Notícia

Home | Voltar

24/08/2017

Vereadores discordam de mudança do cartório e alertam para cadastramento do Loas

A extinção de algumas zonas eleitorais, devido à “reorganização” realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, foi recebida com indignação pelos vereadores da Câmara Municipal de Santa Gertrudes. O TER aprovou o rezoneamento em 425 zonas eleitorais, extinguindo 32 e remanejando eleitores para outros municípios. Santa Gertrudes foi uma das cidades afetadas: a 245º ZE Rio Claro, que atendia o eleitorado local, foi extinta e os eleitores transferidos para a 243ª ZE em Cordeirópolis. A mudança foi informada durante a 18ª sessão ordinária, realizada dia 22 de agosto.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Ferreira (Dr. Marcelo-PSD) afirmou que a mudança trará transtornos para os eleitores e o ideal seria uma Zona Eleitoral em Santa Gertrudes. Dr. Marcelo lembrou: “na época da biometria, fizemos várias tentativas em trazer o Cartório para atender aqui, mas não tivemos êxito”. O primeiro secretário e líder do Prefeito na Câmara, Willian José Bento (PTB) disse ter sido pego de surpresa: “nossa intenção é que Santa Gertrudes tenha seu próprio cartório”, acrescentando: “a medida dificulta o acesso da população, já que as pessoas usam muitos serviços em Rio Claro e não têm costume de ir para Cordeirópolis”.

Outras informações importantes foram relatadas. O bloqueio de 45 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, por não terem “comparecido ao Posto de Saúde no primeiro semestre de 2017”, segundo ofício do Presidente do CMAS. O Presidente da Câmara solicitou dois vereadores para fiscalizarem as ações antes do corte do benefício. Em reunião com o prefeito Rogério Pascon, os vereadores foram informados das consecutivas quedas na arrecadação e a necessidade de enxugar os gastos.

Na ordem do dia foi aprovado o projeto de lei 17, de Willian Bento, instituindo a execução do Hino de Santa Gertrudes nas escolas; e dois PLs deram entrada, ambos do Executivo, abrindo crédito adicional e alterando dispositivos das leis financeiras.

Dentre os requerimentos apresentados estão o que solicita cadeiras de rodas nas escolas e creches – autoria de Aécio Bisesto (Paraná-PTB); e o indagando à BRK Ambiental sobre planos de expansão para o abastecimento de água e coleta de esgoto, reservatórios de água para atender novas demandas e, caso não possua, “qual o planejamento para o atendimento aos novos bairros?” – assinado por Willian Bento, Isaias Lino do Couto (PSC) e Alexandro Souza Vieira (Alexandro do Iporanga-PSC). Dr. Marcelo comentou que enviará ofício solicitando informações sobre o contrato que inicialmente foi feito com a Foz do Brasil, depois mudou para Odebrecht Ambiental e agora é BRK. Indicação apresentada por Reginaldo Pereira da Silva (Totó-PSC), pede ao DER a instalação de iluminação na “nova rotatória da Rodovia Constante Peruchi, que interliga o Jardim Paulista ao Jardim Parque Industrial”; e Isaias Couto solicita “demarcação de vagas para deficientes e idosos em frente a prédios públicos” e “vagas emergenciais em frente às farmácias”.

Alexandro do Iporanga foi à tribuna e cobrou melhoria nos serviços prestados pelos Correios. “Conversei com o gerente e fui informado que estão com quatro funcionários a menos; a Câmara enviou ofício ao presidente da Autarquia cobrando solução e não obteve resposta”. O Vereador ratificou que está em contato com deputados em busca de emendas: “as notícias não são boas, a arrecadação caiu, temos que buscar verbas”.

O recado do vereador Isaias Lino do Couto (PSC) é para quem recebe o BPC Loas (benefício assistencial aos idosos e deficientes): “é preciso fazer o cadastro, o atendimento é na Avenida 1, em frente ao Cartório, e o prazo é até dezembro”. Isaias convidou a população a participar do evento Gospel, dias 25 e 26 deste mês, na quadra do Jardim Paulista, a partir das 18 horas.

José Luis Vieira (Ratinho-PMDB) também comentou a queda na arrecadação: “até agora já caiu 1 milhão”, é preciso ter “coragem e dar um choque de gestão, cortar gastos para passar por este período crítico, só a folha de pagamento é mais de 50% da arrecadação; mas não temos como deixar de solicitar alguns serviços: há sete dias a quadra do Jardim Paulista está sem iluminação; e há anos os comerciantes da Rua 6 com a Rua Vereador Gumercindo Fernandes pedem para tampar um buraco que acumula água e quando os carros passam jogam água dentro de um estabelecimento”.

O primeiro secretário, Willian, comunicou que ele, Isaias e Alexandro solicitaram ao deputado Paulo Freire emenda para a compra de aparelho oftalmológico. “Hoje temos mais de 500 pacientes aguardando consulta com oftalmologista, e são 70 novos por semana; com o aparelho podemos trazer um especialista do Cismetro para atender”. O Vereador disse estar “batendo de porta em porta” em busca de recursos

A próxima sessão ordinária será dia 5 de setembro. As sessões acontecem no Plenário “Íria Hansen”, na sede da Câmara, localizada na Rua São Pedro, 400, Jardim Luciana, e são abertas à população. Os trabalhos são transmitidos ao vivo pela internet, TV Claret - canal 45, e pela Rádio Excelsior Jovem Pan News 1410,0 AM, das 19h30 às 21 horas.

Silvia Araujo – MTB. 16.659

Assessoria de Imprensa

 

Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes




Publicada por em 24/08/2017

Receba as notícias da Câmara em seu email