 10 e Superpoderosas na batalha contra o frio

11 de junho de 2019

Com a chegada da estação mais fria do ano, a Câmara se engaja na Campanha do Agasalho da Prefeitura de Santa Gertrudes, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Município, com apoio do Fundo...

Leia Mais

Código de Posturas começa com mutirão de limpeza

10 de junho de 2019

Vereadores, Prefeito e Secretário de Obras se reuniram na sede da Câmara, dia 11 de março, para discutir assuntos prioritários ao desenvolvimento sustentável da Cidade e buscar soluções para as nec...

Leia Mais

Fim do canudo plástico e de ar impulsionando o relógio de água

06 de junho de 2019

Vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram dois importantes Projetos de Lei (PLs), autoria do legislativo. O primeiro (PL16, do vereador Dr. Marcelo - Marcelo Ferreira-PSD), proíbe o forneci...

Leia Mais

Alexandro entrega Moção ao Papai Noel Cláudio

27 de maio de 2019

O vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), homenageou o senhor Cláudio Sérgio de Paula com Moção de Agradecimento e Reconhecimento, aprovada por unanimidade pelos demais legisla...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.