Notícias



Há 70 anos foi realizada a primeira sessão da Câmara

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Santa Gertrudes completa 70 anos no dia 6 de abril. Fundada em 1949, foram muitas conquistas ao longo das 17ª legislaturas parlamentares. Há pouco mais de dois anos funciona em prédio novo, projetado para atender as necessidades dos legisladores, funcionários e ao atendimento à população.

Atualmente, é presidida pelo vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), eleito em dezembro de 2018 para o biênio 2019-2020. “É uma satisfação enorme participar do legislativo gertrudense e estar à frente nesta data tão significativa. São 70 anos defendendo a bandeira de Santa Gertrudes; e, como disse desde o primeiro dia do meu primeiro mandato, é uma honra representar o povo desta Cidade, honesto, trabalhador e hospitaleiro, e continuarei trabalhando com honestidade e determinação para o bem estar da população e o crescimento de Santa Gertrudes, principalmente, um crescimento sustentável”, comentou Gordinho, parabenizando os que fizeram e fazem do legislativo a verdadeira “Casa do Povo”.

A Mesa Diretora é completada por José Luis Vieira (Ratinho-MDB) – vice-presidente, Isaias Lino do Couto (PSC) – primeiro-secretário, e Marcelo Ferreira (dr. Marcelo-PSD) – segundo secretário.

O primeiro documento elaborado foi o livro Ata, onde consta que, no “dia 6 de abril de 1949, no prédio número 58 da Rua Um, destinado ao funcionamento a Câmara Municipal de Santa Gertrudes, na presidência do senhor doutor Hugo Caccuri, meritíssimo Juiz de Direito da comarca de Rio Claro, convida o senhor Escrivão Eleitoral Hygino Pereira, para proceder à chamada dos vereadores presentes na sessão da instalação”.

Participaram os vereadores: Guerino Codo (que dá nome ao prédio do legislativo), Benedito Baptista Pedroso, Paulo Vaz Pinto, Oswaldo R. Rocha, Eugênio Secco, Fernando Pagnoca e Albano de Oliveira Leitão, que foram devidamente empossados e prestaram o compromisso regimental. Em seguida, foi realizada a primeira eleição para compor a Mesa Diretora do legislativo, que ficou assim constituída: Guerino Codo foi eleito presidente, tendo Benedito Baptista Pedroso – vice, Albano de Oliveira Leitão – primeiro-secretário, e Eugênio Secco – segundo-secretário, todos com sete votos.

O primeiro ato do Presidente eleito foi dar posse ao prefeito Oscar Raphael da Rocha que, de acordo com a Ata, prestou o compromisso oficial, “terminando sob vibrante salva de palmas”, de acordo com a ata da sessão.

Um fato curioso, na primeira sessão ordinária, que aconteceu no dia 8 de abril, o vereador Fernando Pagnoca solicitou demissão, “apresentando motivos justificados”. Prosseguindo, foi convocada sessão extraordinária para o dia 12 de abril, “para tratar do empréstimo que a Fazenda do estado se dispõe a conceder aos novos municípios”. Na ordem do dia da primeira sessão ordinária, o Presidente declarou aberta a vaga com a renúncia do senhor Fernando e convidou o suplente, Joaquim Pereira, para prestar o juramento e assumir a cadeira, juntamente com os demais vereadores eleitos: Archangelo Soave, Ruy Raphael da Rocha, Antonio Filier, Bento Dias de Castro, Dermeval da Fonseca Nevoeiro e Manoel Arthur Alonso. O legislativo era composto por 13 vereadores.

Ainda na primeira sessão, o Presidente nomeou os integrantes da Comissão para elaborar o projeto de Regimento Interno da Câmara, que foi composta por: Albano, Joaquim, Bento, Dermeval e Ruy.

Hoje, são nove vereadores que representam uma população de mais 25 mil habitantes. Dentre as muitas conquistas dos legisladores, uma se destaca: as obras de revitalização (duplicação, pavimentação, ciclofaixa, rotatórias etc.) da Rodovia Constante Peruchi (SP 316), que liga Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis. Em 2013, a Câmara conseguiu junto ao Governo do Estado, verba inicial de R$ 36 milhões para as obras, que mais tarde chegou a um investimento total de mais de R$ 50 milhões.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 05 de abril de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Estrada: Câmara dá prazo para asfaltar e vai ao MP

23 de maio de 2019

O presidente da Câmara, Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), deu prazo de 30 dias para que as autoridades competentes tomem atitude de asfaltar a Estrada “José Horácio Pascon” e, se neste período...

Leia Mais

Câmara doa cadeiras para Unidade de Saúde

16 de maio de 2019

Deu entrada durante a 11ª sessão ordinária, o Projeto de Resolução 3/2019, da Mesa Diretora, solicitando autorização dos vereadores para desincorporar bens patrimoniais: 12 cadeiras tipo diretor, c...

Leia Mais

Faltas não justificadas serão descontadas

09 de maio de 2019

Vereador que faltar às sessões terá descontado 1/30 avos do subsídio. O Projeto de Resolução 02, da Mesa Diretora da Câmara de Santa Gertrudes, que determina o desconto do vereador que faltar às se...

Leia Mais

Sicred local visita sede do legislativo

09 de maio de 2019

Equipe do Sicredi Santa Gertrudes esteve visitando a Câmara no dia 7 de maio, apresentando seu trabalho e disponibilizando serviços aos vereadores e funcionários. A Agência local será inaugurada no...

Leia Mais

Recomposição salarial é aprovada em extraordinária

26 de abril de 2019

Em sessão extraordinária, realizada na noite de quinta-feira (dia 25 de abril), foram aprovados, em votação única, por unanimidade dos presentes, os projetos de lei (PLs) 22 e 23, ambos referentes...

Leia Mais

Vereadores discutem meio ambiente na Aspacer

26 de abril de 2019

O meio ambiente é preocupação constante dos legisladores e, para discutir o tema e ter ciência das ações em andamento e dos projetos para diminuir os índices de poluição, os vereadores Willian José...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.