Brasão

Câmara Municipal de Santa Gertrudes

NOTÍCIAS DA CÂMARA

 

Secretário da Habitação comunica construção de mais de mil casas populares

Uma das constantes reivindicações dos vereadores está prestes a se tornar realidade. Durante a 23ª sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes, dia 10 de outubro, a informação passada pelo secretário de Habitação, Paulo Zemuner, do início oficial das inscrições para os interessados em adquirir casas populares, foi aplaudida pelos vereadores. Os interessados podem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura https://www.santagertrudes.sp.gov.br/cadastro-habitacao ou retirar o formulário no balcão da prefeitura. O site da Câmara também tem link para o formulário. Está localizado na página principal, à esquerda – Cadastro Habitação.

Segundo explicou presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), repassando informações de Zemuner, inicialmente as unidades habitacionais serão exclusivas para moradores de Santa Gertrudes, que não tenham imóvel em seu nome, com renda de até três salários mínimos – para unidades da faixa 1; e de três a seis salários para as residências da faixa 2. Serão dois tipos de moradias - casas e apartamentos - com financiamento pela Caixa e prazo de pagamento em até 30 anos. “Como é financiamento bancário, para o interessado ser aprovado pelo banco, é preciso que não tenha restrição nominal”, enfatizou dr. Marcelo.

Ainda repassando dados divulgados pelo Secretário de Habitação, inicialmente serão construídas cerca de 800 unidades habitacionais e, até 2020, o total chegará a 1.200 residências.

A notícia rendeu assunto na tribuna. Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) disse: “mil e duzentas casas em três anos? Eu gostaria de acreditar nisso. Sei que muitas pessoas precisam ter sua casa própria, quero muito que consigam, mas na crise atual, se sair mil e duzentas casas eles são heróis”. Totó ainda solicitou a instalação de proteção nas calçadas do “pontilhão que liga” os bairros Jardim Bom Sucesso e Parque Industrial, alegando que o local é perigoso para os pedestres.

Para esclarecer possíveis dúvidas da população sobre o assunto, Washington Luiz Pereira (PSDB) sugeriu convidar o Secretário de Habitação para participar da próxima sessão e utilizar o espaço na rádio e TV para explicar aos interessados como funciona o cadastro e os requisitos necessários para adquirir uma das residências. A medida foi aprovada pelos legisladores.

“Expresso minha felicidade em saber que vai fazer casas próprias; a população que precisa tem faixa salarial baixa e não tem como construir se não tiver ajuda”, comemorou José Luis Vieira (Ratinho-PMDB), ressaltando que “o comprador terá que fazer um financiamento no banco e precisa ter o nome limpo, então, quem tiver restrição, acerte as contas para poder ter sua casa”. Ratinho também contou que na próxima eleição 34% das cidades onde já têm biometria, os eleitores poderão votar via aplicativo de celular e, em 2020, a medida atingirá todo o País. “Vai inibir fraudes e agilizar, o eleitor vai poder votar de qualquer lugar onde esteja”.

Isaias Lino do Couto (PSC) e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) agradeceram ao deputado Gilberto Nascimento - presidente Estadual do PSC, que esteve na Câmara semana passada, em visita de trabalho. Alexandro frisou que solicitou ao Deputado verba de R$ 300 mil para reforma do centro cirúrgico do Hospital local, duas ambulâncias e equipamentos para a Guarda Municipal.

Isaias ratificou seu pedido de operação tapa buracos na Rua Cordeirópolis, esquina com a Avenida São Paulo, elogiou o trabalho da equipe da Secretaria de Obras e deixou claro seu protesto “pelos que estão tentando desvirtuar nossas famílias e denegrir os símbolos da Igreja; não podemos ser moldados por estas ideologias”. O Vereador convidou a população para participar da Festa da Primavera, da Igreja Quadrangular, a ser realizada sexta-feira, 13, às 19 horas, na Rua Vereador Gumercindo Fernandes, esquina com a Rua 14, Jardim Parque Industrial.

Alexandro solicitou urgência na contração de mais um dentista para a UBS “João Buschinelli”, para atender os moradores do Bom Sucesso e Iporanga: “se não tiver o especialista pelo concurso, contrate pelo Cismetro, o convênio está contribuindo muito com a Saúde, várias pessoas já operaram pelo convênio e estão bem”; e relatou os elogios de pacientes do médico dr. Julian, que atende na UBS.

Willian José Bento (PTB) avaliou que, apesar das dificuldades financeiras, Santa Gertrudes está caminhando, citando como exemplos Habitação e Saúde. “Hoje, o Secretário de Habitação informou sobre a construção de casas populares, será muito importante para a população, tem as questões legais e nossa esperança é que estas casas sejam realidade nos próximos três anos; e a Saúde está caminhando com o Cismetro”.

O líder do Prefeito comentou sobre a Indicação 264, de sua autoria, onde pede melhorias nas instalações da Escola de Ginástica Olímpica, como: ventiladores, colchões para saltos e trampolim; relatou que, devido a reclamações, contou “17 placas de trânsito apagadas” e solicitou providências.

A próxima sessão ordinária será dia 17 de outubro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19h30 às 21 horas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Vereadores comemoram informação sobre construção de mais de mil casas populares

Publicada por Silvia Araujo em 11/10/2017