Câmara Municipal de Santa Gertrudes

NOTÍCIAS DA CÂMARA

Câmara consegue verba para asfaltar ruas do Jardim Ipês

Os vereadores Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) e Isaias Lino do Couto (PSC) informaram, durante a 17ª sessão ordinária, realizada dia 8 de agosto, que conseguiram uma emenda parlamentar para o asfaltamento de ruas no bairro Jardim Ipês. A verba de R$ 300 mil foi enviada pelo deputado federal Gilberto Nascimento e já está disponível.

“Sempre é comentado aqui a necessidade de os vereadores buscarem emendas e estamos trabalhando para conseguir recursos”, afirmou Alexandro. Isaias ressaltou: “as ruas do bairro estão com o asfalto destruído. Foi a primeira de muitas emendas que virão”.

Abrindo os trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) convidou a população da região a participar da Festa da Cidade, em comemoração aos 69 anos de emancipação político-administrativa. Nos dias 11, 12, 13, 15 e 16 deste mês (agosto), na Aspacer, haverá shows musicais e diversas barracas com comidas e bebidas. “É uma festa agradável, para toda a família; sem brigas, com comidas gostosas, shows e outras atrações”, enfatizou dr. Marcelo, lembrando que as barracas são de entidades filantrópicas.

Na tribuna, Alexandro denunciou o perigo pelo qual estão passando os moradores do Jardim Paulista. “Eu e o Isaias fomos verificar a reclamação de moradores; 90% os postes de energia estão com cupim, danificando a estrutura dos telhados das residências e colocando em risco a vida das pessoas”. O Vereador disse que eles estiveram na Elektro e foram mal atendidos. “Enviamos um ofício solicitando a troca por postes de concreto e estamos aguardando”.

O Presidente da Casa sugeriu dar um prazo de 20 ou 30 dias para a solução do problema e, caso não resolva, denunciar ao Ministério Público. Willian José Bento (PTB) lembrou: “não é a primeira vez que a Elektro causa transtornos e prejuízos aos moradores de Santa Gertrudes; quanto tempo a Empresa demorou em retirar os postes da Rodovia [Constante Peruchi], causando atrasos nas obras. O MP é uma boa opção”.

José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) explicou questionamentos sobre emenda para compra de aparelho de raio X, divulgadas há tempos, Ratinho informou que o dinheiro (R$ 200 mil) que deveria ter vindo para a compra do aparelho, no cadastramento, foi destinado às UBSs. “O deputado Jorge Caruso prometeu enviar outra emenda para o raio X”, afirmou. O Vereador disse que está buscando verbas para construção de galeria de águas pluviais e campo de futebol.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) foi à tribuna cobrar convênio com clínica de recuperação de dependentes químicos, enfatizando: “o dependente é uma pessoa doente, precisa tratar”; solicitou a realização de casamento comunitário; voltou a criticar os gastos da Prefeitura com aluguel de veículo; e questionou sobre quando iniciará a construção de casas populares.

Willian defendeu a indicação apresentada por ele, solicitando às secretarias de Saúde e Educação, a realização de Campanha de Prevenção à Saúde Bucal, com distribuição de kits, contendo escova e pasta de dentes, aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Esta campanha é fundamental para oferecermos saúde as pessoas”, relatando que, em conversa com dentistas que atendem aos alunos, ficou sabendo de casos, de famílias carentes, onde a mesma escova dental é compartilhada por todos. Dr. Marcelo elogiou a atitude, lembrando que “a saúde começa pela boca”.

Alexandro, Isaias e Willian comunicaram que estão em busca de outras verbas. Eles têm reuniões agendadas este mês com os deputados Paulo Freire (dia 10), Gilberto Nascimento (dia 11) e Celso Nascimento (dia 25) e, em setembro, irão a Brasília.

Na ordem do dia da sessão, foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei 17, autoria de Willian Bento, instituindo a execução do Hino de Santa Gertrudes nas escolas da Rede Municipal. Os vereadores ainda fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao médico Roberto José Borotti – que por muitos anos atendeu na Cidade, Élica Roder, Sônia Beloto e Gilmar Luca, falecidos recentemente.

A próxima sessão ordinária será dia 22 de agosto. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara Municipal, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19h30 às 21 horas.

Vereadores prestam homenagem, respeitando minuto de silêncio

Publicada por Silvia Araujo em 10/8/2017