Notícias



Vereadores pedem monitoramento do ar na região Sul

Ofício assinado por todos os vereadores pede estação de monitoramento do ar na região Sul. No inverno, quando os casos aumentam consideravelmente, Dr. Marcelo orienta a prevenir a gripe: evitar o contato físico e higienizar bem as mãos.
Visualize fotos

Os sete projetos de lei (PLs) que constaram na ordem do dia da 12ª sessão ordinária, realizada dia 22 de maio, foram aprovados, juntamente com dois requerimentos. Durantes os trabalhos, o presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), aconselhou a população a se precaver contra a gripe.

Dr. Marcelo alertou: “agora vou dar uma orientação médica, a maior forma de transmissão do vírus da gripe é pelo contato e, as mãos e a boca são os principais meios; por isso é preciso higienizar muito bem as mãos e evitar o contato próximo com outras pessoas, mesmo na hora de cumprimentar, evitem os beijinhos e dar as mãos, expressem o prazer de encontrar a pessoa de outra forma”. O Presidente da Casa ainda lembrou que é importante arejar a casa e evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

Por unanimidade dos presentes, os vereadores aprovaram em primeira votação, o PL 16, autorizando o Executivo a celebrar convênio com universidades e conceder estágio a estudantes; e os PLs: 17, 18 e 19, que alteram dispositivos das leis financeiras. O Presidente consultou os demais vereadores e obteve aprovação da maioria para colocar o PL 22 em votação. O Projeto que altera a lei 2630, de 2017, foi aprovado por sete votos a favor e um contrário. Levy Xavier Ferraz (PRB), votou contra, mas explicou que não é contra o Projeto, “no meu entendimento, têm correções a serem feitas”. Os Pls são de autoria do Executivo e serão votados em segunda discussão, em sessão extraordinária marcada para sexta-feira, dia 25. Sobre o PL 22, José Luis Vieira (Ratinho-MDB), afirmou: “democracia se faz assim, uns votam a favor, outros contra” e agradeceu o prefeito Rogério Pascon por ter entendido os questionamentos sobre o assunto e atender as alterações propostas pelos vereadores.

Em segunda votação, foram aprovados o PL 13, instituindo o Dia do Advogado – de Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC), e o PL 14, determinando a obrigatoriedade de afixar os números dos telefones do disque denúncia (disque 100) e do Conselho Tutelar nas salas de aulas das escolas, iniciativa de Alexandro do Iporanga e Willian Bento (PTB).

Os requerimentos aprovados solicitam à Prefeitura o envio periódico de relatórios de execução orçamentária e o de gestão fiscal, solicitação de Levy Xavier; e informações sobre aparelho oftalmológico, andamento das adequações do local onde o equipamento será instalado e previsão de início dos atendimentos, indagações de Isaías Lino do Couto (PSC), Alexandro e Willian.

Dentre as indicações apresentadas, Willian pede a troca de lâmpadas queimadas em alguns locais, inclusive no ponto de ônibus da Praça “Dermeval da Fonseca Nevoeiro”; Isaias sugere um disque denúncia ambiental; Isaias e Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), pedem a criação de conselho e fundo municipal de políticas sobre prevenção de álcool, drogas e valorização da vida; Totó e Aécio Bisesto (Paraná-PTB), solicitam a realização de casamento comunitário; Paraná reivindica a contratação de médicos – ginecologista e oftalmologista; e José Luis notifica o Prefeito a contatar o loteador do Nova Santa Gertrudes, para que ele construa uma ponte sobre o córrego Cajú.

Na tribuna, Ratinho pediu a reativação do “Sacode a Praça”; a implantação dos projetos “Cinturão Verde” e “Praças de Alimentação”; agradeceu ao secretário de Esportes, Washington Luiz Pereira, pela reforma em andamento no campo de bocha do Centro de Lazer do Trabalhador “Cyro Rocha”; e solicitou à Cetesb a instalação de uma estação de monitoramento de poluição entre os bairros Santa Catarina e Nova Santa Gertrudes, ofício que será assinado por todos os legisladores.

Na terça, dia 29, o programa da Câmara recebe o prefeito Pascon. A próxima sessão ordinária será dia 5 de junho. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 24 de maio de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Campanha vacinação contra gripe é prorrogada

15 de junho de 2018

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação contra a gripe terá continuidade até 22 de junho. O governo decidiu prorrogar a campanha devido ao baixo índice de comparecimento: 77% do...

Leia Mais

Projeto Código de Posturas é aprovado

14 de junho de 2018

O Projeto de Lei (PL) 20, que institui o Código de Posturas, autoria do Executivo, foi aprovado em primeira discussão na 14ª sessão ordinária, realizada dia 12 de junho, juntamente com o PL 24 - so...

Leia Mais

Câmara é ponto de coleta de agasalhos

08 de junho de 2018

O frio chegou e a Prefeitura de Santa Gertrudes, através do Fundo Social de Solidariedade, deu início à Campanha do Agasalho 2018, em parceria com a Câmara Municipal, sempre com o objetivo de receb...

Leia Mais

Pedido de vistas adia votação do código ambiental

07 de junho de 2018

O projeto de lei (PL) que institui o código ambiental não foi votado na sessão desta semana. O pedido de vistas do vereador Willian Bento (PTB), para “elucidar pendências, atendendo as cerâmicas” f...

Leia Mais

Vereadores começam a analisar o código de posturas

18 de maio de 2018

Dois dias após a chegada do projeto de lei (PL) do código de posturas à Câmara, na quinta-feira, dia 17, vereadores já fizeram a primeira reunião para avaliação do conteúdo do documento. O PL 20/20...

Leia Mais

Códigos de posturas e ambiental chegam à Câmara

17 de maio de 2018

Dois dos projetos de lei (PLs) mais aguardados dos últimos anos, o código de posturas e o código ambiental, deram entrada durante a 11ª sessão ordinária, realizada dia 15 de maio, juntamente com ou...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.