Notícias



IPTU: vereadores pedem prorrogação do vencimento

Visualize fotos

A demora na entrega dos carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), levou os vereadores a pedirem a prorrogação do vencimento. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), afirmou que metade dos contribuintes ainda não recebeu os carnês e pediu para o prazo seja mudado para o dia 20 de março. Levy Xavier Ferraz (PRB), reivindicou a ampliação da única casa lotérica na Cidade, que não comporta mais o volume de atendimentos; e Willian Bento (PTB), pediu o cumprimento da lei que determina prazos de espera para atendimento em agências bancárias. Os legisladores ainda cobraram agilidade na troca de lâmpadas queimadas, recapeamento das ruas, dedetização para acabar com ratos e baratas, contratação de médico e dentista, entre outros serviços.

Os vereadores também agradeceram solicitações atendidas: a reforma do campo de bocha; o início das obras no Santa Catarina; enalteceram o bom trabalho da equipe da Vigilância Epidemiológica; contratação de profissional para realizar exames de eletroencefalograma; obras de pavimentação nos bairros Jequitibás I, II e III; troca do telhado do prédio da Secretaria de Saúde; e oferta de ônibus gratuito para transporte de alunos da Escola Senai.

Na ordem do dia da sessão ordinária do dia 19 de fevereiro, foram aprovados, em primeira discussão, os projetos de lei (PLs): PL10, autoria dos vereadores Isaias Lino do Couto (PSC) e José Luis Vieira (Ratinho-MDB), que inclui no calendário oficial o “Dia Municipal das pessoas com deficiência”; o PL 11, do vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), que determina a “fixação nos postos de abastecimento de combustíveis, de cartaz informando, em porcentagem, a diferença de preços entre a gasolina e o álcool”; e o PL 12, instituindo o “Programa de vacinação domiciliar para idosos com mobilidade reduzida”, iniciativa de Isaias. O vereador Levy pediu vistas ao projeto de lei 13, que “proíbe a soltura de rojões, bombas e fogos de artifício com estampido”, de Aécio Bisesto (Paraná-PTB), foi autorizado pelo presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), e terá uma semana para analisar.

Três requerimentos também foram aprovados. Levy Xavier quer informações sobre loteamento próximo ao Nova Santa Gertrudes, indagando se o projeto contempla o prolongamento da Avenida Albino Codo; e pede ao Prefeito que interceda junto ao proprietário do prédio e da “Pequetita Lotérica”, “para que providenciem em tempo rápido, local de melhor acomodação aos clientes e, se não conseguir sucesso, faça tratativas junto a Caixa Econômica Federal, para que a lotérica seja transferida para outro local”. Willian Bento solicita ao Procon informações sobre a quantidade de reclamações recebidas pela demora no atendimento em agência bancárias, os estabelecimentos com maior número de reclamações, a frequência com que as agência são fiscalizadas, e as ações tomadas em casos de ultrapassagem do tempo estabelecido pela Lei.

As indicações apresentadas pedem: planejamento das atividades para o “Prêmio incentivo ao jovem autor”; sinalização e instalação de bancos no ponto de ônibus da Avenida Antônio Tonon; compra de conversor digital para a TV do quarto dos médicos no Hospital Santa Francisca; jardinagem no canteiro da imagem de Santa Gertrudes, em frente à Igreja Matriz; instalação de placa denominativa na Avenida Lívio Gaviolla; conserto ou compra de geladeira para a Secretaria de Saúde; instalação de internet na UBS “Catarina Caetano Demarchi”; e aumento da velocidade da internet da Emeief “Antônio Filier” – solicitações de Willian.

Isaias Couto quer a construção de ponto de ônibus com cobertura no início da Avenida São João. Reiterando pedidos feitos em 2017 e 2018, Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), cobrou a construção de calçada e instalação de iluminação na Avenida Santa Izabel; e reforma no campo de areia do bairro Jardim Iporanga.

Três projetos deram entrada durante a 3ª sessão do ano. O PL 14, que altera dispositivos das leis financeiras, autoria do Executivo; o PL 15, autoria dos nove vereadores, criando o “Dia Valtimir Ribeirão”, uma homenagem do ex-Prefeito; e a emenda aditiva ao PL 11, autoria de Willian Bento, definindo regras para o projeto dos postos de combustíveis, entre elas o prazo de 60 dias para os proprietários se adequarem.

Na tribuna

Ratinho agradeceu a reforma do campo de bocha, informando que em breve estará a disposição dos praticantes; cobrou do Prefeito que faça urgente, empréstimo para recapear as ruas, explicando que o processo é longo e precisa ser feito rápido; cronograma para limpeza de ruas e calçadas; e resolver o problema das lâmpadas queimadas, pontuando que segurança depende de iluminação de qualidade. O bairro Santa Catarina não ficou de fora, o Vereador lembrou quem na sessão anterior, o Presidente informou que as obras no local terão início assim que as chuvas diminuírem, o que foi ratificado por Gordinho, que cobrou da transportadora e indústria cerâmica instaladas no local, que providenciem obras de melhorias nas entradas dos prédios.

José Luis voltou a pedir a implantação dos projetos “Cinturão Verde” e “Praças de Alimentação”; solicitou que a Câmara seja informada sobre os índices de monitoramento do ar; realização de campanhas de orientação no trânsito; dedetização contra ratos e baratas, e a fiscalização dos locais de armazenamento de reciclados.

Levy enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, mas lembrou: “é preciso melhorar sempre”, cobrou a compra de um novo aparelho de raio X, explicando que o existente está ultrapassado, dificultando o diagnóstico, e afirmou que a Secretaria de Obras está “deixando a desejar”. Dr. Marcelo informou que foi contratado especialista para realizar exames eletroencefalograma e, de imediato, serão realizado 30 procedimentos.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), quer saber como estão os tramites para compra de ambulância, emenda enviada pelo deputado Celso Nascimento. Alexandro do Iporanga concordou com a indagação e pediu informações sobre verba de R$ 160 mil, enviada para asfaltamento. Totó cobrou iluminação na rotatória da SP 316, próximo ao Posto Pontilhão, ratificou a necessidade de controle de ratos e baratas: “os entulhos colaboraram para a proliferação de insetos e bichos, em meia hora andando pela Cidade, contei mais de 65 pontos de entulhos, precisa limpar, a população paga os impostos e precisa que os serviços sejam feitos”. Cobrou instalação de ventiladores e manutenção dos existentes na Escola “Antonio Filier”; respostas às solicitação enviadas pelos vereadores ao Prefeito e Secretários; instalação de bancos em frente à Igreja São José; e contratação de médico dermatologista: “tem paciente há seis meses na fila de espera por consulta”. Finalizando, Totó disse que se não trocar as lâmpadas queimadas “não pode cobrar a taxa de iluminação”.

Willian Bento questionou a longa espera para recebimento de aparelho auditivo. “Hoje, o paciente aguarda de três a cinco anos”, explicando que o Programa do Governo do Estado cobre uma cota de três pacientes por mês, e a cota regional, para 26 cidades, é de cinco vagas/mês. Willian solicitou que a Divisão Regional de Saúde – Piracicaba, seja notificada para esclarecer e abrir mais vagas para Santa Gertrudes.

Alexandro cobrou reforma no campo de areia do Jardim Iporanga que, segundo ele, está abandonado há dois anos; a distribuição de apostilas escolares, afirmando que a atual Secretária de Educação é das melhores que já ocuparam o cargo, mas que o material não foi entregue em 2018 e fez falta. O Vereador também reivindicou o corte de mato e limpeza do terreno ao lado do canil; a contratação de dentista para a UBS “João Buschinelli”; e informou sobre a nomeação do secretário de Meio Ambiente, Clóvis Bitencourt Sobrinho: “desejo excelente trabalho, sei que não será fácil, e peço que reative o viveiro de mudas”. Alexandro do Iporanga finalizou, cobrando reforma no Ginásio “João Euclides de Freitas”: “o espaço precisa ser fechado com tela e reformado, ele está sendo utilizado para outros fins, tem até gente morando no local”.

Devido ao feriado de Carnaval, a próxima sessão ordinária será dia 12 de março. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 21 de fevereiro de 2019

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

LDO aprovada em primeira votação. Emenda ao PL tem pedido de vistas

19 de junho de 2019

Na última sessão ordinária do semestre, a 15ª sessão do ano, realizada dia 18 de Junho, os vereadores da Câmara Municipal de Santa Gertrudes aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei (PL)...

Leia Mais

Habitação: vereadores questionam propaganda

13 de junho de 2019

O vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), cobrou explicações sobre distribuição de planfletos em Rio Claro para venda de apartamentos no condomínio Recanto Flafer. Segundo afirmou, o terren...

Leia Mais

Ben 10 e Superpoderosas na batalha contra o frio

11 de junho de 2019

Com a chegada da estação mais fria do ano, a Câmara se engaja na Campanha do Agasalho da Prefeitura de Santa Gertrudes, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Município, com apoio do Fundo...

Leia Mais

Código de Posturas começa com mutirão de limpeza

10 de junho de 2019

Vereadores, Prefeito e Secretário de Obras se reuniram na sede da Câmara, dia 11 de março, para discutir assuntos prioritários ao desenvolvimento sustentável da Cidade e buscar soluções para as nec...

Leia Mais

Fim do canudo plástico e de ar impulsionando o relógio de água

06 de junho de 2019

Vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram dois importantes Projetos de Lei (PLs), autoria do legislativo. O primeiro (PL16, do vereador Dr. Marcelo - Marcelo Ferreira-PSD), proíbe o forneci...

Leia Mais

Alexandro entrega Moção ao Papai Noel Cláudio

27 de maio de 2019

O vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), homenageou o senhor Cláudio Sérgio de Paula com Moção de Agradecimento e Reconhecimento, aprovada por unanimidade pelos demais legisla...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.