Notícias



Pedido de vistas adia votação do código ambiental

Visualize fotos

O projeto de lei (PL) que institui o código ambiental não foi votado na sessão desta semana. O pedido de vistas do vereador Willian Bento (PTB), para “elucidar pendências, atendendo as cerâmicas” foi aprovado e, assim, o PL 21 voltará para a ordem do dia dentro de sete dias. Durante a 13ª sessão ordinária, realizada dia 5 de junho, foram aprovados em segunda votação quatro projetos: o PL 16, autorizando o Executivo a celebrar convênio com universidades e conceder estágio a estudantes; e os PLs: 17, 18 e 19, que alteram dispositivos das leis financeiras.

Deram entrada na Casa três PLs. O Projeto de Lei 23, altera a cobrança da tarifa de água e esgoto decorrente de vazamento invisível; o PL 24, sobre serviço voluntário de plantio e conservação de árvores e flores, ambos de Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB); e o PL 25, regulamentando área para estacionamento de veículos pesados, autoria de Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) - presidente da Casa.

Através de indicações, Willian pede reposição de refletor e lâmpadas, plantio de grama, desentupimento de pia e lixeiras na Praça “José Delmiro Neto”; reparo no asfalto de tampa de poço de visita, na Rua Remolo Tomon; disponibilizar o aplicativo (APP) da Polícia Militar aos munícipes; e que o Executivo solicite aos Dentrans, o repasse das multas de veículos de Santa Gertrudes autuados em outros Estados, através do Sistema Renainf.

Aécio Bisesto (Paraná-PTB) solicita instalação de placas indicativas de ruas e avenidas nos bairros Jardim D’Itália I, II, III, e Nova Santa Gertrudes. Levy Xavier Ferraz (PRB), quer a instalação de “programador digital” na quadra do Santa Catarina. Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), cobrou estacionamento 45º em frente as igrejas Tabernáculo e Adventista; e canaletas no Bonsucesso.

Um fato curioso, a sessão teve três presidentes. Após a ordem do dia, Dr. Marcelo precisou se ausentar para participar de reunião com o Prefeito e médicos que atuam na Cidade e passou o “comando” ao vice-presidente. Para fazer seu pronunciamento, Gordinho convocou o primeiro-secretário, Willian Bento, para assumir.

Na tribuna, Gordinho justificou o PL 23, explicando que muitos consumidores recebem a conta de água com valores altos, devido a vazamentos invisíveis, só constatados após a chegada da conta, e sugere que nestes casos, o valor seja calculado pela média das últimas contas. O Vereador também pediu providências com relação ao “lixão que virou o espaço da Estação Ferroviária”, ampliação do pontilhão localizado próximo à Estação de Tratamento de Água, cobrou vigilância na Praça “Dermeval da Fonseca Nevoeiro” para inibir que “vândalos continuem urinando e abordando quem passa pelo local”; e recapeamento na Avenida Conde Guilherme Prates, no trecho próximo à Cerâmica Nardini, no Santa Catarina. Levy comentou que a Praça “está uma vergonha, e o banheiro exalando mau cheiro”.

Alexandro do Iporanga relatou sobre recente viagem a Brasília (com Willian Bento e Isaías Lino do Couto-PSC), afirmando que “rendeu frutos”, e informou que Santa Gertrudes receberá uma ambulância (via deputado Paulo Freire, e apoio do governador Márcio França); kits odontológicos dos deputados Gilberto Nascimento, Freire e Miguel Lombardi, totalizando R$ 150 mil; e emenda do deputado José Olímpio, de R$ 100 mil para ser aplicada na Saúde. O Vereador aproveitou e cobrou do Prefeito a inclusão de Santa Gertrudes do “Programa Ceo”, para contratação de dentista pago pelo Governo Federal; e disse que está buscando recursos para obras no campo da Buschinelli, Estádio Carandina e no pontilhão da ETA.

A opção do Executivo em alugar veículos foi novamente questionada pelo vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), “faz dois meses que estou aguardando o relatório de despesas com os carros alugados e ainda não recebi, acho um absurdo pagar sete mil de aluguel por dois carros, é muito melhor comprar os carros, em um ano estariam pagos”, enfatizou Totó, justificando: “estou aqui para defender o povo, só sou a favor dos projetos que são bons para todos e não só para alguns”.

Totó pediu iluminação na rotatória próxima ao Auto Posto Pontilhão; na praça “Carlos Buschinelli” e em frente à Igreja São José; também cobrou limpeza nas ruas, realização de casamento comunitário e sugeriu parceria com entidades de classe para reforma na piscina “Liana Mungai”.

Levy iniciou sua fala na tribuna comentando sobre o Código de Posturas, projeto que está em análise na Câmara. “Precisamos de infraestrutura para que o código funcione corretamente”, disse, enfatizando que os códigos – de posturas e ambiental - são excelentes, mas é preciso definir os locais de instalação de ecopontos, quem será responsável pela fiscalização e orientação da população: “não estou vendo movimentação para definir itens importantes, é preciso atitude do nosso Prefeito”. Alexandro disse que visitou pontos de descarte de recicláveis em várias cidades e solicitou que sejam instalados pelos menos quatro ecopontos.

Sobre a recuperação da ponte na Avenida Conde Guilherme Prates, Levy informou que solicitou a Defesa Civil um laudo sobre o local e pediu ao Prefeito um projeto da ponte e de uma ciclofaixa.

José Luis Vieira (Ratinho-MDB), explicou que os códigos de posturas e ambiental só poderão ser implantados no ano seguinte à sua aprovação e disse aguardar um código de obras e a revisão do plano diretor. “Precisamos de um choque de gestão, revisar conceitos, só assim se consegue administrar, hoje, metade do orçamento é para a folha de pagamento”. O Vereador pediu lombadas na SP 316, próximo ao “campo do mineirinho”; à Vigilância que faça uma operação para acabar com os carrapatos na Rua Felipe Capobianco; cobrou a implantação dos projetos Praça de Alimentação e Cinturão Verde; e um abano para o funcionalismo, como forma de recuperar os salários. Ratinho não deixou de pedir providências para acabar com a poeira no bairro Santa Catarina “espero quer um dia alguém resolva o problema, peço ao Prefeito que asfalte os bairros de nossa Cidade”, finalizou.

A próxima sessão ordinária será dia 12 de junho. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 07 de junho de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Mais de 50 proposituras apresentadas na 16ª sessão

10 de agosto de 2018

O período de recesso parlamentar foi de muito trabalho para os vereadores e o resultado foi notado no expediente da 16ª sessão ordinária, realizada dia 7 de agosto, que constou de 51 proposituras:...

Leia Mais

Fim do recesso. Sessões ordinárias são retomadas no dia 7

03 de agosto de 2018

O recesso legislativo obrigatório se encerrou no dia 31 de julho e as sessões ordinárias serão retomadas na próxima terça-feira, dia 7. O primeiro semestre foi avaliado como sendo de muito trabalho...

Leia Mais

Câmara e Procon buscam solução para a água

29 de junho de 2018

Fiscal do Procon e consumidores procuraram o presidente da Câmara. Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), para relatarem queixas contra a BRK Ambiental – Concessionária de água e esgoto de Santa Gertr...

Leia Mais

Promotor parabeniza vereadores pelo Código Ambiental

28 de junho de 2018

O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Gilberto Porto Camargo, parabenizou os vereadores de Santa Gertrudes pela aprovação do projeto de lei (PL) que cria medidas para conter a poluição na Cidade...

Leia Mais

Aprovado projeto com medidas para conter poluição

26 de junho de 2018

12 projetos de lei (PLs) foram aprovados na noite de terça-feira, 19 de junho, entre eles, os códigos ambiental e o de posturas. Durante os trabalhos, o presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr....

Leia Mais

Campanha vacinação contra gripe é prorrogada

15 de junho de 2018

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.