Notícias



Lago “Chico Lucas” é elogiado durante sessão

Visualize fotos

Os vereadores participaram da inauguração do Lago “Chico Lucas”, que aconteceu no dia 15 de novembro e, durante a sessão ordinária desta semana, realizada no dia 20, teceram elogios ao Prefeito e demais responsáveis pelo espaço que reúne várias opções de lazer, e à escolha do nome, uma homenagem ao senhor Francisco Lucas Ribeiro, conhecido Chiquinho benzedor, já falecido. A terceira etapa das obras foi iniciada, com a construção de banheiros, lanchonete e instalação de bebedouros. O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), ratificou os elogios, solicitou o enviou de ofício parabenizando o prefeito Rogério Pascon pela iniciativa e convidou os demais vereadores para assinarem o documento.

Durante os trabalhos, deu entrada do projeto de lei (PL), 47, do Executivo, solicitando autorização para alteração das leis financeiras, abrindo crédito suplementar de R$ 1 milhão para o Fundo Municipal de Saúde. Foram aprovados, em segunda votação, o PL 45, do Executivo, que institui o Refis, e o PL 46, autoria dos vereadores Willian Bento (PTB) e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), determinando a “obrigatoriedade de curso de capacitação de primeiros socorros aos funcionários das escolas e creches da Rede Municipal”. Também foi aprovado o requerimento 42, onde Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), solicita ao chefe do Executivo “entrar em contato com os responsáveis pelo prédio da antiga estação ferroviária, e solicitar autorização para usar o imóvel para futuras instalações de secretarias, mediante uma reforma no imóvel, evitando o pagamento de alugueis”. Totó justifica o pedido afirmando que a Prefeitura utiliza vários imóveis alugados e que os valores encarecem os cofres públicos.

Willian Bento (PTB), apresentou indicações solicitando à Secretaria de Obras, que reserve um espaço no Cemitério Municipal com acesso restrito a funcionários e sem visibilidade ao público, para serviços de secagem e incinerações de itens de exumação; e indagando sobre a possibilidade de notificar a empresa Via Sol, reivindicando “disponibilizar em seu itinerário, desembarque de passageiros após às 19 horas, nos bairros Nova Santa Gertrudes e Santa Catarina”, justificando que as moradores que trabalham em outras cidades e chegam após o horário indicado, são obrigados a se locomoverem a pé até suas residências.

Atendendo aos moradores das proximidades, Isaias Lino do Couto (PSC), José Luis Vieira (Ratinho-MDB) e Aécio Bisesto (Paraná-PTB), pedem alteração para que a Rua Benedicta Cabral Girnos seja mão dupla de direção, no trecho entre as ruas Felipe Capobianco e Pérsio Franco Corrêa Júnior.

Dr. Marcelo pleiteou ao Prefeito a implantação de um chafariz no lago “Chiquinho Lucas”, para “arear as águas do mesmo”, afirmando que “o lago proporciona um ambiente belíssimo no bairro, transformando-o em um cartão postal da Cidade, e servirá para o encontro de pessoas de várias idades, podendo desfrutar da pescaria e passeios”.

Na tribuna, Alexandro ratificou pedido para instalação de cestos de contenção de lixo em bocas de lobo, como medida de preservação de meio ambiente, impedindo que detritos cheguem aos rios, lagos e matas, além de facilitar a limpeza; e sugeriu que o primeiro seja instalado próximo ao lago do Jequitibás. O Vereador apesentou uma reportagem em vídeo, mostrando o funcionamento de bocas de lobo ecológicas em cidade do Sul do Brasil. Dr. Marcelo comentou que os cestos também facilitarão o salvamento de animais que possam cair em bocas de lobo.

Alexandro do Iporanga anotou a necessidade de demarcação de vagas especiais para idosos e portadores de necessidades especiais em frente ao Bradesco; pediu limpeza das ruas, calçadas, espaços públicos e na área da antiga estação ferroviária, e a retirada de entulhos; cobrou eficiência no serviço de iluminação; cesta de Natal aos funcionários públicos; asfaltamento no Jardim D’ Itália; e fez um balanço de solicitações não atendidas, afirmando estar esperançoso que sejam feitas em 2019.

Totó deu uma boa notícia. O Vereador comentou que foi questionado se haverá aumento no IPTU em 2019, foi se informar com o Prefeito e comunicou que não terá reajuste, só será aplicado índice da inflação no período. O Vereador parabenizou o secretário Gerson Ribeiro e equipe pelas obras no lago “Chico Lucas” e por atender sua solicitação e construir estacionamento no local.

Reginaldo cobrou recapeamento; iluminação na rotatória perto do Posto Pontilhão, afirmando que o local está perigoso, podendo ocorrer acidentes; voltou a questionar a falta de medicamentos, relatando: “somos cobrados, as pessoas me pedem para comprar remédios, mas a função do vereador não é comprar remédios, eu oriento para ir à farmácia ou na assistência social da Prefeitura”. Finalizando, explicou que algumas pessoas estão criticando os policiais e guardas civis que abordam motoristas: “este é o trabalho deles, se os documentos do motorista e do veículo estiverem certos, não haverá multa”, e aconselhou: “se mandarem você parar, pare, não fuja, porque eles podem achar que é bandido”. Totó ainda sugeriu homenagem ao ex-prefeito Valtimir Ribeirão, “um homem humilde, correto, merece ter seu nome em algum prédio público”.

Com a chegada do fim de ano, Ratinho cobrou a instalação de enfeites natalinos nas ruas centrais da Cidade, além de abono aos funcionários públicos; apontou ao Executivo que instale banheiros químicos no lago “Chiquinho Lucas” até que os sanitários sejam construídos; cobrou a aplicação da lei que proíbe som alto; e voltou a pedir solução para a Estrada “José Horácio Pascon”. Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), explicou que a terra que escorreu da estrada parou nas laterais, impedindo o escoamento da água: “solicitei ao Prefeito que faça canaletas e depois vou pedir ao proprietário da Formigres para que ajude a nivelar a estrada novamente, é um paliativo até que se resolva definitivamente”.

Mantendo a promessa de cobrar em todas as sessões até que seja resolvido, Ratinho pediu reparos na calçada do viaduto “Ruy Ribeiro de Almeida”, asfalto no Santa Catarina, operação tapa-buracos, implantação dos projetos Praças de Alimentação e Cinturão Verde, e reforma no campo de bocha. Levy Xavier Ferraz (PRB), disse que recebeu informação que até o final deste ano o campo estará reformado.

A próxima sessão ordinária será dia 4 de dezembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 22 de novembro de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Refis: vereadores sugerem vantagens para os bons pagadores

20 de novembro de 2018

A sessão ordinária desta semana, a 26ª do ano, foi marcada por cobranças antigas: medidas para conter a poluição, asfaltamento e fim dos buracos no Santa Catarina e demais bairros, e na estrada “Jo...

Leia Mais

Professora vai à tribuna e pede cumprimento da Lei

20 de novembro de 2018

A redução da jornada de trabalho dos professores foi tema abordado por Renata Ribeiro, professora da Creche “Padre Quirino Volani”, na tribuna da Câmara, no dia 13 de novembro. A Professora alerta...

Leia Mais

Unesp instala equipamento para monitorar o ar

12 de novembro de 2018

Equipe da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em parceria com a Prefeitura, colocou um aparelho de monitoramento do ar em Santa Gertrudes, que foi afixado em cima do prédio da Policlínica. O ap...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

09 de novembro de 2018

Dois projetos de lei (PLs) deram entrada durante a 25ª sessão ordinária, realizada dia 6 de novembro. O PL 45, do Executivo, “institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)”, que dá oportunidade...

Leia Mais

Isaias trabalha para tornar a Cidade acessível a todos

06 de novembro de 2018

A acessibilidade é definida como “o direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social...

Leia Mais

SoletraSanta teve muita emoção e dois bicampeões

01 de novembro de 2018

Ansiedade e emoção. Estas palavras definiram o estado emocional de quem acompanhou as etapas finais do SoletraSanta, a quarta edição do concurso de soletração que aconteceu dias 29 e 30 de outubro,...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.