Notícias



Há 70 anos foi realizada a primeira sessão da Câmara

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Santa Gertrudes completa 70 anos no dia 6 de abril. Fundada em 1949, foram muitas conquistas ao longo das 17ª legislaturas parlamentares. Há pouco mais de dois anos funciona em prédio novo, projetado para atender as necessidades dos legisladores, funcionários e ao atendimento à população.

Atualmente, é presidida pelo vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), eleito em dezembro de 2018 para o biênio 2019-2020. “É uma satisfação enorme participar do legislativo gertrudense e estar à frente nesta data tão significativa. São 70 anos defendendo a bandeira de Santa Gertrudes; e, como disse desde o primeiro dia do meu primeiro mandato, é uma honra representar o povo desta Cidade, honesto, trabalhador e hospitaleiro, e continuarei trabalhando com honestidade e determinação para o bem estar da população e o crescimento de Santa Gertrudes, principalmente, um crescimento sustentável”, comentou Gordinho, parabenizando os que fizeram e fazem do legislativo a verdadeira “Casa do Povo”.

A Mesa Diretora é completada por José Luis Vieira (Ratinho-MDB) – vice-presidente, Isaias Lino do Couto (PSC) – primeiro-secretário, e Marcelo Ferreira (dr. Marcelo-PSD) – segundo secretário.

O primeiro documento elaborado foi o livro Ata, onde consta que, no “dia 6 de abril de 1949, no prédio número 58 da Rua Um, destinado ao funcionamento a Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na presidência do senhor doutor Hugo Caccuri, meritíssimo Juiz de Direito da comarca de Rio Claro, convida o senhor Escrivão Eleitoral Hygino Pereira, para proceder à chamada dos vereadores presentes na sessão da instalação”.

Participaram os vereadores: Guerino Codo (que dá nome ao prédio do legislativo), Benedito Baptista Pedroso, Paulo Vaz Pinto, Oswaldo R. Rocha, Eugênio Secco, Fernando Pagnoca e Albano de Oliveira Leitão, que foram devidamente empossados e prestaram o compromisso regimental. Em seguida, foi realizada a primeira eleição para compor a Mesa Diretora do legislativo, que ficou assim constituída: Guerino Codo foi eleito presidente, tendo Benedito Baptista Pedroso – vice, Albano de Oliveira Leitão – primeiro-secretário, e Eugênio Secco – segundo-secretário, todos com sete votos.

O primeiro ato do Presidente eleito foi dar posse ao prefeito Oscar Raphael da Rocha que, de acordo com a Ata, prestou o compromisso oficial, “terminando sob vibrante salva de palmas”, de acordo com a ata da sessão.

Um fato curioso, na primeira sessão ordinária, que aconteceu no dia 8 de abril, o vereador Fernando Pagnoca solicitou demissão, “apresentando motivos justificados”. Prosseguindo, foi convocada sessão extraordinária para o dia 12 de abril, “para tratar do empréstimo que a Fazenda do estado se dispõe a conceder aos novos municípios”. Na ordem do dia da primeira sessão ordinária, o Presidente declarou aberta a vaga com a renúncia do senhor Fernando e convidou o suplente, Joaquim Pereira, para prestar o juramento e assumir a cadeira, juntamente com os demais vereadores eleitos: Archangelo Soave, Ruy Raphael da Rocha, Antonio Filier, Bento Dias de Castro, Dermeval da Fonseca Nevoeiro e Manoel Arthur Alonso. O legislativo era composto por 13 vereadores.

Ainda na primeira sessão, o Presidente nomeou os integrantes da Comissão para elaborar o projeto de Regimento Interno da Câmara, que foi composta por: Albano, Joaquim, Bento, Dermeval e Ruy.

Hoje, são nove vereadores que representam uma população de mais 25 mil habitantes. Dentre as muitas conquistas dos legisladores, uma se destaca: as obras de revitalização (duplicação, pavimentação, ciclofaixa, rotatórias etc.) da Rodovia Constante Peruchi (SP 316), que liga Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. Em 2013, a Câmara conseguiu junto ao Governo do Estado, verba inicial de R$ 36 milhões para as obras, que mais tarde chegou a um investimento total de mais de R$ 50 milhões.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 05 de abril de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Contas aprovadas. Poluição volta à pauta

15 de agosto de 2019

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), comunicou que as contas do legislativo, referentes ao ano de 2016, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TC). No período,...

Leia Mais

Santa Gertrudes faz aniversário!

13 de agosto de 2019

Vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Santa Gertrudes parabenizam os gertrudenses pelos 71 anos de emancipação político-administrativa, comemorados no dia 16 de Agosto. Parabéns, Santa G...

Leia Mais

Solenidade marca posse do Parlamento Jovem

09 de agosto de 2019

O Plenário “Íria Hansen”, da Câmara de Santa Gertrudes, ficou movimentado na noite de quarta-feira (7 de Agosto), para a sessão solene de posse dos nove estudantes eleitos vereadores mirins para o...

Leia Mais

Vereadores relatam loteamento em área de alagamento

08 de agosto de 2019

A primeira sessão ordinária do semestre, realizada dia 7 de Agosto, foi marcada por agradecimentos e cobranças, principalmente na área da Saúde, e preocupação com loteamento em local “não apropriad...

Leia Mais

Projetos aprovados beneficiam Segurança Pública

30 de julho de 2019

Na presença de autoridades policiais, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram dia 29 de Julho, dois projetos de leis (PLs) ligados ao setor de segurança pública. Em sessão extraordinár...

Leia Mais

Parlamento Jovem toma posse em sessão solene

30 de julho de 2019

Os vereadores eleitos para o Parlamento Jovem 2019 tomam posse em sessão solene que acontece na quarta-feira, dia 7 de Agosto, no plenário Íria Hansen, na sede da Câmara de Santa Gertrudes. Os nov...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.