Notícias



Contas 2016 aprovadas. Receita 2019 é estimada em mais de R$ 108 mi

Visualize fotos

O projeto de lei (PL) que estima o orçamento do Município para 2019 deu entrada na Câmara, durante a 22ª sessão ordinária, realizada dia 2 de outubro. O PL 44, do Executivo, que estima a receita em R$ 108,650 milhões e fixa despesas do Município para 2019 foi encaminhado às comissões e assessoria Jurídica.

Na ordem do dia, os vereadores aprovaram seis proposituras. O projeto de decreto legislativo 1/2018, da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização, Controle dos Gastos Públicos e Contabilidade, que “dispõe sobre as contas da Prefeitura referentes ao Exercício de 2016”, foi aprovado por unanimidade em votação única (aberta e nominal). O PL 42, autoria dos vereadores Willian Bento e Aécio Bisesto (Paraná), ambos do PTB, instituindo o Dia Municipal da Gestante, foi aprovado em primeira votação; e o PL 43, do Executivo, denominando do Centro de Lazer do Jequitibás de “Francisco Lucas Ribeiro” - Chiquinho Lucas, aprovado em votação única.

Também foram aprovadas: a Moção 17, de aplauso e reconhecimento à médica Noemi Lúcia Martinez Silva, iniciativa de José Luis Vieira (Ratinho-MDB); e os requerimentos: o 37, do vereador Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), solicitando informações sobre a realização de casamento comunitário este ano e, “em caso de resposta negativa, informar os motivos e, se afirmativa, em que estágio se encontram os preparativos, e se já existe uma data marcada para o evento”; e o 38, assinado por Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), requerendo informações a respeito do corte de árvores no Cemitério Municipal, “quem foi o responsável e qual o motivo pois, os munícipes que me procuraram merecem uma explicação à queixa”, opinando: “agora está com aspecto desagradável”.

O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), informou a chegada de mais um médico oftalmologista e solicitou aos pacientes possuem encaminhamento para a especialidade, que atualizarem seus cadastros com telefone correto para serem informados da data e horário das consultas. O dr. Rafael Lenci atenderá, inicialmente, na UBS “Catarina Demarchi”. Outro recado importante é a campanha “Outubro Rosa”, dr. Marcelo alertou sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Através de indicações, Alexandro do Iporanga sugeriu a implantação de um viveiro de mudas com espécies variadas, tanto para jardinagem como para reflorestamento, que possam ser doadas à população, visando implantar uma política de incentivo ao plantio de árvores; reforma no campo de areia do Jardim Iporanga “para que os munícipes possam usufruir do local com segurança”; pintura no letreiro indicativo “Santa Gertrudes” na entrada do bairro Santa Catarina, e agradeceu ao Prefeito pela restauração da letra S no marco; além de pedir ao Executivo que acione a BRK Ambiental, para que a Concessionária dê continuidade à retirada de esgoto por caminhões, no ponto onde houve vazamento de esgoto no córrego Santa Gertrudes, até que a estação elevatória do loteamento seja passada à BRK.

Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), reivindicou a volta do Poupatempo Móvel, justificando que a modalidade itinerante de atendimento à população foi sucesso absoluto quando esteve na Cidade. Totó quer a implantação de programa de redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem plantar árvores, sugerindo: “dar um desconto no Imposto, para quem plantar e cuidar das mudas”.

Willian Bento pediu a abertura da quadra de esportes “Archangelo Soave” aos domingos, como opção de lazer aos moradores do Jardim Faxina e bairros próximos, e pintura de faixa de pedestre na Rua 2 com Avenida 6,  no Centro, “por se tratar de uma região de comércio com grande tráfego de pedestres, faz necessária a pintura a fim de melhorar a segurança”, justificou.

Em parceria, Willian e Levy Xavier Ferraz (PRB), solicitaram o desentupimento da galeria pluvial da Rua Pércio Franco Correia Júnior, no Jequitibás, que “encontra-se entupida há cerca de 30 dias, causando mau cheiro”.

Atendendo reclamação dos moradores das proximidades, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), apontou a necessidade de rondas diárias no lago do Parque Jardim Jequitibás “Chiquinho Lucas”, devido ao “grande número vândalos que ali permanecem e danificam o espaço”. Junto com Willian, Ratinho também indicou a realização de operação tapa-buracos na Rua Pércio Franco Correia Júnior, “que está intransitável e extremamente perigosa”; e, à Latina Ambiental, para que instale contentores de lixo nas ruas Luiz Jesus Milani, Antônio F. Miranda e Pedro Barel, no Nova Santa Gertrudes II, e em todas as demais ruas do Bairro e demais pontos da Cidade onde não existem caçambas. Os Vereadores cobram que, enquanto a solicitação não é atendida, que façam o recolhimento do lixo nas referidas ruas.

Paraná voltou a reivindicar uma operação tapa-buracos nas avenidas João Vitte e Benedita Arthur, afirmando que “os moradores estão temerosos que algum acidente grave aconteça em virtude do tamanho dos buracos”; e à Secretária de Saúde, “estudos para a volta do horário antigo feito pelas ambulâncias, que saiam de hora em hora, tal pedido é dos pacientes, geralmente idosos e crianças, que reclamam da demora na volta às suas residências”.

A próxima sessão ordinária será dia 9 de outubro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa               

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 04 de outubro de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Código de Posturas começa com mutirão de limpeza

18 de março de 2019

Vereadores, Prefeito e Secretário de Obras se reuniram na sede da Câmara, dia 11 de março, para discutir assuntos prioritários ao desenvolvimento sustentável da Cidade e buscar soluções para as nec...

Leia Mais

Iluminação e limpeza continuam alvos dos vereadores

14 de março de 2019

A falta de manutenção na iluminação e a demora na troca de lâmpadas queimadas - mesmo após o início da cobrança de taxa de serviço – são questionadas há meses durante as sessões da Câmara e, nesta...

Leia Mais

Nomes das Comissões permanentes estão definidos

26 de fevereiro de 2019

Os vereadores da Câmara Municipal de Santa Gertrudes se reuniram com objetivo de escolher os nomes para compor as comissões permanentes do legislativo para o biênio 2019-2020, e definiram os presid...

Leia Mais

IPTU: vereadores pedem prorrogação do vencimento

21 de fevereiro de 2019

A demora na entrega dos carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), levou os vereadores a pedirem a prorrogação do vencimento. José Luis Vieira (Ratinho-MDB), afirmou que...

Leia Mais

Projeto é retirado e alunos do Senai terão ônibus

14 de fevereiro de 2019

A sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes do dia 12 de fevereiro teve início com o presidente da Casa, vereador Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), informando que o projeto de Lei (PL) 09,...

Leia Mais

Willian Bento homenageia Cartório pelos 100 anos

08 de fevereiro de 2019

O vereador Willian Bento (PTB), fez entrega de Moção aos responsáveis pelo Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas em homenagem ao centenário de existência completado em 2018. A Moção 27/...

Leia Mais

 

Copyright 2019 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.