Notícias



Pedido de vistas adia votação do código ambiental

Pedido de vistas por sete dias adia votação do “código ambiental”. Quatro PLs foram aprovados durante a 13ª sessão.
Visualize fotos

O projeto de lei (PL) que institui o código ambiental não foi votado na sessão desta semana. O pedido de vistas do vereador Willian Bento (PTB), para “elucidar pendências, atendendo as cerâmicas” foi aprovado e, assim, o PL 21 voltará para a ordem do dia dentro de sete dias. Durante a 13ª sessão ordinária, realizada dia 5 de junho, foram aprovados em segunda votação quatro projetos: o PL 16, autorizando o Executivo a celebrar convênio com universidades e conceder estágio a estudantes; e os PLs: 17, 18 e 19, que alteram dispositivos das leis financeiras.

Deram entrada na Casa três PLs. O Projeto de Lei 23, altera a cobrança da tarifa de água e esgoto decorrente de vazamento invisível; o PL 24, sobre serviço voluntário de plantio e conservação de árvores e flores, ambos de Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB); e o PL 25, regulamentando área para estacionamento de veículos pesados, autoria de Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) - presidente da Casa.

Através de indicações, Willian pede reposição de refletor e lâmpadas, plantio de grama, desentupimento de pia e lixeiras na Praça “José Delmiro Neto”; reparo no asfalto de tampa de poço de visita, na Rua Remolo Tomon; disponibilizar o aplicativo (APP) da Polícia Militar aos munícipes; e que o Executivo solicite aos Dentrans, o repasse das multas de veículos de Santa Gertrudes autuados em outros Estados, através do Sistema Renainf.

Aécio Bisesto (Paraná-PTB) solicita instalação de placas indicativas de ruas e avenidas nos bairros Jardim D’Itália I, II, III, e Nova Santa Gertrudes. Levy Xavier Ferraz (PRB), quer a instalação de “programador digital” na quadra do Santa Catarina. Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), cobrou estacionamento 45º em frente as igrejas Tabernáculo e Adventista; e canaletas no Bonsucesso.

Um fato curioso, a sessão teve três presidentes. Após a ordem do dia, Dr. Marcelo precisou se ausentar para participar de reunião com o Prefeito e médicos que atuam na Cidade e passou o “comando” ao vice-presidente. Para fazer seu pronunciamento, Gordinho convocou o primeiro-secretário, Willian Bento, para assumir.

Na tribuna, Gordinho justificou o PL 23, explicando que muitos consumidores recebem a conta de água com valores altos, devido a vazamentos invisíveis, só constatados após a chegada da conta, e sugere que nestes casos, o valor seja calculado pela média das últimas contas. O Vereador também pediu providências com relação ao “lixão que virou o espaço da Estação Ferroviária”, ampliação do pontilhão localizado próximo à Estação de Tratamento de Água, cobrou vigilância na Praça “Dermeval da Fonseca Nevoeiro” para inibir que “vândalos continuem urinando e abordando quem passa pelo local”; e recapeamento na Avenida Conde Guilherme Prates, no trecho próximo à Cerâmica Nardini, no Santa Catarina. Levy comentou que a Praça “está uma vergonha, e o banheiro exalando mau cheiro”.

Alexandro do Iporanga relatou sobre recente viagem a Brasília (com Willian Bento e Isaías Lino do Couto-PSC), afirmando que “rendeu frutos”, e informou que Santa Gertrudes receberá uma ambulância (via deputado Paulo Freire, e apoio do governador Márcio França); kits odontológicos dos deputados Gilberto Nascimento, Freire e Miguel Lombardi, totalizando R$ 150 mil; e emenda do deputado José Olímpio, de R$ 100 mil para ser aplicada na Saúde. O Vereador aproveitou e cobrou do Prefeito a inclusão de Santa Gertrudes do “Programa Ceo”, para contratação de dentista pago pelo Governo Federal; e disse que está buscando recursos para obras no campo da Buschinelli, Estádio Carandina e no pontilhão da ETA.

A opção do Executivo em alugar veículos foi novamente questionada pelo vereador Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), “faz dois meses que estou aguardando o relatório de despesas com os carros alugados e ainda não recebi, acho um absurdo pagar sete mil de aluguel por dois carros, é muito melhor comprar os carros, em um ano estariam pagos”, enfatizou Totó, justificando: “estou aqui para defender o povo, só sou a favor dos projetos que são bons para todos e não só para alguns”.

Totó pediu iluminação na rotatória próxima ao Auto Posto Pontilhão; na praça “Carlos Buschinelli” e em frente à Igreja São José; também cobrou limpeza nas ruas, realização de casamento comunitário e sugeriu parceria com entidades de classe para reforma na piscina “Liana Mungai”.

Levy iniciou sua fala na tribuna comentando sobre o Código de Posturas, projeto que está em análise na Câmara. “Precisamos de infraestrutura para que o código funcione corretamente”, disse, enfatizando que os códigos – de posturas e ambiental - são excelentes, mas é preciso definir os locais de instalação de ecopontos, quem será responsável pela fiscalização e orientação da população: “não estou vendo movimentação para definir itens importantes, é preciso atitude do nosso Prefeito”. Alexandro disse que visitou pontos de descarte de recicláveis em várias cidades e solicitou que sejam instalados pelos menos quatro ecopontos.

Sobre a recuperação da ponte na Avenida Conde Guilherme Prates, Levy informou que solicitou a Defesa Civil um laudo sobre o local e pediu ao Prefeito um projeto da ponte e de uma ciclofaixa.

José Luis Vieira (Ratinho-MDB), explicou que os códigos de posturas e ambiental só poderão ser implantados no ano seguinte à sua aprovação e disse aguardar um código de obras e a revisão do plano diretor. “Precisamos de um choque de gestão, revisar conceitos, só assim se consegue administrar, hoje, metade do orçamento é para a folha de pagamento”. O Vereador pediu lombadas na SP 316, próximo ao “campo do mineirinho”; à Vigilância que faça uma operação para acabar com os carrapatos na Rua Felipe Capobianco; cobrou a implantação dos projetos Praça de Alimentação e Cinturão Verde; e um abano para o funcionalismo, como forma de recuperar os salários. Ratinho não deixou de pedir providências para acabar com a poeira no bairro Santa Catarina “espero quer um dia alguém resolva o problema, peço ao Prefeito que asfalte os bairros de nossa Cidade”, finalizou.

A próxima sessão ordinária será dia 12 de junho. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 07 de junho de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Campanha vacinação contra gripe é prorrogada

15 de junho de 2018

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do...

Leia Mais

Projeto Código de Posturas é aprovado

14 de junho de 2018

O Projeto de Lei (PL) 20, que institui o Código de Posturas, autoria do Executivo, foi aprovado em primeira discussão na 14ª sessão ordinária, realizada dia 12 de junho, juntamente com o PL 24 - so...

Leia Mais

Câmara é ponto de coleta de agasalhos

08 de junho de 2018

O frio chegou e a Prefeitura de Santa Gertrudes, através do Fundo Social de Solidariedade, deu início à Campanha do Agasalho 2018, em parceria com a Câmara Municipal, sempre com o objetivo de receb...

Leia Mais

Vereadores pedem monitoramento do ar na região Sul

24 de maio de 2018

Os sete projetos de lei (PLs) que constaram na ordem do dia da 12ª sessão ordinária, realizada dia 22 de maio, foram aprovados, juntamente com dois requerimentos. Durantes os trabalhos, o president...

Leia Mais

Vereadores começam a analisar o código de posturas

18 de maio de 2018

Dois dias após a chegada do projeto de lei (PL) do código de posturas à Câmara, na quinta-feira, dia 17, vereadores já fizeram a primeira reunião para avaliação do conteúdo do documento. O PL 20/20...

Leia Mais

Códigos de posturas e ambiental chegam à Câmara

17 de maio de 2018

Dois dos projetos de lei (PLs) mais aguardados dos últimos anos, o código de posturas e o código ambiental, deram entrada durante a 11ª sessão ordinária, realizada dia 15 de maio, juntamente com ou...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.