Notícias



Vereadores pedem manutenção do patrimônio público

Visualize fotos

A sessão ordinária desta semana, realizada dia 9 de outubro, foi pautada, principalmente, em cobranças por manutenção de prédio e bens públicos. O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), presenciou motorista de veículo escolar passando com os pneus em cima de tartarugas e em alta velocidade, próximo ao pontilhão da Avenida Remolo Tonon, “interpelei a motorista que respondeu com descaso; assim, comuniquei os responsáveis e como não obtive resposta, estou enviando ofício e quero que sejam tomadas providências, não pode haver maus tratos com bens públicos”, enfatizou.

Levy Xavier Ferraz (PRB), contou que, atendendo reclamações, foi verificar as instalações do Pronto Socorro. Segundo o Vereador, primeiro foi impedido de entrar com a alegação que precisaria de autorização e o responsável não se encontrava no local no momento, voltou mais tarde, junto com Willian Bento (PTB), e apurou que o prédio está sem manutenção. Salas e corredores com goteiras, porta em péssimo estado, bebedouro com problema, infiltrações, telhado precisando de reparos, rede elétrica subdimensionada ocasionando quedas de energia, quadro de energia danificado, além do aparelho de raio X, que é antigo, resultando em imagens sem qualidade, falta de ar-condicionado na sala onde armazenam remédios e de lâmpadas de emergência foram apontados por Levy Xavier.

“Como vereador, sou fiscalizador do povo e tenho o dever de realizar meu trabalho, não posso ser barrado em qualquer prédio público; estou aqui para ajudar”, desabafou. “Sei que o Município não tem verba para obras, temos que buscar recursos junto aos governos Estadual ou Federal para reformar nosso Hospital”, concluiu Levy, lembrando que há tempos Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), solicita a troca da porta e cobertura até a sala de raio X.

Dr. Marcelo informou que a reforma do telhado do prédio do Hospital já está autorizada pelo Prefeito, que existe um projeto pronto de ampliação do prédio, mas faltam recursos para fazer a obra. O Presidente afirmou que irá apurar o impedimento da entrada do vereador no prédio, explicando que a entrada acompanhada por responsável é um procedimento padrão, principalmente em hospital, para impedir que a pessoa entre em alguma sala onde o paciente possa estar sendo submetido a exames, consultas ou local esterilizado, onde são necessários alguns cuidados específicos.

O péssimo estado da Estrada “José Horácio Pascon”, após a chuva de segunda-feira (dia 8), foi relatado e os vereadores agradeceram ao empresário José Luís Paraluppi, proprietário do Grupo Formigres, que enviou máquinas e caminhões com terra para reparar emergencialmente os buracos. “Com as águas da chuva, os buracos pareciam piscina; entrei em contato com o Formigão e ele enviou os equipamentos para tentar tornar a Estrada transitável; foram uns 15 caminhões de terra para aterrar”, explicou Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB): “foi uma medida paliativa, é preciso recapear o local urgentemente”.

Totó voltou a “implorar” para que a Prefeitura procure uma solução para o tratamento de pessoas dependentes drogas, ratificando que é um problema social, que atinge não só o dependente, mas toda sua família. “Peço ao Prefeito que faça convênio com clínica de tratamento para atender as famílias que não têm condições financeiras de arcas com os altos custos”, cobrou.

Sobre as eleições, os legisladores agradeceram pelos votos aos deputados eleitos: Jorge Caruso, Roque Barbieri, Gilberto Nascimento; e lamentaram que outros, comprometidos com a Cidade, não foram reeleitos, como Lobbe Neto (que ficou como suplente), Aldo Demarchi, Nelson Marquezelli e Celso Nascimento; e que muitos votos foram dados a candidatos “paraquedistas”, aqueles que só aparecem para pedir votos e depois de eleitos não colaboram.

Na ordem do dia da 23ª sessão ordinária, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei 42, autoria dos vereadores Willian Bento e Aécio Bisesto (Paraná), ambos do PTB, instituindo o Dia Municipal da Gestante.

Através de Indicações, Isaias Lino do Couto (PSC), orienta a realização de cursos para  professores e demais profissionais da Educação, da Rede Municipal, através do professor de educação especial, com intuito de qualificar os mesmos nos cuidados aos estudantes portadores de necessidades especiais; implantar rampas de acesso em todos os prédios púbicos, oferecendo acessibilidade aos que necessitam; e, atendendo pedido dos moradores, pintura de solo na faixa de pedestres e no pare, na esquina das avenidas Prefeito Libertário Palumbo e João Vitte.

Paraná quer atendimento odontológico nas escolas onde não tem dentista periodicamente, e solicita que o dentista vá a estas escolas a cada quatro meses para uma avaliação e tratamentos necessários; e a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Santa Catarina, para atender também os moradores dos bairros Santa Gertrudes I e II.

Willian solicitou a implantação de uma lombada na Avenida 5, no Centro, explicando que o local é  motivo de preocupação dos moradores das proximidades, relatando que os veículos que trafegam pela Avenida Albino Codo, descem em alta velocidade e “por ser um local com ponto cego, muitas vezes não têm como os motoristas que vem da Rua 4 visualizar os que estão na Avenida, podendo ocasionar acidentes”; e também, a instalação de um ponto de ônibus com assento e cobertura na Rua Zero, em frente a Praça São José, no Jardim Parque Industrial.

Atendendo moradores, Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), cobrou a construção de canaleta na Rua Gregório Aparecido Swenson, esquina com a Avenida Ângelo Giacomini, no Jardim Luciana, para resolver o problema dos constantes buracos que se formam no local; solicita ao Prefeito que não meça esforços e forneça cestas de Natal aos funcionários públicos; e, junto com o vereador Isaias,  indica homenagem ao senhor Ventilino Espírito Santo, com nome de rua ou de prédio público, finalizando que o ex-funcionário público era “pessoa querida, respeitada e merecedor da homenagem”.

Durante os trabalhos, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), fez a entrega de moções de aplausos e reconhecimento para a médica, dra. Noemi Lúcia Martinez Silva; e  para Manuela Seneme, pelos 20 anos de serviços prestados na Prefeitura.

A próxima sessão ordinária será dia 16 de outubro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa                            

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 11 de outubro de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Lago “Chico Lucas” é elogiado durante sessão

22 de novembro de 2018

Os vereadores participaram da inauguração do Lago “Chico Lucas”, que aconteceu no dia 15 de novembro e, durante a sessão ordinária desta semana, realizada no dia 20, teceram elogios ao Prefeito e d...

Leia Mais

Refis: vereadores sugerem vantagens para os bons pagadores

20 de novembro de 2018

A sessão ordinária desta semana, a 26ª do ano, foi marcada por cobranças antigas: medidas para conter a poluição, asfaltamento e fim dos buracos no Santa Catarina e demais bairros, e na estrada “Jo...

Leia Mais

Professora vai à tribuna e pede cumprimento da Lei

20 de novembro de 2018

A redução da jornada de trabalho dos professores foi tema abordado por Renata Ribeiro, professora da Creche “Padre Quirino Volani”, na tribuna da Câmara, no dia 13 de novembro. A Professora alerta...

Leia Mais

Unesp instala equipamento para monitorar o ar

12 de novembro de 2018

Equipe da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em parceria com a Prefeitura, colocou um aparelho de monitoramento do ar em Santa Gertrudes, que foi afixado em cima do prédio da Policlínica. O ap...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

09 de novembro de 2018

Dois projetos de lei (PLs) deram entrada durante a 25ª sessão ordinária, realizada dia 6 de novembro. O PL 45, do Executivo, “institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)”, que dá oportunidade...

Leia Mais

Isaias trabalha para tornar a Cidade acessível a todos

06 de novembro de 2018

A acessibilidade é definida como “o direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.