Notícias



Iluminação: Câmara nas campanhas de prevenção de doenças

Visualize fotos

O sistema de iluminação da fachada do prédio da Câmara Municipal começou a funcionar na noite de quinta-feira, 21 de março, como medida de segurança e, também, dando início à inserção do legislativo nas campanhas voltadas à prevenção de doenças e o tratamento dessas enfermidades, com objetivo de difundir a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde. Apesar de “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” serem as mais conhecidas, todos os meses do ano têm campanhas com cores específicas.

Foram instalados 21 pontos de iluminação tipo Led, sendo três refletores de 30 watts brancos, focados no busto de “Guerino Codo” – primeiro presidente da Câmara, que dá nome ao prédio, e 18 refletores de 100 watts, com 16 opções de cores, na parte superior, iluminando toda a fachada. As lâmpadas acendem e apagam automaticamente, por um temporizador (timer), em horários predefinidos. Os pontos superiores, que mudam de cor via controle remoto, a cada mês, terão as cores das campanhas. Este mês, por exemplo, a fachada ficará na cor azul escuro, já que estamos no período de prevenção ao câncer colorretal.  O projeto e a instalação são da empresa JM Engenharia.

“Iluminar a parte externa do prédio já estava definida no projeto da nova sede do legislativo, aproveitamos a oportunidade instalamos refletores que mudam de cor e entramos na campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde e prevenção de doenças; além é claro, de ser necessária para oferecer segurança não só ao patrimônio público, mas também às pessoas que passam pela rua no período da noite”, afirma Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), presidente da Câmara, enfatizando que a cada mês, a fachada estará alertando para uma doença específica. Apesar de não existir um calendário oficial sobre as cores utilizadas em cada mês, as campanhas mensais estão cada vez mais conhecidas, divulgadas e abraçadas por pessoas em todo o mundo, e servem tanto para abertura de debates sobre elas, conscientização e educação do público e troca de experiências entre as pessoas. Esse calendário colorido da saúde pode ser definido, por exemplo, pelas associações médicas.

As cores e as campanhas de cada mês do ano

Janeiro - Branco: Mente sã, corpo são. O primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental. As ações dessa campanha buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, mas como emocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar.

Fevereiro - Roxo / Laranja: Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização da lúpus, do mal de Alzheimer e da fibromialgia. O segundo mês do ano também tem uma campanha "alaranjada", para conscientizar sobre a leucemia.

Março - Azul Escuro: A campanha durante todo o mês de março é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal.

Abril - Azul: É um dos meses que já tem campanha bem conhecida e estabelecida no mundo todo. O Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo, por causa do dia 02/04, que é data do "Dia Mundial de Conscientização do Autismo".

Maio - Amarelo / Vermelho: O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o "Maio Vermelho" tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.

Junho - Vermelho: O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o "Dia Mundial do Doador de Sangue". Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia.

Julho - Amarelo: O sétimo mês do ano ganha a cor amarelada para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

Agosto - Dourado: Nesse mês, entre os dias 01 e 07, acontece a "Semana Mundial da Amamentação", por isso, o período é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

Setembro - Vermelho / Verde: O nono mês do ano fica vermelho para ressaltar a importância de cuidarmos da saúde do coração. O período também destaca ações sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer no intestino. Para essas duas campanhas, o mês se pinta de verde.

Outubro - Rosa: Mais divulgado e conhecido por todo o mundo, o Outubro Rosa foi uma das primeiras campanhas criadas (iniciou nos Estados Unidos na década de 1990) e é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

Novembro - Azul: E se outubro é dedicado em maior parte à saúde feminina, novembro chega para os homens quebrarem seus preconceitos históricos. O novembro azul ganha também um logotipo em formato de bigode para conscientizar a pessoas sobre a importante de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas votadas aos cuidados da diabetes

Dezembro - Laranja / Vermelho: O ano se fecha com cores vibrantes. O "Dezembro Laranja", serve para conscientizar sobre a importância de combater o câncer de pele, enquanto o "Dezembro Vermelho" ressalta a necessidade de prevenir a AIDS.

(www.conquistesuavida.com.br / foto: Du Gasparini – reprodução Facebook)

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 22 de março de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

LDO aprovada em primeira votação. Emenda ao PL tem pedido de vistas

19 de junho de 2019

Na última sessão ordinária do semestre, a 15ª sessão do ano, realizada dia 18 de Junho, os vereadores da Câmara Municipal de Santa Gertrudes aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei (PL)...

Leia Mais

Habitação: vereadores questionam propaganda

13 de junho de 2019

O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), cobrou explicações sobre distribuição de planfletos em Rio Claro para venda de apartamentos no condomínio Recanto Flafer. Segundo afirmou, o terren...

Leia Mais

Ben 10 e Superpoderosas na batalha contra o frio

11 de junho de 2019

Com a chegada da estação mais fria do ano, a Câmara se engaja na Campanha do Agasalho da Prefeitura de Santa Gertrudes, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Município, com apoio do Fundo...

Leia Mais

Código de Posturas começa com mutirão de limpeza

10 de junho de 2019

Vereadores, Prefeito e Secretário de Obras se reuniram na sede da Câmara, dia 11 de março, para discutir assuntos prioritários ao desenvolvimento sustentável da Cidade e buscar soluções para as nec...

Leia Mais

Fim do canudo plástico e de ar impulsionando o relógio de água

06 de junho de 2019

Vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram dois importantes Projetos de Lei (PLs), autoria do legislativo. O primeiro (PL16, do vereador Dr. Marcelo - Marcelo Ferreira-PSD), proíbe o forneci...

Leia Mais

Alexandro entrega Moção ao Papai Noel Cláudio

27 de maio de 2019

O vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), homenageou o senhor Cláudio Sérgio de Paula com Moção de Agradecimento e Reconhecimento, aprovada por unanimidade pelos demais legisla...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.