Notícias



Vereadores estão empenhados em buscar recursos e asfaltar bairros

Visualize fotos

Uma boa notícia para pacientes que aguardam por exames de mamografia, o “Mama Móvel”, carreta equipada para a realização do procedimento está em Santa Gertrudes para atender 150 mulheres. A informação foi passada pelos vereadores Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) e Willian José Bento (PTB), durante a 4ª sessão ordinária, realizada dia 6 de março.

Mas, o assunto predominante durante os trabalhos foi a necessidade de asfaltamento em vários bairros onde, segundo os legisladores, o asfalto está em péssimas condições, citando como prioridade o Santa Catarina, Jardim D’Itália, Ipês, Jequitibás e Paulista. O recapeamento é apontado como a primeira medida a ser tomada para acabar com a poeira e diminuir a poluição, e os vereadores estão empenhados em acabar com o problema.

Nesta terça-feira, o tema foi abordado por José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), Isaias Lino do Couto (PSC), Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB), Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) e Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC). Na tribuna, Ratinho concordou com Alexandro que a solução é buscar recursos através de empréstimo e refazer o asfalto dos bairros, e sugeriu convidar os empresários de toda cadeia produtiva do setor cerâmico para colaborarem na implantação do “Cinturão Verde”, projeto aprovado pela Câmara para conter a poluição. Isaias citou como exemplo a Rua D. Alzira Marino, no Jardim D’Itália: “para se chegar à creche Mãezinha tem que fazer rali, a situação do asfalto é péssima, tem que fazer algo urgente, mesmo se for asfaltar, como todo processo demora, é preciso uma solução temporária”.

O presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) comentou que está em andamento uma operação tapa buraco e o vereador Gordinho informou que a Prefeitura irá gastar R$ 600 mil com o reparo do asfalto. Alexandro lembrou que algumas emendas parlamentares foram destinadas para Santa Gertrudes para asfaltamento, mas o dinheiro ainda não chegou e, juntamente com Totó, sugeriu usar a verba do repasse do pedágio (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para as obras.

Na área da Saúde, foram cobrados: a falta de medicamentos e a necessidade de médicos especialistas. Vieira, Isaias, Alexandro e Willian disseram que têm recebido pedidos para que a Prefeitura contrate mais um oftalmologista - especialista em retina, pediatra para atender nos finais de semana, e ortopedista. Os vereadores solicitaram ao Prefeito que contrate os profissionais pelo Cismetro. Antonio Carlos indagou o porquê os remédios controlados são entregues somente até às 13 horas; e, juntamente com Totó relatou reclamações pela falta de medicamentos. Dr. Marcelo concordou com a necessidade, mas enfatizou que existe uma grande dificuldade em encontrar médicos pediatras para plantões; disse que a sala de oftalmologia está sendo adaptada; e, sobre a farmácia, esclareceu que os medicamentos controlados precisam ser lançados no sistema e, por isso, foi estipulado horário.

Willian Bento solicitou a direção da agência local dos Correios qual a previsão de regularização na entrega das correspondências; o reforço da grade de proteção da galeria da Rua 4; e, juntamente com Dr. Marcelo, pediu ao departamento de Obras, medida para conter o desmoronamento de terra do barranco na divisa do Parque Industrial com a Rodovia “Constante Peruchi”. “O local apresenta rachaduras no asfalto e desnível, gerando preocupação de acidentes graves”.

Isaias solicitou a limpeza do córrego São Joaquim (conhecido como córrego Santa Gertrudes). “Precisa desassorear o córrego para evitar alagamentos, principalmente em dias de chuvas mais fortes; temos que trabalhar com prevenção”, enfatizou. O Vereador ainda pediu a instalação de lombada na Avenida João Vitte, informando que, após o reparo no asfalto, os motoristas estão circulando em alta velocidade; e a pintura das sinalizações de solo em toda a Cidade. Gordinho requisitou manutenção na quadra e no parque infantil do Jardim Faxina, relatando que o portão está quebrado e indivíduos estão usando o espaço para “práticas ilícitas”.

Alexandro do Iporanga reivindicou a transferência do depósito de reciclagem para a área atrás da Estação de Tratamento de Esgoto, atendendo reclamação dos moradores das proximidades da Rua 3, onde a reciclagem funciona, pela grande quantidade de ratos e baratas, e mau cheiro. O Vereador solicitou ao departamento de Obras, estudos para “uma nova área de transbordo” (baldeação), explicando que “no largo da Estação são depositados entulhos que depois são levados ao destino final” e, tal medida evitaria o acúmulo de entulhos no local, e o material seria levado direito para um ponto de descarte específico.

Reginaldo voltou a cobrar rampa de acesso, manutenção nas calhas e pintura na Emeief “Prefeito Antonio Filier”; triagem para os estudantes que utilizam o transporte gratuito; instalação de bancos nas praças; e remoção do poste instalado perto do Banco do Brasil, onde existia uma câmera de monitoramento. Totó reafirmou ser contrário ao aluguel de veículos pela Prefeitura, afirmando que alugar não compensa: “com o preço que paga pelos dois carros da Guarda, R$ 7 mil, em dois anos daria para pagar um carro novo e ficar como patrimônio da Prefeitura”.

José Luis Vieira comentou que esteve em reunião com o presidente da Fundação “Ullysses Guimarães”, Chico Donato, quando foi informado que a entidade oferece vários cursos profissionalizantes, gratuitos, e que irá trabalhar para trazer alguns dos cursos para Santa Gertrudes.

A próxima sessão ordinária será dia 13 de março. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19 às 20h30.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicado em: 09 de março de 2018

Publicado por: Silvia Araujo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Lago “Chico Lucas” é elogiado durante sessão

22 de novembro de 2018

Os vereadores participaram da inauguração do Lago “Chico Lucas”, que aconteceu no dia 15 de novembro e, durante a sessão ordinária desta semana, realizada no dia 20, teceram elogios ao Prefeito e d...

Leia Mais

Refis: vereadores sugerem vantagens para os bons pagadores

20 de novembro de 2018

A sessão ordinária desta semana, a 26ª do ano, foi marcada por cobranças antigas: medidas para conter a poluição, asfaltamento e fim dos buracos no Santa Catarina e demais bairros, e na estrada “Jo...

Leia Mais

Professora vai à tribuna e pede cumprimento da Lei

20 de novembro de 2018

A redução da jornada de trabalho dos professores foi tema abordado por Renata Ribeiro, professora da Creche “Padre Quirino Volani”, na tribuna da Câmara, no dia 13 de novembro. A Professora alerta...

Leia Mais

Unesp instala equipamento para monitorar o ar

12 de novembro de 2018

Equipe da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em parceria com a Prefeitura, colocou um aparelho de monitoramento do ar em Santa Gertrudes, que foi afixado em cima do prédio da Policlínica. O ap...

Leia Mais

Refis dá entrada na Câmara

09 de novembro de 2018

Dois projetos de lei (PLs) deram entrada durante a 25ª sessão ordinária, realizada dia 6 de novembro. O PL 45, do Executivo, “institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)”, que dá oportunidade...

Leia Mais

Isaias trabalha para tornar a Cidade acessível a todos

06 de novembro de 2018

A acessibilidade é definida como “o direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social...

Leia Mais

 

Copyright 2018 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática.