Notícia

Home | Voltar

28/09/2017

Aparelho oftalmológico “esquecido” é encontrado

Durante a 21ª sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes, dia 26 de setembro, o presidente da Casa, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD), divulgou as datas do concurso Soletra Santa, que este ano acontecerá dias 30 e 31 de outubro, no auditório da Câmara Municipal. O Concurso é realizado pela Secretaria de Educação atendendo um pedido do Vereador. “Quando a Secretária solicitou o auditório para realizar o Soletra Santa, surgiu a ideia de, na etapa de terça-feira, fazer ao vivo pela TV Claret, seria um incentivo a mais aos participantes”, analisou o Presidente.

Outra informação foi a “descoberta” de um aparelho oftalmológico em um armário na Prefeitura. Segundo Dr. Marcelo, o equipamento foi revisado e está em perfeitas condições de uso. A notícia repercutiu, já que há tempos os vereadores buscam recursos para adquirir o aparelho, imprescindível nas consultas oftalmológicas, e acabar com a longa fila de pacientes aguardando por especialista. “Esta notícia me deixa preocupado; nós temos a função de investigar e descobrir quem foi o irresponsável”, afirmou Willian José Bento (PTB), lembrando: “fomos atrás de deputados para conseguir um aparelho e agilizar as filas, e agora aparece um aparelho em perfeito estado de funcionamento?”. O Vereador pediu uma investigação para apurar as responsabilidades, afinal, “prejudicou muita gente que deixou de ser atendido”, disse.

Antonio Carlos Candido (Gordinho-PTB) cobrou investigação para “descobrir quem é o responsável por deixar o aparelho oftalmológico guardado por tanto tempo e por que não foi usado”; e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) lembrou ter visto o aparelho: “perguntei e me disseram que estava para avaliação”.

No expediente da sessão, deu entrada o projeto de lei (PL) 20, do Executivo, sobre “abertura de crédito adicional especial”, destinado a revitalização do lago no Parque Jequitibás, recursos provenientes do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura. O documento foi enviado às comissões e assessoria Jurídica da Casa.

Dentre as indicações apresentadas estão: José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) solicita a implantação do programa “Saúde do homem e da mulher”; Willian Bento pede a instalação de coberturas nos pontos de ônibus; Isaias Lino do Couto (PSC) e Alexandro do Iporanga reivindicam a adaptação dos brinquedos dos parquinhos para que possam ser utilizados por crianças portadoras de deficiências - carência anotada por aluna da Escola “Professora Nilva de Lourdes Rocha Oliveira”, durante visita à Câmara. Dr. Marcelo quer a implantação do sistema de “Disque Entulho”; e Aécio Bisesto (Paraná-PTB) pede a contratação de um médico para atender na UBS do Jequitibás, no período da tarde.

Na tribuna, Alexandro, Isaias e Willian relataram que foram a Brasília buscar recursos: “fomos em busca de verbas com vários deputados, conversamos bastante, explicamos as carências de nossa Cidade e esperamos algumas emendas para 2018”, enfatizou Alexandro, relatando que os deputados José Mentor e Gilberto Nascimento já enviaram recursos. “Foram quase 40 ofícios protocolados, entre eles, pedimos duas ambulâncias; em 2018 vamos colher os frutos dessa viagem”, relatou Isaias. Willian afirmou: “fomos solicitar recursos, principalmente para a área da Saúde, visando agilizar as filas de exames e cirurgias pelo Cismetro e, para isso, procuramos os deputados mais votados na Cidade na última eleição e os deputados de maior proximidade, e aguardamos ser atendidos”.

Ratinho convocou os membros da Comissão de Orçamento, Finanças e Controle dos Gastos Públicos, para uma reunião no dia 2 de outubro, para discutirem as contas da Prefeitura no exercício de 2015. José Luis comunicou que também está em busca de recursos: “tenho reunião na Assembleia esta semana, vou a São Paulo cobrar a verba para construção de galerias; o bom vereador é aquele que vai buscar verbas”, finalizou.

O vereador Gordinho se posicionou sobre a situação do bairro Santa Catarina, afirmando que o local “está cada vez pior” e que é preciso resolver o problema dos moradores; e, sobre a indicação solicitando o “Disque Entulho”, disse ser necessário criar concorrência para conseguir melhores preços.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) pediu poda das árvores da Escola “Antonio Filier”; relatou que a população reclama de filas para exames e cirurgia, afirmando que tem criança que aguarda por cirurgia de hérnia há dois anos; e alertou os eleitores: “antes de definir seu voto, pesquise quem são os deputados que mandaram alguma verba para nossa Cidade; se precisarem venham até a Câmara conversar, nós sabemos quem são os deputados que mandaram emendas”. Sempre atento aos problemas dos dependentes químicos, Totó cobrou convênio com entidade que cuida “desses doentes”.

A próxima sessão ordinária será dia 3 de outubro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19h30 às 21 horas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicada por em 28/09/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email