Notícia

Home | Voltar

14/09/2017

Vereadores pedem manutenção de espaços públicos como parques, jardins e áreas de esportes

A 20ª sessão ordinária da Câmara de Santa Gertrudes foi realizada no dia 12 de setembro, quando foram votados e aprovados, em segunda discussão, dois projetos de lei (PLs), abrindo crédito especial e alterando dispositivos das leis financeiras, autoria do Executivo; e vários requerimentos. Também deram entrada outras seis proposituras.

As solicitações dos vereadores através de requerimentos, indicações ou em seus pronunciamentos na tribuna, em sua maioria, estão focados na necessidade de manutenção de locais públicos, de equipamentos, asfalto e iluminação.

Através de indicações, Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) anotou a necessidade de reforma e corte de mato no pontilhão da Avenida Ricardo Pagnocca, e de limpeza na Praça Dermeval da Fonseca Nevoeiro. Isaias Lino do Couto (PSC) pediu reparos ou a troca do piso do Ginásio Francisco Marigo, conserto dos brinquedos do parque localizado em frente ao Ginásio e da pista de skate do Parque Ruy Raphael da Rocha. Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC) reivindicou reformas na quadra de areia do Jardim Iporanga e na Quadra Poliesportiva João Euclides de Freitas, além da instalação de grade em volta do espaço da Rua São Pedro, para evitar o uso indevido do local. Aécio Bisesto (Paraná-PTB) apresentou Indicação pedindo a pintura de solo nas ruas e avenidas dos bairros Jequitibás I, II, III e Jardim Paulista.

O presidente da Câmara, Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) elogiou o livro de autoria de Douglas Tessuto, “Capoeira – Uma Arte Indígena do Brasil – Fundamentos e Tradições”, onde o professor de capoeira relata 20 anos de estudos e pesquisas. “Douglas concretizou seu sonho de publicar seu livro e o fez com recursos próprios, parabéns pelo esforço!”, enfatizou. Dr. Marcelo solicitou ao Prefeito para colocar alguns exemplares no acervo da Biblioteca Municipal Isolda Mamede.

Na tribuna, Alexandro elogiou o professor Dimas – treinador de futebol do campo Cyro Rocha. “Ele faz um trabalho importante ensinando esporte e tirando a garotada das ruas”. O Vereador contou que esta semana, os alunos estão participando de treinamento “peneira”, na Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo.

A necessidade de sinalização, para evitar acidentes, na Avenida João Vitte com a Avenida Prefeito Libertário Palumbo e na Rua 0 com a Rua 12, foi apontada por Isaias e ratificada por José Luis Vieira (Ratinho-PMDB). Os vereadores relataram a grande incidência de acidentes e pediram a instalação de semáforos nos dois pontos. Ratinho enfatizou a necessidade de reduzir a velocidade dos veículos em todas as vias longas da Cidade, sugerindo que sejam controladas por radar.

Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC) questionou: “me falaram que os veículos da Guarda Municipal que fazem fiscalizações podem andar 60 quilômetros por dia, é verdade? Não pode economizar com segurança”. Totó solicitou à Secretaria de Saúde informações sobre a quantidade de procedimentos realizados através do Cismetro e voltou a reclamar da falta de remédios. O Presidente da Casa lembrou ao colega que o Prefeito solicitou a antecipação da devolução da verba da Câmara para investir dinheiro na Saúde.

Willian José Bento (PTB) foi o último a utilizar a tribuna. O líder do Prefeito na Câmara comentou que também recebeu informação sobre o limite de quilometragem rodada por dia das viaturas da Guarda e disse que convidará o Diretor da Guarda para esclarecer. Willian agradeceu aos colegas pela aprovação de requerimento indagando sobre o abastecimento de doses de vacina contra a febre amarela, relatando que muitas pessoas viajam para áreas de risco e precisam ser imunizadas. O Secretário da Câmara cobrou destinação para a área da antiga estação ferroviária: “o local está sujo, com entulhos, está servindo de depósito de pneus velhos; tem aranha, escorpião, cobra; primeiro precisa fazer uma limpeza e depois definir o que fazer com o espaço”. Willian ainda alertou para o fato de os vagões da América Latina Logística (ALL) estarem transitando pela passagem da Rodovia Constante Peruchi, no período noturno, sem alerta de som ou de luzes.

Os vereadores Isaias, Totó e Alexandro têm reunião agendada na sexta-feira (15) com o deputado Gilberto Nascimento e solicitarão emenda de R$ 300 mil. A presença de Totó na reunião depende de agenda de trabalho.

Na próxima semana não haverá sessão ordinária, os vereadores voltam a se reunir no dia 26 de setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19h30 às 21 horas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicada por em 14/09/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email