Campanha de Vacinação Anti Rábica em cães e gatos

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, informa que a Campanha de Vacinação contra a Raiva de Cães e Gatos em Santa Gertrudes acontecerá durante os meses de outubro e novembro, se encerrando no dia 11 de novembro, no sábado, com posto na Praça São José no bairro Parque Industrial.

Espera-se vacinar 2 mil animais, entre cães e gatos.

Deverão ser vacinados todos os animais maiores de três meses. Para que esta meta seja atingida é de extrema importância que a população fique atenta para os dias em que a equipe de vacinação estará em seu bairro.

Na área urbana, as vacinas serão fornecidas nos postos de vacinação. Na área rural, a equipe de vacinação visitará todas as propriedades, num trabalho denominado de ‘casa a casa’.

Para receber a dose gratuita que garante a proteção aos animais, a recomendação é que os animais sejam conduzidos aos postos por adultos, os cães presos por guias e com focinheira caso seja necessário e os gatos em caixas de transporte, gaiolas ou fronhas.

DOENÇA. A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde deverão ser informadas.

Acompanhe o calendário de vacinação:

A vacinação acontece sempre das 8h às 11horas e das 13h às 15 horas.

Dias: 2, 3 e 4 de outubro – Jequitibás - UBS "Catarina Caetano Demarchi",

9, 10 e 11 de outubro -  São Joaquim, Praça "Demerval da Fonseca Nevoeiro" (Frente à Prefeitura)

16, 17 e 18 – Iporanga, EMEF “Profª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”

23 e 25, Jd. Luciana, UBS "João Aparecido Buschinelli"

30, 31 de outubro e 1 de novembro - Santa Catarina, Creche Municipal “Padre Querino Volani”

6, 7 e 8 de novembro – Parque Industrial, Praça São José (Parque Industrial ao lado da Igreja São José)

Dia D - 11 de novembro – Parque Industrial, Praça São José (Parque Industrial ao lado da Igreja São José) - Das 11 às 16 horas.

Divulgação:

Janyne Godoy