14/09/2017

Campanha Nacional de multivacinação tem dia D nesse sábado

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, através da Secretaria de Saúde, realizará no período de 11 a 22 de setembro de 2017, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente para menores de 15 anos de idade, sendo 16 de setembro, o dia “D” (sábado).

A multivacinação é uma estratégia com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população das crianças e os adolescentes. Esta ação será realizada em um curto intervalo de tempo (duas semanas), oportunidade na qual são oferecidas à população alvo as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal. Nessa campanha procura-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação.

Os adolescentes muitas vezes tem uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas e os meninos e a vacina meningocócica aos 12 a 13 anos de idade.

É fundamental que toda a população alvo menor de 15 anos de idade, compareça aos serviços de saúde mais próximo de sua residência, levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal. Lembrando que no ato das matrículas e rematrículas escolares é necessária a apresentação da carteira de vacinação atualizada.

Segue abaixo o endereço dos postos onde as vacinas estarão disponíveis no dia 16 de setembro (sábado), no horário das 8 às 17 horas:

- UBS Catarina Caetano Demarchi, Rua Olavo Basso, 535 – Jequitibás

- UBS Margarida Polak Lara, Avenida 5, nº 545 – Centro

- UBS João Aparecido Buschinelli, Rua São Pedro, nº 346 – Jd. Luciana

- Policlínica Manoel Wendel, Rua 1, nº 30 – Jd. Pq. Industrial

No bairro Santa Catarina o horário será das 13 às 15 horas, em frente ao Centro Comunitário.

Divulgação:

Janyne Godoy